Curiosidades

Como escolher uma profissão – 10 dicas para ajudar na escolha

Quando chega aquela hora de escolher uma carreira, passamos por muita ansiedade devido às incertezas. Então como escolher uma profissão?

Para aquelas pessoas que estão terminando o ensino médio ou frequentando cursinhos preparatórios, esse é um momento de muita ansiedade e estresse. O motivo é a chegada da hora de escolher uma profissão. Mas, não se preocupe, pois, ter dúvidas e incertezas quanto ao futuro é normal e bastante compreensível. Afinal, é uma decisão importante, que envolve o futuro de sua carreira profissional.

Porém, o importante é ter em mente que, nenhuma escolha feita agora é para sempre. Portanto, não há escolhas certas ou erradas, mas sim, uma decisão madura que envolve uma análise dos aspectos mais relevantes, que vão de encontro com seu autoconhecimento.

Pois, conhecer a si mesmo é essencial para saber do que gosta e o que faz você feliz. Então, pesquise as possibilidades que o mercado oferece nas áreas que te interessam, junte isso às opções que mais se encaixam no seu perfil.  Assim, ficará mais fácil escolher uma profissão.

No entanto, existem os sortudos que já tem em mente que carreira seguir ou qual faculdade frequentar. Mas, para aqueles que ainda estão em dúvida de como escolher uma profissão, segue um guia com algumas dicas importantes para ajudar na hora da escolha.

1- Como escolher uma profissão: Autoconhecimento

Imagem: Medium

Antes de fazer qualquer escolha importante, é preciso conhecer a si mesmo, pois, assim, fica mais fácil identificar suas preferências e a se enxergar numa carreira no futuro.

Tenha em mente que, seja qual for à profissão que escolher você irá se dedicar a ela grande parte de seu dia. Por isso, analise cada aspecto, como o ambiente de trabalho, as pessoas que fazem parte e o trabalho realizado diariamente.

Continua após a publicidade

Mas, o mais importante, leve em consideração suas características pessoais, sua personalidade, seus interesses, objetivos e valores, então, veja qual carreira se encaixa melhor no seu perfil.

E lembre-se, você não precisa ficar preso a uma decisão tomada agora, mas que no futuro você perceba que não é a que te faz feliz. Você tem todo o direito de mudar de ideia e buscar por novas opções.

Pois, se a sociedade vive em constantes mudanças, às vezes mudar de carreira pode ser essencial para você conseguir progredir profissionalmente.

2- Como escolher uma profissão: Habilidades

Imagem: Exame

Para escolher uma profissão, você deve identificar quais são as suas habilidades. Para isso, peça ajuda de seus familiares, peça para eles falarem sobre o que você faz bem, sobre no que você se sai melhor.

Depois, reflita sobre as respostas obtidas e analise a si mesmo, tente descobrir suas habilidades e limitações e compare com as exigências da carreira que tem em mente. O resultado pode apontar se a profissão escolhida é promissora ou não para você.

Você pode também, levar em conta as disciplinas em que mais se destacou na escola. Por fim, coloque tudo na ponta do lápis, analise os prós e contras de cada resultado obtido, com as habilidades identificadas fica mais fácil saber como escolher uma profissão.

Continua após a publicidade

3- Como escolher uma profissão: Influências da família

Imagem: Jornal diário

Quando você for escolher uma profissão, é importante não se deixar levar pelas influências de outras pessoas. Por exemplo, é muito comum em uma família em que há gerações de médicos, esperarem que você siga essa mesma profissão.

Se você tem vocação e desejo de seguir a mesma profissão que toda a sua família, muito bom, siga em frente. Mas, se não é o que deseja, não faça isso apenas para agradar aos outros, pois, ninguém é igual a ninguém.

Afinal, é a sua vida profissional que está em jogo, portanto, cabe a você analisar o que realmente quer fazer e buscar pelos seus sonhos. É o momento de ter autonomia sobre si mesmo e suas escolhas.

4- Faça um teste vocacional

Imagem: Mundo Interpessoal

Um teste vocacional pode ser de muita ajuda para saber como escolher uma profissão. Muitas Universidades, Faculdades e clínicas de psicologia oferecem orientação vocacional gratuita, ministradas por psicólogos.

Os testes têm como objetivo indicar possíveis carreiras, com base nos seus interesses e habilidades, mas, o teste não é exato. Ou seja, não te dará uma resposta concreta sobre qual profissão encolher, mas sim, uma direção ou dica que irá ajudar a tomar uma decisão.

5- Lista com as opções de profissão

Imagem: Info Jobs

Com o resultado do teste vocacional, faça uma lista com opções de carreiras do seu interesse. Agora, faça uma pesquisa sobre cada uma, use a internet a seu favor, pesquise sites de Faculdades e se possível, converse com profissionais das áreas que interessam a você.

Continua após a publicidade

Nesse caso, use redes sociais, grupos e fóruns de discussões podem ajudar a tirar dúvidas e a ter uma visão mais ampla sobre a profissão. Ou participe de palestras e eventos relacionados.

6- Prós e contra das profissões

Imagem: Portal elos

É importante saber que todas as profissões têm seus prós e contras, portanto, pesquise tanto sobre os pontos positivos, quanto os pontos negativos.

Depois, faça um comparativo entre ambos, ache aquela profissão que mais se equilibra com suas prioridades, isso pode ajudar na escolha da profissão.

7- Financeiro x satisfação

Imagem: Conteúdo Movidesk

Na hora de escolher qual carreira seguir, muitas pessoas têm dificuldades em decidir. Não sabem se deve optar por uma profissão com bom retorno financeiro ou por uma que tenha mais afinidade e lhe dê satisfação.

Claro que, quando conseguem encontrar uma profissão que faça as duas coisas, a pessoa se sente realizada profissionalmente. Mas, quando isso não é possível, o ideal é escolher uma profissão que mais se equilibre entre a questão financeira x satisfação.

8- Visite Universidades e Faculdades

Imagem: Exame

Para aprofundar sua pesquisa, o ideal é que visite faculdades e universidades. Pois assim você pode conhecer de perto como as aulas são ministradas, os professores, a grade curricular e toda a rotina que envolve o curso do seu interesse.

Continua após a publicidade

O importante é aproveitar bem a visita, faça perguntas e tire todas as suas dúvidas.

9- Mercado de trabalho

Como escolher uma profissão – 10 dicas para ajudar na escolha
Fonte: QRpoint

É muito importante o autoconhecimento, saber seus gostos, habilidades e expectativas na hora de escolher uma profissão. Mas, também é importante conhecer o mercado de trabalho do seu interesse.

Pois, ao analisar o mercado de trabalho, ajudará você a conhecer melhor à carreira que pretende seguir, e assim, ter mais sucesso dentro da profissão que escolher. Afinal, além de satisfazer pessoalmente, a profissão escolhida tem que satisfazer financeiramente também.

Pesquise sobre quais profissões estão em alta e sobre quais estão saturadas no mercado, mas leve em conta que o mercado está sempre mudando. Por isso, não escolha com base apenas nas ofertas de emprego, mas em como você se vê atuando nessa profissão no futuro.

Ou se a escolha de determinada profissão vai de encontro aos seus projetos para a sua vida futura e sobre o que realmente é importante para você.

10- Feiras de profissões

Imagem: G1

As feiras de profissões são ótimas para colher informações importantes que o ajudarão na escolha de uma profissão. Portanto, aproveite para colher todo tipo de informação possível sobre a profissão e sobre o mercado de atuação dela.

Continua após a publicidade

O mais interessante das feiras é que em um só lugar é possível fazer muita coisa. Como, obter contatos de faculdades, assistir palestras com profissionais expondo suas trajetórias e experiências, fazer testes vocacionais, etc.

Por fim, você pode pedir orientações e concelhos aos amigos e familiares, pois às vezes uma visão de fora pode ajudar bastante. Porém, lembre-se que é você que deve analisar cada aspecto, sugestão ou possibilidade.

Na hora de escolher uma profissão leve em conta cada dica citada acima e tenha em mente seus objetivos e planos para o futuro de sua carreira.  E saiba que se o mercado mudar, você é livre para mudar também, o importante é ser feliz e se sentir realizado, tanto profissionalmente, quanto pessoalmente.

Se você gostou dessa matéria, veja também: Profissões promissoras- 21 possibilidades no mundo pós-pandemia.

Fontes: Guia do estudante, Guia da carreira, Mundo vestibular, Dicas vestibulares

Imagens: Famesp, Medium, Exame, Jornal Diário, Mundo Interpessoal, Info Jobs, Notícias Elos, Conteúdo Movidesk, QR Point, G1

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você