Como escolher o assento mais seguro para suas viagens

Você pode até não ser uma pessoa medrosa e paranoica, mas é possível que você já tenha se perguntado se existe algum assento dentro dos meios de transporte que possa ser mais seguro, em caso de um acidente. Não é mesmo?

Segundo estudos e estatísticas, a resposta para essa pergunta é “sim”. Ao que tudo indica, existem mesmo lugares em carros, vans, aviões e em outros veículos que podem realmente garantir que você fique mais seguro.

Em carros, por exemplo, o lado mais seguro, definitivamente, não é aquela ao lado do motorista, que todo mundo costuma disputar, sabia? Abaixo, aliás, você vai ver que a segurança em caso de uma colisão fica em uma direção totalmente oposta a essa.

E não é só no veículo de passeio que existe essa regra. É possível escolher um assento mais seguro em trens, ônibus e até mesmo em navios, sabia? Abaixo você confere tudo isso direitinho.

Aprenda a escolher o assento mais seguro para suas viagens:

1. Carros

Os assentos mais seguros ficam no banco de trás, logo atrás do motorista e no meio. Conforme especialistas, caso haja uma colisão frontal (a mais perigosa), esses são os locais que costumam ser menos atingidas.

Por outro lado, o assento do carona, aquele do lado do motorista, é o mais perigoso do carro. Isso porque quem está dirigindo tende, instintivamente, a girar o veículo de forma a proteger a si mesmo, colocando a outra pessoa em risco.

2. Vans ou lotações

Na hora de escolher seu assento, prefira ficar logo atrás do motorista. Caso o veículo freie bruscamente, há menos chances de ser arremessado pelo para-brisa.

Os lugares mais perigosos, por outro lado, são os assentos ao lado das janelas e das portas. Isso porque, em caso de acidente, é mais provável que essa pessoa se corte ou seja esmagada pelo vidro ou metal partido. Mais uma vez, sentar ao lado do motorista não é uma boa ideia.

3. Trólebus

O melhor lugar para se sentar nesse tipo de veículo é na fila da direita, ao lado do corredor, caso a circulação seja feita pela direita. Conforme quem entende do assunto, o fluxo do trânsito contrário ocorre a partir da esquerda, reduzindo a probabilidade de você ou de quem estiver sentado ali sair ferido, caso sejam uma colisão pequena.  Da mesma forma, assentos logo atrás do motorista também são considerados seguros.

Já no caso dos lugares ao lado de portas e janelas, o melhor mesmo é manter distância. Esses lugares são bastante vulneráveis em caso de colisão, devido ao vidro, que pode se despedaçar e machucar o passageiro.

4. Ônibus

O melhor a se fazer é escolher um dos assentos da extremidade direita, já que eles ficam mais distantes do fluxo contrário do trânsito.

Ao contrário disso, as primeiras duas filas de assentos dos ônibus devem ser evitados. Em caso de acidentes, é comum que destroços e objetos que entrem pelo para-brisa atinjam as pessoas que estão nesses lugares, assim como os demais assentos ao lado de janelas e portas. Os lugares na traseira do ônibus também são bem perigosos, em caso de colisão traseira.

5. Trens

Prefira se sentar no meio do trem, nas cabines 5 ou 6. Em caso de choque, é normal que os primeiros e os últimos lugares sejam atingidos e ou descarrilem.

Por outro lado, é melhor evitar um assento no sentido do movimento do trem, especialmente se houver a possibilidade de uma frenagem brusca.

6. Navios

A cobertura e as cabinas mais próximas dela são as partes mais seguras, já que a parte superior da embarcação é sempre a última a afundar e pode dar chances melhores das pessoas se salvarem.

As cabinas de baixo, no entanto, são os primeiros a inundar em caso de uma abertura na estrutura, por exemplo. De todas as formas, essas partes dificultam a saída os passageiros.

7. Aviões

No caso dos aviões, a situação é um pouco mais complicada. Apesar de uma queda ser bem arriscada para a vida de todos a bordo, especialistas apontam que a área mais segura do avião é a cauda. Você confere isso com mais detalhes nesse outro post.

E aí, aprendeu agora onde você precisa viajar? Agora, em caso de acidentes, você precisa conferir também essa outra matéria: 9 coisas que você NUNCA deve fazer se for prestar os primeiros socorros.

Fonte: Incrível