Curiosidades

Como são feitos os fogos de artifício? Entenda os estouros e as cores

Os fogos de artificio são fazem parte da virada de ano e de outras comemorações no mundo todo. Mas você sabe como eles são feitos?

Atualizado em 28/12/2019

O ano novo possui vários elementos icônicos. A roupa branca que simboliza a paz e a prosperidade, o espumante que limpa nosso organismo, as simpatias para um novo ciclo melhor e etc. Mas entre todos eles, o personagem mais marcante dessa data são os fogos de artificio.

Muita gente faz viagens longas só para ir até uma cidade aonde acontece o show de fogos de artificio. Aposto que de onde você mora, dar para ver essa festa. Mesmo se ficar trancado em casa vendo TV, será transmitido ao vivo o show de fogos de artificio pela TV. Não tem como fugir.

Criado pelos chineses de forma rudimentar, eles ganharam o mundo em seguida. Infelizmente toda a sua trajetória está interligada com a da guerra, uma vez que a base do produto é a pólvora.

De que são feitos os fogos de artificio

Réveillon: entenda como são feitos os fogos de artifício

A pólvora, que é o principal ingrediente de um fogo de artificio, tem na composição desse produto nitrato de potássio (KNO3), perclorato de potássio (KClO4) ou clorato de potássio (KClO3). Eles são compostos oxidantes altamente explosivos, servindo para aumentar a explosão e a claridade proporcionada pelo fogo de artifício. Já as cores dos fogos de artificio podem ser produzidas por dois fenômenos distintos: a incandescência e a luminescência.

A incandescência é a luz produzida pelo aquecimento de substâncias, ou seja, quando um certo elemento é aquecido e produz energia. É o mesmo processo que ocorre com as luzes incandescentes. Este fenômeno acontece com os fogos de artifício, nos quais são utilizados metais como o alumínio e magnésio, que ao queimarem produzem alta claridade.

A luminescência é a luz produzida a partir de emissão de energia, na forma de luz, por um elétron excitado, que volta para o nível de energia menos energético de um átomo. Nos fogos que utilizam desse fenômeno, usa-se os sais dos elementos desejados, e não o original que é muito mais forte. Cada elemento, produz uma cor diferente nesse fenômeno.

Cores

Réveillon: entenda como são feitos os fogos de artifício

Como dito, para cada cor, um elemento diferente é usado no fenômeno da luminescência. Veja:

  • Amarelo: Sais de sódio, tais como: NaNO3, Na3AlF6 e NaCl
  • Azul: Sais de cobre, tais como: CuCl2 e Cu3As2O3Cu(C2H3O2)2
  • Laranja: Sais de cálcio, tais como: CaCl2, CaSO4 e CaCO3
  • Vermelho: Sais de estrôncio e lítio, tais como: SrCO3 e Li2CO3
  • Verde: Sais de bário, tais como: Ba(NO3)2e BaCl+
  • Roxo: Mistura de sais de estrôncio e cobre
  • Branco: Alumínio e magnésio, metálicos ou sais

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa aqui: Como aproveitar o 13° salário para começar um novo ano sem dividas

Fonte: Qui Procura