Curiosidades

Comidas de Páscoa – 19 pratos típicos ao redor do mundo

Nada de ovos de chocolate. Conheça algumas comidas típicas de Páscoa ao redor do mundo que estão bem longe das tradições brasileiras.

Quando você pensa em comidas de Páscoa, o que vem em sua cabeça? Qual o prato tradicional de sua família esta época do ano?

Independente da resposta, certamente, existe um ponto em comum entre sua cultura e a de vários outros Brasileiros: ovos de chocolates.

Em muitas casas, por exemplo, as crianças esperam a visita do “coelhinho da Páscoa”. Ou seja, o personagem folclórico, como o Papai Noel,  que tem a missão de trazer esses presentes doces para toda a família.

Mas, mesmo se tratando de um tradição deliciosa, em outras partes do mundo essa cultura simplesmente não existe. Isso porque, em cada País, o que vai para a mesa são receitas diferentes. Pratos, sobretudo, com significados diferentes.

Em alguns lugares, por exemplo, o prato principal da Páscoa está longe de ter chocolate. Porque faz parte da cultura celebrar o período com um prato salgado, com ovos e peixes.

Achou estranho? Então se prepare para conhecer outros pratos típicos deste período ao redor do mundo.

Continua após a publicidade

Comidas de Páscoa típicas em outros países

1. Gubana – Itália

Em suma, se trata de um pão doce cheio de nozes, passas, chocolate e vinho.

1

2. Cordeiro – França

Para muitas das famílias na França, portanto, cordeiro é servido como prato principal na Páscoa.

2

Continua após a publicidade

3. Advocaat – Países Baixos

Basicamente, uma sobremesa, feita à base de creme de gemas de ovo, brandy e açúcar. Sobretudo, é tradicionalmente apreciada na Holanda durante a Páscoa.

3

4. Capirotada – México

Tradicionalmente consumidos na Quaresma, a receita é, basicamente, um pudim de pão. Tem canela, nozes, frutas (secos ou frescos), pão e queijo envelhecido.

4

Continua após a publicidade

5. Torta Pascualina – Argentina

Em suma, se trata de uma torta de espinafre com ovos inteiros. O prato salgado, aliás, é tradicionalmente consumido durante a Quaresma. Isso porque faz parte do costume religioso não comer carne nesta época.

5

6. Hornazo – Espanha

Este pão parece simples. Contudo, é recheado com ovo e salsicha.

6

Continua após a publicidade

Outros pratos típicos

7. Coque e Queijo – Jamaica

O coque (ou pão) é como um bolo quente, feito com canela e frutas secas. Na Jamaica, ele costuma ser apreciado com uma fatia de queijo processado, como em um sanduíche.

Comidas típicas de Páscoa - 19 pratos diferentes ao redor do mundo

8. Mämmi – Finlândia

Esta iguaria, em suma, é uma espécie de pudim. Sua receita leva água, farinha de centeio, malte em pó, melaço escuro, sal e raspas de laranja. A receita, a propósito, tem uma textura cremosa. Na hora de servir, inclusive, algumas pessoas ainda polvilham açúcar.

Comidas típicas de Páscoa - 19 pratos diferentes ao redor do mundo

Continua após a publicidade

9. Tsoureki – Grécia

Este é um pão doce. Contudo, também conta com ovos inteiros e tingidos, em meio ao seu trançado. Na maioria das vezes, estes ovos são vermelhos e brilhantes, para simbolizar o sangue de Cristo. Os ovos, sobretudo, são colocados ainda crus sobre o pão, e cozinham no forno, enquanto a massa fica dourada.

9

10. Babka – Ucrânia

Uma espécie de pão-bolo, que fica alto e dourado depois de assado. Em seguida, é servido com um creme por cima.

10

Continua após a publicidade

11. Rosca de Pascua – Argentina

Outra tradição argentina para o período de Páscoa é esse pão doce em formato circular, que simboliza a vida eterna. É tradicionalmente feito para a Semana Santa, os dias que antecedem o Domingo de Páscoa. Por cima, vai um creme de confeiteiro.

11

12. Flaounes – Chipre

Essa é uma receita que dá muito trabalho durante sua preparação, mas é muito apreciado em Chipre. O prato se trata de um pão doce com sultanas, hortelã, e queijo.

12

Continua após a publicidade

13. Kulich – Rússia

A receita russa se trata, afinal, de um pão doce. Ele é feito em uma forma cilíndrica e alta, responsável por esse formato típico da iguaria. Aliás, o resultado final é bem parecido com o do tradicional panetone de Natal. Depois de assado, então, o kulich é adoçado com mel e passas.

13

Outras comidas de Páscoa diferentonas

14. Schinken im Brotteig – Alemanha

A receita, aliás, se trata de um presunto envolto em pão caseiro.

Comidas típicas de Páscoa - 19 pratos diferentes ao redor do mundo

Continua após a publicidade

15. Bacalhau à Gomes de Sá – Portugal

Basicamente, é uma caçarola de bacalhau, batatas, ovos, cebola e azeitonas. Este, sobretudo, é um prato popular do domingo de Páscoa na “terrinha”.

15

16. Cape Malay (peixe em conserva) – África do Sul

Normalmente servido com pães quentes, o prato é carregado de especiarias e tem um sabor muito presente de vinagre.

Comidas típicas de Páscoa - 19 pratos diferentes ao redor do mundo

Continua após a publicidade

17. Ma’amoul – Líbano

Esta é uma sobremesa tradicional de Páscoa no Líbano. Em suma, se trata de uma massa bem parecida com a de biscoitos. Ela, inclusive, é recheada com doce típico.

17

18. Pão Cruz – Reino Unido

Este pãozinho simpático, é uma das comidas de Páscoa típicas no Reino Unido. A cruz na parte superior desse pão doce, simboliza, sobretudo, a cruz em que Cristo morreu. Na receita, inclusive, há uma quantidade generosa de canela, passas ou groselhas.

18

Continua após a publicidade

19. Presunto de Páscoa – América

Assado até ficar dourado, o presunto é, assim, uma das comidas de Páscoa nos Estados Unidos. Ele é servido, aliás, com uma série de combinações. Suas sobras, então, se tornam sanduíches ou são inclusas em outras receitas.

19

E aí, ficou com fome?

Agora, falando sobre Páscoa, vale à pena conferir ainda este outro post: Páscoa Judaica, o que é, características e mitos sobre a data comemorativa.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você