Como ficar rico com 8 hábitos muito simples

Se você não nasceu rico, caro leitor, provavelmente já enfrentou algumas poucas e boas na vida. Trabalhar em plena segunda-feira, pegar ônibus, contar as moedas para beber a gelada do final de semana e outros limitações financeiras mais sérias que muita gente enfrenta não são nada fáceis.

A boa notícia, no entanto, é que embora não seja tão comum, é possível ficar rico ao longo da vida, mesmo que você não receba um salário gigante agora. Como você vai ver ao longo dessa matéria, listamos algumas dicas eficientes de especialistas em finanças que podem ajudar você a ter um futuro mais próspero.

O melhor de tudo, como você vai ver, é que para ficar rico, tudo depende de seus hábitos financeiros e de sua disciplina frente ao consumo. Além disso, aprender a poupar, mesmo que não seja uma grande quantia, é essencial para alguém que sonha em ter muito dinheiro.

Descubra como ficar rico apenas mudando seus hábitos financeiros:

1. Poupe independente do valor

Poupar é uma ótima escolha. Não importa se você tem condições de poupar 1000 reais ou 50 reais. Cumpra suas obrigações financeiras e, com o restante, reserve um valor para poupar. Comece a poupar hoje mesmo, mesmo que seja com um valor pequeno.

2. Crie metas para poupar

O foco é um aliado para qualquer situação. Estabelecer metas e prazos ajuda a criar a mentalidade necessária para a independência financeira, por isso, trace objetivos, como uma poupança de emergência, para fazer uma viagem, para à faculdade e assim por diante.

3. Corte gastos desnecessários

Criar hábitos que cortem gastos com supérfluos ou que ao menos os amenizem é uma ótima forma de se testar. Desenvolva seus próprios truques mentais para se manter fora das tentações de consumo e se pergunte sempre antes de comprar se você realmente precisa do que está desejando ter.

4. Mantenha o foco

Uma das melhores maneiras de se preparar para ficar rico é sendo discreto. Por mais que esbanjar seja atraente, manter a discrição traz mais segurança e garante os pés no chão em caso de algum imprevisto.

Isso evita, por exemplo, que você gaste a poupança da tão sonhada viagem com aquele par de tênis sem o qual você acha que não pode mais viver sem.

5. Controle seu dinheiro

Saiba quanto entra em sua conta, e, especialmente, o quanto sai. O controle financeiro é essencial para alcançar seus objetivos.

6. Acabe com as dívidas

Todo mundo em algum momento já enfrentou ou enfrentará uma dívida financeira. Algumas dívidas, no entanto, como as de cartão de crédito devem ser evitadas o máximo possível, devido às altas taxas de juros mensais que geram.

Mas, segundo especialistas, entre gastar todo o dinheiro que você tem quitando uma dívida e continuar pagando pequenas parcelas dela, é preferível a segunda opção. Isso porque sua prioridade, se quiser ficar rico, é economizar.

Então, enquanto você vai quitando suas dívidas aos poucos, suas economias não ficam estagnadas e, em caso de um imprevisto, você terá uma reserva e não necessitará entrar na bola de neve e contrair mais uma dívida.

7. Aumente seus ganhos

Às vezes, mesmo ganhando mais você não consegue aumentar sua margem para poupar. Na maioria das vezes, ganhar mais não leva à um maior patrimônio líquido porque o estilo de vida e as despesas crescem junto com ele.

Então, uma das formas para você aumentar sua renda é conseguindo um segundo trabalho, de preferência algo que não te traga estresse e que você não deteste. Hoje em dia, por exemplo, é possível fazer um monte de coisas pela internet para aumentar sua renda.

8. Aplique seu dinheiro

Procure orientações de investimentos seguros, como a Renda Fixa. Isso vai fazer com que seu dinheiro não fique parado e você consegue rendimentos mais altos que com a aplicação em poupança.

Em longo prazo, esse pode ser seu pezinho de meia e pode até mesmo fazer você ficar rico, dependendo da quantidade investida e de seu autocontrole.

E então, quantos desses conselhos você já segue? Você considera sua vida financeira saudável? Acha que você vai ficar rico algum dia? Não deixe de comentar!

Agora, falando em riqueza, você precisa conferir ainda: 10 homens mais ricos do Brasil e do mundo, segundo a Forbes.

Fonte: Administradores.com.br