História

Ceia de Natal – Qual a origem e a história desta tradição natalina?

A Ceia de Natal é uma das tradições natalinas mais fortes e antigas que existem e o Segredos do Mundo vai te mostrar sua origem e história.

Certamente a Ceia de Natal é uma das tradições mais importantes das festividades natalinas. Ela se destaca tanto quanto a árvore de natal ou a troca de presentes características desse período.

Acima de tudo, ela encanta pelos pratos de comida sofisticados e típicos desse período de ano. Além disso, ela é conhecida por só poder ser saboreada depois da meia noite, do dia 24 para 25 de dezembro.

Na maioria das vezes ela é associada diretamente a última Ceia de Cristo, feita junto aos discípulos horas antes da crucificação. Apesar disso, ela remonta há muito tempo antes disso.

Origem da Ceia de Natal

Ceia de Natal, qual a origem e a história da tradição natalina
Ana Maria Braga

A Ceia de Natal veio bem antes do que os relatos bíblicos relacionados a Jesus Cristo. Basicamente, os povos pagãos comemoravam a data por ser o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério norte.

Continua após a publicidade

Os banquetes natalinos eram preparados em comemoração ao solstício entre os cidadãos da aldeia. Além disso, também funcionava como forma de presentear os entes queridos.

Além disso, também existem registros que mostram que a ceia também originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos. Juntamente com a família hospedeira, confraternizavam.

Essa tradição foi se espalhando pelo mundo. Acima de tudo, cada região foi acrescentando uma particularidade local. Consequentemente, cada país tem características próprias no Natal.

Ceia de Natal no Brasil

Ceia de Natal, qual a origem e a história da tradição natalina
Destemperados

Os alimentos usados na Ceia de Natal no Brasil tem origens diversas. O peru assado, por exemplo, é uma herança dos índios da América do norte, que serviam peru para comemorar a primeira grande colheita. Em contraste, a rabanada e o bolinho de bacalhau, tem origem portuguesa.

Continua após a publicidade

Frutas secas, as nozes, as castanhas e o panetone são de origem italiana, sendo que o panetone. Outros pratos comuns encontrados na ceia de natal brasileira são o leitão, peru, arroz, farofa, saladas tropicais, fios de ovos e salpicão.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Presentes de Natal – 30 ideias para todas as idades, gostos e bolsos

Fonte: Brasil Escola Méliuz Piquiras

Imagem de destaque: Economia Bárbara

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você