Mundo Animal

Como camaleões mudam de cor e por que eles se camuflam?

É um equívoco comum pensar que os camaleões mudam de cor principalmente para se misturar com o ambiente e evitar predadores, leia e saiba porquê.

Os camaleões, assim como muitas espécies de crustáceos, insetos, cefalópodes, rãs e peixes podem mudar de cor são ectotérmicos, ou seja, podem mudar a cor.

Em suma, o termo ectotérmicos significa que estes animais dependem principalmente de fontes externas de calor, e sua temperatura corporal muda com a temperatura do ambiente. Ademais, apenas os ectotérmicos têm células especializadas que permitem a mudança de cor.

Com efeito, a capacidade enigmática do camaleão de mudar sua cor visível não é igual a outros animais, como polvos e lulas, que camuflam sua aparência. Camaleões não dispensam pigmentos nas células da pele. Eles alteram sua visibilidade cromática, fazendo ajustes específicos em células especiais aninhadas profundamente na pele. Saiba mais a seguir.

Como os camaleões mudam de cor?

Fonte: Pexels

Os camaleões são capazes de mudar rapidamente a cor (e padrão) do corpo dependendo da iluminação, temperatura ou irritação. A maioria dos camaleões muda de cor de marrom para verde e vice-versa, mas alguns podem variar para quase todas as cores.

Continua após a publicidade

Aliás, em apenas 20 segundos, pode ocorrer uma repintura do corpo do camaleão. Mas como isso ocorre? Para esclarecer, os camaleões nascem com células especiais que possuem cor ou pigmento. Essas células estão em camadas sob a casca superior do camaleão. Eles são chamados de cromatóforos.

As camadas superiores dos cromatóforos têm um pigmento vermelho ou amarelo. Por outro lado, as camadas inferiores possuem pigmento azul ou branco. Quando essas células pigmentares mudam, ocorrem mudanças na cor da pele do camaleão.

Os cromatóforos mudam porque recebem uma mensagem do cérebro. Ou seja, a mensagem diz às células para crescer ou encolher. Essas ações fazem com que os pigmentos celulares se misturem – assim como a tinta.

Além disso, a melanina também ajuda os camaleões a mudarem de cor. As fibras de melanina podem se espalhar como uma teia através das camadas de células e sua presença causa o escurecimento da pele.

Continua após a publicidade

A cor e o ambiente possuem relação?

Fonte: Pexels

Muitas pessoas pensam que a cor dos camaleões está em harmonia com o ambiente que os rodeia. Todavia, os cientistas não concordam com isso. Alguns estudos mostram que a luz, a temperatura e o humor também causam mudanças nos camaleões.

Às vezes, uma descoloração pode deixar um camaleão mais calmo, e às vezes o ajuda se comunicar com sua própria espécie. Portanto, mudar a cor para se camuflar não é exatamente, o objetivo principal do camaleão.

Como os camaleões sabem para que cor mudar?

Como camaleões mudam de cor e por que eles se camuflam?
Fonte: Pexels

Os camaleões não “decidem” ou escolhem a sua cor, ou seja, isso é um processo natural e instintivo que ocorre dependendo da situação e de suas emoções. É provável que suas cores mudem como resultado de mudanças hormonais causadas por alterações em como eles se sentem.

Além disso, geralmente são apenas os machos que mudam de cor. É raro que uma fêmea mude suas cores de uma forma muito perceptível. As cores mudam, mas não para o mesmo brilho ou grau visível que as cores que os machos mudam. Isso também é válido para os camaleões jovens.

Continua após a publicidade

Eles não apenas ajustam a cor para combinar com seus arredores, mas os camaleões também iluminam suas cores porque pretendem se tornar visíveis. Isso geralmente acontece quando eles querem livrar a vizinhança de um rival ou atrair uma fêmea para procriação.

Como interpretar a mudança de cores dos camaleões?

Cores vivas e vibrantes

Fonte: Pexels

Uma regra geral quando se trata de interpretar a cor do seu camaleão é que cores mais brilhantes significam um animal mais dominante. Por exemplo, se dois machos ficarem à vista um do outro, os dois incharão e ficarão com um verde mais brilhante para tentar defender seu território.

Por outro lado, camaleões fêmeas mudam de cor para indicar que estão grávidas ou receptivas/ não receptivas a um parceiro em potencial. Os machos também apresentam colorações mais brilhantes quando tentam impressionar uma fêmea.

Ambos estão tentando comunicar um ao outro que são os chefões e quem quer que seja maior e mais brilhante tem mais chances de vencer se entrar em conflito na selva.

Continua após a publicidade

Cores escuras e opacas

Como camaleões mudam de cor e por que eles se camuflam?
Fonte: Pexels

Os camaleões de cor marrom podem ter essa cor por vários motivos. Um, é uma resposta física à luz e temperatura e a outra pode ser porque o animal não está saudável. Isso nem sempre é o caso, já que certas espécies tendem a estar no espectro de cor marrom naturalmente.

Por fim, como lido acima, os répteis não podem termorregular sua temperatura corporal da mesma forma que os mamíferos, então eles têm muitos truques na manga para ajudá-los a se aquecer quando necessário. Desse modo, quando um camaleão é muito escuro ou de cor marrom, ele pode estar tentando absorver mais calor.

Então, gostou de saber mais sobre as características dos animais ectotérmicos? Pois, veja também: Menor réptil do mundo – Camaleão de Madagascar tem apenas 2,5 cm

Fontes: G1, BBC, Recreio

Continua após a publicidade

Fotos: Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você