Como trocar o pneu furado do carro?

Já imaginou o que você faria se estivesse dirigindo sozinho, ou quem uma pessoa que não entende muito de carros e, de repente, percebesse que seu pneu furou? Tirando a raiva que dá e o pânico que também pode ser uma consequência compreensível, você saberia o que fazer? Você saberia trocar o pneu furado?

Independente de você ser um leitor ou uma leitora, a resposta a maioria das pessoas é “não”. Isso porque ninguém se lembra de correr atrás desse tipo de conhecimento sem antes precisar dele. E é por isso que grande parte de nós entra em desespero quando é preciso trocar o pneu furado ou com outras avarias.

Hoje, no entanto, você vai ter a oportunidade de se preparar e aprender com antecedência como fazer a troca do pneu furado. E o melhor de tudo é que você vai ver também que não precisa de pânico: cumprir essa tarefa é fácil e só precisa de conhecer as “manhas” do processo para que tudo corra bem.

Na lista que preparamos abaixo, aliás, você vai conferir, passo-a-passo, como fazer para trocar o pneu furado. Temos também um vídeo, no final da matéria, que explica de forma bem didática o que deve e o que não deve ser feito nesse momento.

Então aprenda a trocar o pneu furado do carro:

1. Sinalize

1

Se seu pneu acabou de furar e ainda estiver com o que o danificou grudado em sua superfície, como um prego, por exemplo, não entre em pânico. Nessas condições o pneu ainda aguenta rodar mais alguns quilômetros com segurança. No entanto, se for trocar, estacione o carro no acostamento ou em um ponto mais recuado da pista.

Sinalizar é muito importante para que os demais motoristas entendam que é preciso manter a atenção e reduzir a velocidade ao se aproximar de você. E isso precisa ser feito da forma correta.

O ideal é sinalizar de acordo com a velocidade da pista, como você deve ter aprendido na autoescola. Por exemplo, em um pista de 40 km, você colocar seu triângulo há 4o metros de você ou há 4o passos largos do local onde você parou. Se for de 60 km, 60 metros ou 60 passos largos.

2. Tira os parafusos e suspenda o carro

3

Então você precisa pegar as ferramentas para a troca de pneus que fica dentro de seu carro. Só para garantir, faz parte desse “pacote”: triângulo para sinalização, macaco hidráulico e chave de roda.

O primeiro passo para trocar o pneu furado, oficialmente falando, é tirar a calota e desapertar o pneu com a chave de roda, girando no sentido anti-horário. O próprio peso do veículo ajuda nisso.

2

Depois é preciso suspender o carro usando o macaco. Você deve encaixar essa ferramenta próximo à roda com problemas e suspender o veículo até uma altura segura para fazer a retirada do pneu.

3. Tire o pneu furado

4

Quando o carro estiver devidamente suspenso, faça a retirada dos parafusos e porcas do pneu. Só depois disso você vai conseguir trocar o pneu furado ou com outros problemas.

4. Encaixe o estepe

5

Com o pneu problemático fora de cena, chega a hora de encaixar o estepe no lugar. Mas, para isso, ele precisa estar em boas condições e a responsabilidade de garantir isso é completamente sua, motorista!

Depois de devidamente posicionado, o estepe é fixado com a mesma chave de roda. Mas, antes disso, é preciso encaixar os parafusos e as porcas e voltar o carro para o nível do chão, fazendo a retirada do macaco.

Com o veículo baixo, é hora de apertar as peças que, como dissemos antes, vai receber uma ajudazinha do peso do carro. Então use a chave de roda, dessa vez, girados no sentido horário.

Você precisa garantir que o pneu fique bem preso pelos parafusos antes de dar o serviço por terminado, então, aperte tudo o máximo possível.

5. Conserte o pneu

6

Não deixe seu carro sem um estepe em boas condições. Faça os consertos necessários no pneu furado o mais rápido possível para guardá-lo no lugar do pneu reserva. Afinal, a gente nunca sabe quando vai ter que trocar o pneu furado, não é mesmo?

Ah, e só para lembrar: muito seguros cobrem essa troca de pneus, então procure se enformar sobre o seu. E, depois, balancear o carro novamente é muito importante!

No vídeo abaixo você confere, passo-a-passo, a trocar o pneu furado:

Agora que você já sabe trocar pneu, que tal aprender a fazer uma baliza descente? Se quiser, é só clicar nessa outra matéria.

Fonte: Proteste, Studio Digital WG, Itaro