Sua TV pode espionar você. Descubra como impedi-la

A tecnologia faz parte de nossa vida em todos os sentidos. Nem mesmo a TV, que já era considera algo inovador quando lançada, escapou de uma revolução completa, incluindo o fato de terem se tornado inteligentes e de permitirem streaming. Mas, o que ninguém percebe é que tanta tecnologia e facilidades não saem de graça para o consumidor.

Ao que tudo indica, sua TV pode espionar você por meio de seus hábitos de visualização, sabia? Na maioria dos casos, esses dispositivos que nos conectam à internet e nos permitem fazer coisas impensáveis para a televisão há alguns anos, contam com uma cláusula, pouco notada pelos usuários, que permite ao aparelho rastrear os hábitos da pessoa e enviar essas informações para os anunciantes ou terceiros.

Anúncios personalizados

Chocante, não? O princípio dessa espécie de espionagem é, basicamente, a mesma usada pelo Facebook e o próprio Google. É por meio dessas informações, aliás, que esse tipo de ferramentas conseguem oferecer a cada usuários anúncios personalizados e ainda sugestões de programação.

Entendeu? Então, caro leitor, não é conspiração e nem boato: sua TV pode espionar você de verdade!

Agora, sabendo disso, você pode simplesmente conviver com essa realidade ou, se quiser, pode impedir que esse tipo de “observação” de seus hábitos continuem. Se sua escolha é a segunda, a lista abaixo vai ajudar você evitar que suas informações sejam gravadas e compartilhadas com quem quer que seja.

Sua TV pode espionar você, mas você pode impedi-la de continuar fazendo isso:

Samsung

Para ter certeza de que sua TV não vai mais espionar você, vá até o botão Home, do controle remoto, depois em Configurações e em Suporte. Em seguida, deve acessar Termos e políticas. Em Anúncio baseado em interesses, você só precisa clicar em Desativar serviços interativos, em Exibindo serviços de informações e, então, em Eu concordo.

Já, em Serviços de reconhecimento de voz, clique em Desativar recursos avançados dos serviços de reconhecimento de voz. Entendeu como faz? Esse é o passo a passo para os modelos de 2016.

Se sua TV for mais antiga, vá em Menu, no controle, procure por Smart Hub e selecione Termos e políticas. Então é só desativar SynchPlus e Marketing. Você pode discordar com qualquer uma das políticas listadas e, caso o aparelho tenha reconhecimento de voz, você também pode desativá-lo.

LG

Em aparelhos a partir de 2015, você acessa o Configurações, do controle remoto, e escolhe Todas as configurações, depois clica em Geral. Em seguida, selecione Sobre esta TV, escolha Acordo de usuário e desmarque as opções Visualizando informações, Publicidade personalizada e Informações de voz.

Nas TVs mais antigas, por outro lado, você só precisa pressionar o botão Menu e procurar por Opção. Depois é só desativar o Live Plus.

Vizio

Em TVs mais recentes, (das séries E, M e P 2016), que usam o sistema SmartCast, ao invés de um menu tradicional de TV inteligente, o rastreamento não é ativado. Com relação às TVs antes de 2011, a própria Vizio já desligou o rastreamento por conta própria.

Em aparelhos produzidos entre 2011 e 2015, assim como os da série D de 2016, você só precisa acessar o Menu, por meio do controle remoto, e ir até Configurações. Então é preciso selecionar Sistema e, em seguida, Redefinir e Admin. Para terminar, você deve procurar por Interatividade Inteligente e, depois, alterar para Desligado.

Sony

No caso de TVs de 2015 e 2016, com sistema operacional Android TV, pressione o botão Home, no controle, e selecione Configurações. Em seguida, vá até Sobre e em Configurações de anúncios. Depois é só selecionar Opt out of Ads Personalization e OK, no pop-up que aparecer.

Nas TVs mais antigas, não foi possível encontrar qualquer configuração à repeito da privacidade.

Apple TV

Na TV da Apple, lançada em 2015, você só precisa navegar até Configurações e procurar por Privacidade. Depois é só ativar a função Limitar acompanhamento de anúncios. Na página de privacidade, você pode escolher desativar o compartilhamento de dados de diagnóstico, serviços de localização e ver quais os aplicativos que solicita acesso ao HomeKit e às suas fotos.

Já, com relação aos modelos mais antigos, você precisa ir em Configurações e em Geral. Depois é só alterar Enviar dados para a Apple para Não.

Chromecast

Para desativar tudo o que precisa ser desativado, você precisa ir até Home, diretamente na TV ou no tablet. No aplicativo, deve selecionar o ícone Menu, nas três linhas do canto superior esquerdo. Depois é só clicar em Devices ou Dispositivos, escolher o Chromecast que você gostaria de controlar e clicar nos três pontos do canto superior esquerdo da tela. Você deve selecionar Configurações e desmarcar Enviar dados de uso de dispositivos Chromecast e relatórios de falhas para o Google.

Por outro lado, vale lembrar que os comando da TV ou do dispositivo de streaming podem variar conforme os aparelhos e a versão do sistema operacional.

Agora, que você sabe que sua TV pode espionar você e que, finalmente, conseguiu se livrar desse problema, chegou a hora de se preocupar com outro bisbilhoteiro: Seu fone de ouvido pode espionar você.

Fontes: Olhar Digital, CNET