Sustentabilidade

Como plantar maracujá e cuidados que você deve ter no cultivo da fruta

Maracujá é uma boa fruta para plantar em casa. Ele precisa apenas de um local quente, ensolarado e com solo fértil, além de água para crescer.

Você tem interesse em plantar maracujá? O clima tropical do Brasil é perfeito para o cultivo de maracujá, uma fruta de sabor cítrico e fonte de vitaminas e minerais. O maracujazeiro é uma planta sensível e precisa de muito espaço para se espalhar, mas com atenção e cuidado, a árvore pode render frutos durante todo o ano.

Desse modo, cultivar maracujá a partir de sementes é fácil de fazer e é muito gratificante observar uma planta de maracujá cultivada mesmo que seja em casa.

O maracujá é uma planta trepadeira perene que pode atingir até 10 metros de altura. Assim, ele é amplamente cultivado em regiões tropicais e semitropicais do mundo.

Além disso, as plantas do maracujá têm flores vistosas de 5 a 7 centímetros de diâmetro com cinco sépalas branco-esverdeadas circundadas por cinco pétalas brancas e uma coroa de raios com pontas brancas emergindo de uma rica base roxa.

Neste artigo, lhe mostramos como iniciar o cultivo desta planta em casa.

Coletando as sementes

Para extrair sementes de maracujá, coloque uma colher de polpa de maracujá e sementes em uma peneira ou peneira e lave a polpa com água corrente. Coloque as sementes em um pedaço de papel toalha para secar.

Continua após a publicidade

Posteriormente, plante as sementes imediatamente ou armazene-as em um envelope em um local fresco e seco até que você esteja pronto para plantá-las.

Aquisição de sementes de maracujá

Fonte: Pexels

Você pode comprar uma grande variedade de sementes de maracujá em casas de produtos agrícolas ou pela internet onde há maior variedade de espécies da planta, incluindo maracujá roxo (Passiflora edulis), maracujá tropical (Passiflora flavicarpa) ou maracujá de banana (Passiflora mollissima).

Também é possível comprar pés de maracujá em viveiros ou centros de jardinagem especializados, se você não tiver paciência para cultivá-los a partir de sementes.

Plantando sementes de maracujá

As sementes de maracujá têm um revestimento duro que pode atrasar a germinação, por isso é uma boa ideia pré-germinar as sementes primeiro mergulhando-as em água morna durante a noite antes de plantar.

Então, no dia seguinte, encha um recipiente com a mistura de plantio, semeie as sementes e cubra levemente com terra. Molhe suavemente o solo e coloque o recipiente em um local aquecido, longe do sol direto, até que as sementes germinem.

Geralmente, leva cerca de duas a três semanas para que as sementes frescas de maracujá germinem, dependendo do calor do solo. Contudo, as sementes mais velhas podem levar dois meses ou mais para germinar, então é melhor usar sementes frescas, se possível.

Continua após a publicidade

Cultivar maracujá a partir da semente lhe dará um grande número de plantas, então você pode dar algumas delas para amigos e familiares ou descartá-las para ficar com apenas as plantas mais fortes.

Cultivando mudas de maracujá

Como plantar maracujá
Fonte: Pexels

Transplante as mudas para vasos individuais quando elas desenvolverem caules fortes e cerca de três conjuntos de folhas verdadeiras. Coloque os vasos em um local quente e mantenha o solo úmido até que as plantas desenvolvam vários conjuntos de folhas verdadeiras.

Além disso, você pode transplantar as plantas para sua posição final no jardim, uma vez que estejam bem estabelecidas.

Cuidando de plantas de maracujá cultivadas com sementes

Fonte: Pexels

As plantas de maracujá cultivadas a partir de sementes podem ser altamente produtivas, desde que recebam os cuidados adequados. Ademais, elas crescem melhor em pleno sol, então escolha um local ensolarado no jardim que receba pelo menos seis horas de luz solar direta por dia.

As mudas crescem rapidamente e precisam de muitos nutrientes para sustentar seu crescimento, então cave um composto envelhecido ou esterco antes de plantar suas mudas no jardim.

Afaste as plantas cerca de 60 a 90 cm de distância próximo à treliça ou suporte de escalada. Regue as plantas em intervalos de alguns dias e com mais frequência durante os meses de verão, mas tome cuidado para que o solo não fique alagado.

Continua após a publicidade

As plantas de maracujá devem ser fertilizadas no início e ao final da estação de plantio para uma safra abundante.

Colhendo maracujá

Fonte: Pexels

As plantas de maracujá cultivadas em climas tropicais podem produzir frutos em até seis meses, mas pode demorar até 12 meses em climas mais frios.

Os frutos da maracujá estão prontos para serem colhidos quando passam do verde para a cor amarela característica. Os frutos vão cair no chão quando estiverem maduros, então você pode simplesmente pegá-los quando precisar.

Armazenamento e consumo de maracujá

Como plantar maracujá
Fonte: Pexels

Os maracujás podem ser armazenados na geladeira por até uma semana após a colheita. Coloque as frutas soltas na seção menos refrigerada para que o ar possa circular ao seu redor. Aliás, se você colocá-los em um saco plástico, eles ficarão mofados.

Existem muitas formas de saborear o maracujá fresco, incluindo na confeitaria, compotas e conservas ou a polpa em sobremesas. Maracujá também é ótimo para bebidas. Você pode adicionar a polpa a água com gás, smoothies ou coquetéis.

Poda de pés de maracujá

As plantas de maracujá frutificam em um novo crescimento, de modo que produzirão mais frutos se você cortá-las no início da primavera. Além disso, se o pé da fruta começar a crescer mais do que a treliça, você precisará apará-la para trás para mantê-la arrumada e para que os galhos não fiquem emaranhados.

Continua após a publicidade

Então, se gostou deste artigo, leia também: Como plantar alho

Fonte: Wiki How, Belagro

Fotos: Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você