7 coisas que você pode fazer com seu notebook antigo ao invés de jogá-lo fora

Se seu notebook antigo anda meio “lentão” e já não dá mais conta do recado ou se você só comprou um mais novo e mais moderno, fique sabendo que não é preciso jogar o computador usado no lixo. Se você não vai vendê-lo ou doá-la a outra pessoa, existem várias possibilidades interessantes para reaproveitar seu notebook antigo de uma forma bem inteligente.

Como você vai ver na lista abaixo, se você é uma pessoa criativa, as opções para reaproveitar seu notebook antigo são varias. É possível, por exemplo, melhorar o funcionamento dele apenas trocando de sistema operacional ou, de repente, radicalizar, fazendo do seu antigo note um porta-retrato digital. O que acha?

E, se você já ficou feliz de conhecer essas opções de reaproveitamento, fique sabendo que a lista não está nem perto de terminar. Afinal, seu notebook antigo pode até mesmo ser doado para a Ciência e ajudar a descobrir extraterrestres! Não é empolgante?

Se você gostou das ideias até agora, não deixe de conferir o restante da listagem abaixo. Como você vai ver, aquele seu amigo nerd, que saca de computador pode ajudar você a dar um destino bem melhor ao computador que não vai mais ter utilidade, sem que você o descarte de forma imprópria.

Veja tudo o que você pode fazer com seu notebook antigo:

1. Linux

Apesar de nem todo mundo ser fã do Linux, o sistema operacional tem a vantagem de ser bem mais seguro e conseguir rodar até mesmo aplicativos exclusivos do Windows com a ajuda de algumas ferramentas. Você só tem que escolher a versão que mais atende aos seus interesses e ir se familiarizando com a plataforma.

2. Chromebook

Sabia que existe um sistema do Google, chamado Chromium, que pode ser usado para acessar a internet e usar aplicativos na nuvem? Se você optar por esse recurso, o processamento do seu notebook antigo não vai interferir na navegação.

3. Sistema de armazenamento

Se seu notebook antigo contar com HD espaçoso, ele pode ser transformado em um sistema de armazenamento conectado à rede. Assim, você poderá transferir seus arquivos para o HD e torná-lo disponível a todos os dispositivos que quiser. Você pode também permitir que seu sistema de armazenamento seja acessado remotamente. Veja como fazer nesse link.

4. Media Center

Outra possibilidade bastante útil para seu notebook antigo é transformá-lo em uma central para se conectar à TV e visualizar imagens, filmes e até mesmo usar a Netflix. Aqui você aprende como fazer.

5. Webcam

Para não jogar fora seu notebook antigo, que transformá-lo em uma câmera de segurança? Ele pode ajudar a monitorar sua casa ou sua empresa com a ajuda de aplicativos de vigilância, como o iSpy.

6. Porta-retrato digital

Outra forma de não descartar seu antigo companheiro, mesmo que ele esteja ruim, é o transformando em um porta-retrato digital. Nesse outro link aqui, você vê como fazer isso.

7. “Procurador” de ETs

Um destino nobre para seu notebook antigo também pode ser o projeto SETI@home, que liga seu computador a uma rede e aproveita o processador dele para ajudar a analisar dados de radiotelescópios. Ou seja, basicamente, você estará doando o corpo dele para a Ciência! Isso significa também que você pode ajudar na busca por vida fora da Terra!

Para isso, você precisa baixar o software Boinc e selecionar SETI@home na lista de projetos. Mas, claro, você pode também escolher fazer seu antigo companheiro trabalhar em nome de outras áreas disponíveis nesse software, como medicina e análise climática.

Viu como você não precisa jogar no lixo seu antigo companheiro de batalha só porque comprou um novo ou porque ele ficou meio ancião? Agora, se você quiser mesmo só descobrir uma gambiarra para melhorar seu notebook, essa outra matéria pode ajudar: O que acontece quando se coloca moedas de cobre sobre o notebook?

Fonte: Olhar Digital