Como escrever mensagem secreta com tinta invisível

Você pode até não ter mais idade para brincar de detetive, caça ao tesouro ou mesmo de ficar enviando cartinhas de amor secretas, mas aprender a escrever uma mensagem com tinta invisível pode ser bem divertido. Pensando nisso, nós separamos algumas receitinhas caseiras, com tudo que você já tem no armário da cozinha ou que custa baratinho, para que você entre nessa diversão.

Como você vai conferir abaixo, nos vídeos, o processo para escrever uma mensagem secreta, com tinta invisível, é bem simples. Tudo que você vai precisar é de um papel branco ou pardo, e de substâncias que possam secar de maneira imperceptível no papel.

Daí, para revelar a mensagem à pessoa certa, será preciso apenas aquecer os escritos, usando fogo ou um ferro de passar. Mas, há também a possibilidade de usar uma substância reveladora, baratinha e fácil de se encontrar por aí, como você vai ver no terceiro exemplo de tinta invisível da lista.

Todos os vídeos abaixo são de autoria do canal Manual do Mundo, no Youtube. Só apenas compartilhamos essa ideia com você, caro leitor, já que se trata de uma diversão bem inteligente e fora do comum. Quer ver?

Aprenda a escrever mensagem secreta com tinta invisível:

1. Limão

Uma das maneiras mais conhecidas de fazer tinta invisível é usando suco de limão. Para conseguir a façanha, claro, você precisa espremer a fruta. Então, com a ajuda de um pincel ou de um cotone, você deve escrever sua mensagem secreta em uma folha branca, usando o limão como tinta.

Depois de seco, o papel continuará branco, como se nada estivesse escrito ali. Então, para ler a mensagem, você precisará esquentar a folha, usando um ferro de passar bem aquecido.

OBS: Cuidado, ferro de passar pode causar queimaduras e dar choque. Assim que você terminar a brincadeira, lave bem as mães e outras partes do seu corpo em que o sumo do limão tiver tocado, já que a fruta também pode causar queimaduras na pele.

2. Leite, lichia, mel, saliva

Da mesma forma que você usou o limão na receita acima, essas outros ingredientes devem ser usados. Todos eles são ótimas opções de tinta invisível e devem ser aplicados diretamente sobre o papel.

Depois de secos, você precisará aquecer também a folha para que a mensagem seja revelada. A técnica do ferro elétrico funciona, mas, nesse caso, foi usada uma vela, como você confere no vídeo.

3. Amido de milho e iodo

Embora essa pareça uma opção um tanto sofisticada, a tintura de iodo pode ser encontrada em qualquer farmácia e custa bem baratinho (em torno de R$ 3,00). Para fazer a tinta invisível, você vai precisar fazer um pouquinho de mingau de amido de milho, ou maizena,  usando a medida de uma colher de sopa para cada copo de água.

Depois de levemente engrossada, a mistura pode ser usada como tinta. O papel, dessa vez, precisa ser escuro, como um papel pardo, por um motivo explicado no final do vídeo.

Para revelar a tinta invisível, você só vai precisar diluir um pouquinho da tintura de iodo na água e passar sobre o escrito.

E aí, qual das receitas de tinta invisível você mais gostou? Já testou ou vai testar alguma? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, continuando nosso papo sobre experiências um tanto malucas, não deixe de conferir também: Ilusão de ótica faz você ver por buraco na palma da mão.

Fonte: YouTube