Como transformar sua TV de tubo em uma smartTV

Se sua televisão ainda é uma TV de tubo, antigona, e a grana está curta demais para investir na TV dos seus sonhos, fique sabendo que existe uma forma simples de transformar essa sua peça de museu em uma TV inteligente ou uma smartTV, como preferir. O melhor de tudo é que essa transformação de sua TV de tubo é simples, baratinha e pode ser feita em casa mesmo, por você.

Como você vai ver ao longo da matéria, o segredo disso tudo está em uma única peça, chamada adaptador AV/HDMI. Esse dispositivo é capaz de transformar a saída AV da sua televisão em uma saída HDMI.

Aliás, se você não sabe do que estamos falando, ela fica na parte de trás da sua TV e é aquela que usa três cabos, um vermelho, um branco e um amarelo. Lembra?

É essa pecinha simples, junto com outros componentes também simples de se encontrar, que permite você conectar dispositivos à sua TV de tubo, como Chromecasts e set-top boxes. Apesar dos nomes difíceis, são essas duas últimas coisinhas que permitirão você usar o Netflix na sua TV antiga.

Como conectar um Chromecast à TV de tubo:

Além da TV de tubo, você vai precisar de:

– Chromecast,
– Carregador de celular Android (com cabo microUSB)
– Adaptador AV/HDMI
– Cabo AV

A primeira coisa a se fazer é encontrar a entrada AV da TV de tubo e ligar o cabo AV nela. Para isso, basta encaixar cada cabo no furo de cor correspondente (vermelho, branco, amarelo). Na outra ponta do cabo, então você deve encaixar o adapatador AV/HDMI.

O passo seguinte é liga o Chromecast na porta HDMI do adaptador. Então você só precisa ligar o carregador de celular na ponta traseira do Chromecast e ligar o plug na tomada. Se seu adaptador AV/HDMI também precisar de energia, vai ser preciso usar um carregador de celular ou um carregador universão, que conte com duas saídas USB.

Para colocar toda essa engenhoca para funcionar, use o controle da sua TV para selecionar a entrada AV. Quando fizer isso, você verá a imagem do Chromecast. Daí você precisa usar seu celular para transmitir os vídeos do YouTube ou do Netflix e assim por diante, para a TV de tubo.

Confira o passo a passo no vídeo abaixo. Não se esqueça de ajustar as legendas para o português:

Como conectar uma set top box à TV de tubo:

Para conseguir a façanha, você vai precisar de:

– Set top box
– Adaptador AV/HDMI
– Cabo AV
– Cabo HDMI
– Carregador de celular microUSB

Normalmente, os set top boxes contam com várias conexões na traseira, mas se acontecer da sua peça só contar com uma saída HDMI e da sua TV só ter uma entrada HDMI, você pode fazer um esquema parecido.

Para começar, você precisa conectar um cabo AV à entrada AV da TV de tubo, sempre tomando cuidado para encaixar os cabos nos furtos de cor correspondente. Depois, é só encaixar os cabos na outra ponta do adaptador. Então, você deve ligar o cabo HDMI também ao adaptador e à própria set top box.

A gambiarra só vai funcionar se você ligar a set top box à tomada. Agora, se o adaptador precisar de energia também, garanta que a tomada tenha entrada para dois plugs ou use uma régua benjamin.

O melhor de tudo é que a set top box permite que outros dispositivos sejam conectados depois, como consoles de vídeogame, por exemplo.

Legal, né? Agora que você já sabe como fazer para aproveitar sua TV antiga, não deixe de conferir também essa outra matéria: 7 coisas que você pode fazer com seu notebook antigo ao invés de jogá-lo fora.

Fonte: Olhar Digital