Curiosidades

Ora-pro-nóbis, o que é? Benefícios, características e usos

Ora-pro-nóbis é uma planta com alto teor de proteína, sendo um alimento natural muito procurado para o tratamento da anemia.

Em primeiro lugar, a Pereskia aculeata é um arbusto da família Cactaceae (cactos). Nesse sentido, suas folhas e frutos são alimentos e contém grandes quantidades de proteína, ferro e outros nutrientes. Ademais, essa plantinha é um vegetal popular em algumas regiões de Minas Gerais. Porém, seu nome mais popular é ora-pro-nóbis (do latim “ora por nós” ou “rogai por nós”).

Apesar disso, no exterior ela possui vários nomes. Por exemplo, groselha de Barbados, cacto de maçã, cacto foliar, cacto rosa e limonada. No geral, trata-se de uma planta nativa da América tropical, mas utiliza-se como cerca viva, ornamentação ou alimento.

Sobretudo, a principal característica como alimento diz respeito à concentração de proteína, que chega a 25% da composição nutricional da planta. Mais ainda, é também rica em ferro, auxiliando no tratamento de anemias e problemas sanguíneos.

Afinal, o que é ora-pro-nóbis?

A princípio, com um valor nutricional notavelmente elevado, seu cultivo é fácil. Basicamente, a ora-pro-nóbis se adapta facilmente a diversos tipos de solo e climas, e pode ser muito resistente. Ademais, esta planta é considerada uma erva daninha na África do Sul. Curiosamente, lá existe um boato de que elas causam danos às áreas florestais por “sufocar” as árvores nativas.

Continua após a publicidade

Antes de mais nada na idade adulta ela tem a forma de arbusto. Portanto, ela pode ser uma excelente cerca viva. Além disso, ela também pode ser um excelente quebra-vento e barreira viva contra predadores. Aliás, seus espinhos pontiagudos nos ramos é excelente contra o avanço dos invasores.

Fotografia da espécie
Fonte: Scielo

No geral, sua floração ocorre por apenas um dia, acontecendo entre janeiro e abril com flores pequenas e perfumadas de coloração branca. Além disso, a produção de seus frutos ocorre de junho a julho apenas, e são amarelos e redondos. A generosa e bela floração é um ornamento ao ambiente, ideal para decoração natural de propriedades rurais, como chácaras, sítios e fazendas.

Continua após a publicidade

Suas propriedades já são bastante conhecidas justamente pelas pessoas que vivem nas zonas rurais, e a cultivam em seu quintal como remédio e alimento.

Foi a partir desse conhecimento popular que a Ora-pro-nobis passou a chegar às grandes cidades, ainda de forma bastante tímida.

Continua após a publicidade

Benefícios da ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis possui um alto teor de fibras, que ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal. Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores.

Já o seu chá, feito a partir das folhas, tem grande função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras. Também combate varizes.

Fotografia da espécie na natureza
Fonte: Scielo

Pode ser um grande agente contra a anemia, pois os índices de ferro da planta são essenciais para o tratamento desse quadro. Possui também alta concentração de vitamina C, que pode ajudar o organismo a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas.

Para além do seu uso como alimento, a ora-pro-nóbis é excelente para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade. A mesma vitamina mantém a integridade da visão.

Continua após a publicidade

Mulheres grávidas são indicadas a utilizar a planta durante o período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê.deveriam consumir a planta nesse período, pois ela é rica em ácido fólico,

Proteínas

Ora-pro-nóbis, conheça a planta que também é alimento
Fonte: Scielo

Trata-se de uma planta com alto teor de proteína (aproximadamente 25% de sua composição), e é justamente por isso que é tão querida pelos veganos. Entre seus aminoácidos, temos a lisina e o triptofano em maior quantidade. O cacto tem um elevado teor de vitamina C, que supera a laranja em 4 vezes.

Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras constataram que os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de cólon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes, além de diminuir o nível de colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis.

Contura, ela não é exclusividade para os seres humanos. De foma geral, ela também traz inúmeros benefícios à saúde dos animais e pode ser usada in natura ou mistura à ração dos pets.

Continua após a publicidade

Como preparar ora-pro-nobis?

A parte comestível da planta são suas folhas. Seu preparo é extremamente simples, como qualquer verdura que adquirimos. Obviamente, devemos lavá-las bem. É preciso que se utilize uma grande quantidade, pois, após o preparo, seu volume se reduz bastante.

Basicamente, eu sabor é neutro. Ou seja, não é picante, nem ácido, nem amargo. Tem uma textura macia, fácil de mastigar. Ela poderá fazer parte de recheios, saladas, refogados, sopas, e onde mais sua imaginação de culinarista permitir.

Abaixo, você confere uma forma bem legal de consumir as folhas:

Continua após a publicidade

É possível seu cultivo em ambiente doméstico, uma vez que pega bem em qualquer tipo de solo, não exige cuidados específicos, se propaga com facilidade.

E aí, aprendeu sobre a ora-pro-nóbis? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Fonte: Scielo, YouTube

Imagens: Scielo, YouTube

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você