Como os gringos pensam que os brasileiros são

Quem é de fora de um lugar sempre dente a fazer uma “leitura” do ambiente, das pessoas e dos costumes locais um pouco distantes da realidade. É assim quando vamos para fora o País e, claro, é assim que o os estrangeiros enxergam os brasileiros e nosso jeito de viver.

Por exemplo, quem nunca ouviu dizer que brasileiro é alegre e otimista? Ou melhor: você nunca se sentiu meio excluído da maioria por não gostar de Carnaval ou de futebol ou, quem sabe, por não saber sambar?

Isso acontece porque as pessoas esperam que você, fazendo parte do povo brasileiro, saiba fazer e divida as mesmas paixões que a maioria das pessoas por aí têm. Claro que nada disso diz muito a respeito do que é realmente viver em terras tupiniquins e ser um nativo daqui, mas é assim que o pessoal de outras nacionalidades nos olham.

14

Na lista abaixo, aliás, fizemos algumas anotações sobre como os gringos (não só os americanos) pensam que os brasileiros são no dia-a-dia. Como você vai ver, pouco coisa do o mundo espera de nós é o que realmente somos.

Veja como os gringos pensam que os brasileiros são:

1. Sempre atrasados

2

Lá fora, as pessoas têm em mente que o atraso faz parte de nosso dia-a-dia. Se tiver um compromisso com brasileiro, prepare-se, porque ele vai se atrasar, se não uma hora, alguns minutos pelo menos.

2. Dão uma “jeitinho” para tudo

3

Isso diz respeito à nossa forma criativa de resolver os problemas e superar obstáculos. Para eles, não há nada que um brasileiro, no final, não resolva de um jeito maroto.

3. Cerveja só gelada e de “litrão”

4

Fora do Brasil, as pessoas tomam cerveja até mesmo em temperatura ambiente. Aqui, no entanto, só serve se estiver trincando… e isso é bem verdade.

Outra coisa que eles pensam é que brasileiro não gosta de long neck. Comprar uma cerveja de garrafa maior e dividir com os amigos é uma marca registrada do nosso povo.

4. Ninguém come sem arroz e feijão

5

Eles acham engraçado as pessoas comerem arroz e feijão todos os dias ou quase todos os dias. O fato de se servirem com a dupla, mesmo quando tem outras opções à mesa, é bastante curioso para quem é de fora.

5. Todo mundo sabe sambar

6

Você sabe sambar? Na cabeça dos gringos, se nasceu aqui no Brasil, você tem samba nos pés. Até porque, para os estrangeiros, o ritmo brasileiro mais famoso e conhecido é o samba.

6. País do Carnaval e do Futebol

12

Ninguém sabe que nem todo brasileiro gosta de Carnaval ou mesmo de Futebol. Estes dois eventos são os que mais fazem o Brasil aparecer na mídia lá fora, além da política e da violência. Por isso, eles nem sonham que a gente gosta de vôlei, basquete, natação, dança forró, funk e assim por diante.

7. Todo mundo é persistente e otimista

7

O que um brasileiro faz quando algo não dá certo? Persevera e mantém o otimismo. Pelo menos é isto que eles pensam por aí. Aliás, um estudo realizado pelo Instituto Gallup World Poll reforça esta visão dos brasileiros: dos 138 países estudados, o Brasil é o mais otimista do mundo.

8. Brasileiros são comunicativos e alegres

8

Na visão do pessoal lá fora, os brasileiros dormem e acordam sorrindo, são falantes, adoram fazer churrasco com os amigos, falar com estranhos e coisas do tipo. O que eles não sabem, no entanto, é que nem todo brasileiro é tão educadinho assim.

9. Viciados em redes sociais

9

É, nisso os gringos têm razão. A maior parte dos brasileiros não larga o celular e, claro, não desconecta das redes sociais, de nenhuma delas. E o mais interessante: brasileiro não tem medo de exposição na web.

10. Todos vivem em paz

10

Na cabeça dos gringos, preconceito e discriminação não acontecem no Brasil. Todos que vêm para cá se sentem parte do lugar. No entanto, a gente sabe que as coisas, infelizmente, não são bem assim.

11. Belas e vaidosas

11

Para os gringos, as brasileiras são as mulheres mais bonitas e atraentes do mundo, além de serem também as mais vaidosas. A frequência com que as brasileiras se depilam, fazem as unhas e vão ao salão para cuidar dos cabelos superam a frequência de qualquer mulher estrangeira, especialmente entre as europeias.

12. Complexo “vira-lata”

13

O termo é pesado, mas, para os gringos, fazem todo o sentido. Segundo a visão dos estrangeiros, os brasileiros se sentem inferiores em comparação aos povos de outras nacionalidades e não têm muita fé no próprio país. Mas, ao mesmo tempo, amam viver aqui, exaltam as belezas da terra e têm orgulho da cultura.

E, então, quanto disso é verdade e é mentira sobre você e sobre as centenas e milhares de outros brasileiros que você conhece?

E, já que tocamos no assunto, você pode gostar de conferir ainda: 10 coisas que são melhores no Brasil que nos Estados Unidos.

Fonte: DW