Mundo Animal

Cavalo marinho – Características, habitat, reprodução e curiosidades

Possuindo uma reprodução bem diferente, seus filhotes são gerados pelo cavalo marinho macho, assim como não realizam a copulação.

O reino animal sempre nos surpreende. Desta forma encontramos os mais diferentes animais, com características muito peculiares. A exemplo temos o cavalo marinho, cujo cuidado parental é realizado pelo macho. Portanto ele carrega os ovos fecundados em sua bolsa incubadora.

E por mais que este animal tenha a morfologia de um cavalo ele é um peixe ósseo. Desta forma ele pertence ao gênero Hippocampus, família Syngnathidae e engloba cerca de 53 espécies. No Brasil existe apenas duas espécies de cavalo marinho, o Hippocampus reidi e o Hippocampus erectus.

Portanto os cavalos marinhos são peixes únicos, e ao contrário dos outros ele apresenta exoesqueleto. Ou seja, não possui escamas, tendo então o corpo coberto por espécies de placas ósseas externas. São pequenos, e medem por volta de 36 cm. Não possuem nadadeiras, desta forma, apresenta em sua extremidade uma forma alongada.

Cavalo marinho - características, habitat, reprodução e curiosidades
Superinteressante

De tal modo o seu corpo se assemelha a um equino, com pescoço curvo e focinho que aponta para baixo. Contudo, o formato do seu corpo não é favorável para a natação. Assim ele consome muita energia para se locomover usando a sua nadadeira dorsal. Também apresentam nadadeiras peitorais, localizadas ao lado da sua cabeça.

Alimentação de um cavalo marinho

Cavalo marinho - características, habitat, reprodução e curiosidades
Porto de Galinhas Social

O cavalo marinho é um animal carnívoro. Portanto ele se alimenta de pequenos crustáceos bem como larvas, ovos de peixe e animais invertebrados. E por não apresentarem estômago em seu sistema digestório ele se alimenta com uma maior frequência.

Desta forma um cavalo marinho adulto pode comer cerca de 50 vezes por dia, bem como seus filhotes ingerem até 3 mil partículas orgânicas. Não são capazes de mastigar, portanto dissociam o alimento enquanto o sugam com o seu focinho. Bem como exploraram lugares pequenos e estreitos, além de conseguir expandir o seu focinho caso a presa tenha um tamanho grande.

Habitat

Cavalo marinho - características, habitat, reprodução e curiosidades
Tri Curioso

Normalmente encontrados em águas rasas, em regiões temperadas e tropicais os habitats favoritos do cavalo marinho são recifes de corais bem como gramas marinhas e manguezais. Eles também são capazes de mudar a sua coloração, portanto chamados de camaleões do mar.

Desta forma eles conseguem se camuflar no ambiente e armar emboscadas para capturar suas presas. Além de também poder desenvolver apêndices corporais chamados de Cirri. Assim são capazes de se mesclar principalmente dentre meio as plantas marinhas.

Reprodução

Cavalo marinho - características, habitat, reprodução e curiosidades
Tri Curioso

Diferente de todos os animais, a gestação dos cavalos marinhos ocorre no animal macho, o que chamamos de gravidez reversa. Assim eles não realizam a copulação, mas sim a transferência dos ovos da fêmea para o macho e assim fecundados na bolsa incubadora.

O número de ovos pode várias entre 50 a 150 para cavalos marinhos menores e até 1500 para os maiores. Assim, a gestação pode demorar de 2 a 4 semanas onde os ovos recebem comida e oxigênio. Após o nascimento eles permanecem no plâncton por 2 ou 3 semanas além de apresentar uma baixa taxa de sobrevivência. Portanto apenas 5% alcançam a vida adulta.

Os cavalos marinhos também são animais monogâmicos, ou seja, permanecem com o mesmo parceiro por toda a vida. Porém em algumas espécies, durante todo o período de reprodução. Bem como todo dia eles realizam uma espécie de ritual de acasalamento, assim reforçando a sua conexa como um casal.

Curiosidades

  • A cauda de um cavalo marinho permite que ele segure em corais, gramas ou plantas marinhas, assim o auxiliando para que não sejam levados por correntezas ou ondas.
  • Suas nadadeiras peitorais auxiliam no direcionamento enquanto nadam.
  • Possuem um par de olhos que se movem independentemente, assim conseguem avistar suas presas com maior facilidade.
  • Estão ameaçados de extinção por conta da pesca predatória bem como da destruição do seu habitat.
  • Em seu ritual de acasalamento os cavalos marinhos mudam de cor assim como unem suas caudas em uma espécie de dança em círculo. Eles costumam durar cerca de 1h.
  • Países asiáticos capturam o animal para propósitos medicinais.

E você, já conhecia as peculiaridades dos cavalos marinhos?

E se gostou do nosso post confira também: Reino animal, características e classificações da animalia

7 fêmeas do reino animal que são verdadeiras rainhas do sexo

Fontes: Escola Kids e Info Escola

Imagem destacada: Cultura Mix

Próxima página »

Escolhidas para você