O concurso de fotografias submarinas revelou os melhores trabalhos do último ano na edição 2021 do Ocean Art Underwater Photo Competition. Sendo assim, é o décimo ano do concurso de fotografia com organização do Underwater Photography Guide.
O evento que acontece de forma anual entrega prêmios para os fotógrafos de todo o mundo que fazem os registros mais lindos e surpreendentes da vida marinha. Por isso, devido às medidas de restrições para as viagens e atividades turísticas por conta da pandemia do novo coronavírus, a competição apresentou um novo desafio.
Ou seja, a Ocean Art Underwater Photo Competition anunciou que nesta edição do concurso de fotografias submarinas os registros sensacionais deveriam ser do lugar onde os competidores vivem. Para isso os fotógrafos deveriam vasculhar o máximo o possível de onde vivem para fazer o clique.
Portanto, é possível ver entre as fotos dos vencedores dois peixes durante uma briga embaixo d’água, o acasalamento de cavalos-marinhos, e um tipo de peixe de cor amarela perto de seu ninho tentando proteger seus ovos do fotógrafo.
Concurso de fotografias submarinas com prêmio para água doce
É claro que nem todo fotógrafo mora próximo ao mar, sendo assim, a categoria principal do concurso de fotografias submarinas, o Best of Show, premiou uma foto que não é da vida marinha. Ou seja, um fato que aconteceu pela primeira vez na história. A imagem retrata dois peixes de água doce.
O fotógrafo vencedor é Domein Muisbroek. A fotografia foi feita enquanto o homem mergulhava em um lago próximo a Antuérpia, na Bélgica. A realização do clique aconteceu durante a noite.
Mesmo com os novos desafios locais para os fotógrafos, o foco do Ocean Art Underwater Photo Competition continua o mesmo. Como, por exemplo, fotografar criaturas interessantes que vivem nas águas do Planeta. Além disso, provocar o senso de urgência em relação a conservação do meio ambiente.
Veja a seguir os vencedores das 13 categorias do concurso:
O melhor do Show
Essa foto recebeu o primeiro lugar da competição e foi a vencedora desta categoria também. A dupla de peixes de água doce estão em um duelo. O clique da imagem é de Luc Rooman
Categoria grande-angular
A fotografia se chama Família. Sendo assim, é possível ver diversas baleias-piloto entre as ilhas de Tenerife e La Gomera. A foto foi feita por Eduardo Acevedo.
Macro
A foto de Nigel Motyer revela um peixe pequeno próximo a um plâncton. O animalzinho até recebeu um nome. O fotógrafo chamou o peixe de Blenny.
Comportamento da vida marinha
A vencedora da primeira colocação entrou em outra categoria e venceu também a Marine Life Behavior. Ou seja, em português seria Comportamento da vida marinha.
Retrato
A foto de Paolo Bausani revela um peixe com uma expressão quase que de surpresa. Sendo assim, venceu a categoria retrato com o animal de boca aberta.
Águas Geladas
O fotógrafo Matthew Sullivan registrou o momento em que peixes salmão sobem o rio em grupo para a desova.
Nudibrânquios
O registro feito por Salvatore Ianniello foi de uma godiva, que é um tipo de lesma do mar. Portanto, é possível ver que o animal está agarrado a uma espécie de planta aquática.
Águas escuras
A fotografia vencedora dentro desta categoria revela peixes voadores em águas escuras. Sendo assim, o realce do formato de suas nadadeiras teve uma boa captura do fotógrafo Steven Kovacs.
Conservação submarina
Catherine Holmes registrou o momento em que um mergulhador verifica a estrutura de uma árvore de coral. Ou seja, objeto com o objetivo de auxiliar na reconstrução de corais a partir de fragmentos vivos.
Arte submarina
Em Cuba, Jenny Stock fotografou peixes Royal Gramma.
Preto e branco
Tom St George capturou a cena de uma mergulhadora nadando em uma caverna no Cenote Zacil Ha, no México.
Grande-angular compacta
Na imagem acima, é possível ver uma baleia jubarte nadando com seu filhote nas águas de Moorea, Tahiti. Portanto, a foto foi feita por Kate Rister.
Macro compacta
A foto é da fotógrafa Kathrin Landgraf-Kluge. Sendo assim, conseguiu capturar a imagem de diversos camarões Idiomysis no Egito.
Comportamento compacta
O fotógrafo PT Hirschfield flagrou o exato momento em que um cavalo-marinho Bigbelly fêmea passa seus ovos para a bolsa de um cavalo-marinho macho. Por isso, foi a vencedora dessa categoria.
Veja também sobre Dupla de pesquisadores revela o porque antas correm risco de extinção!