Notícias

Peixes “cantam” em recifes na Indonésia e cientistas registram momento

Pesquisadores conseguiram captar quando os peixes "cantam" em recifes. Ou seja, é um sinal de que a região é saudável.

Um grupo de pesquisadores gravou quando peixes “cantam” em recifes de coral na Indonésia. Sendo assim, os barulhos estranhos feitos pelos animais foram um registro da equipe de cientistas das universidades de Bristol e Exeter, na Inglaterra. 

Vale ressaltar que os esses sons estranhos dos peixes nunca foram ouvidos antes. Por isso, os pesquisadores não estavam no local para avaliar o barulho feito por eles, mas sim a paisagem sonora dos recifes de coral da Indonésia em processo de restauração. Dessa forma, poderiam fazer uma comparação com outras regiões saudáveis ou arruinadas.

No entanto, conseguiram captar quando os peixes “cantam” em recifes. Ou seja, é um sinal de que a região é saudável e que os animais faziam barulhos para chamar outros para o mesmo local. 

Sons estranhos dos peixes

Os sons estranhos dos peixes no vídeo acima são distintos. Portanto, possuem similaridades com estalos, assobios e roncos. Atualmente, desconhecem a maioria desses barulhos e tentam entender o que querem dizer. Além disso, pretendem identificar qual espécie produz cada som. 

De acordo com um dos autores do estudo, Steve Simpson, é maravilhoso ter a chance de ouvir o ecossistema se restaurar. Antes, o recife do arquipélago de Spermonde, na Indonésia, era alvo de pesca explosiva.

Continua após a publicidade

Sendo assim, como o nome já sugere, é necessário explosivo para matar ou atordoar os peixes. É importante dizer que esta prática é ilegal no Brasil.

Projeto de restauração

O Mars Coral Reef Restoration Project que coordena o processo de restauração. Portanto, o grupo coloca uma construção artificial no fundo do mar que auxilia no desenvolvimento dos corais. 

Por isso, foi possível notar que em regiões saudáveis é fácil escutar uma grande quantidade de sons estranhos dos peixes e de forma diversa como no recife da Indonésia. No entanto, em lugares com o ecossistema mais prejudicados são mais silenciosos e apresentam menor diversidade de criaturas.  

Confira também sobre Rara água-viva fantasma gigante é registrada em vídeo por biólogos!

Próxima página »

Escolhidas para você