Curiosidades

Crise de ansiedade – o que é, sintomas, como tratá-la e como evitá-la

Uma crise de ansiedade pode ser desesperadora, mas, felizmente, existem formas de preveni-la. Confira aqui como lidar com a ansiedade.

A ansiedade é um distúrbio causado pela preocupação extrema com algo que ainda não ocorreu. O medo dessa futura situação causa stress e a crise de ansiedade. Mas, não só o medo que provoca essa crise, situações estressantes do dia a dia também levam à ansiedade.

Nos últimos anos, a ansiedade tem se tornado cada vez mais comum. Isso porque os dias estão cada vez mais corridos, estressantes e cheios. Existe sempre algo a ser feito e todo esse acúmulo de tarefas muitas vezes leva à crise de ansiedade.

É muito comum que as pessoas não percebem que estão sofrendo com o distúrbio. Na verdade, é muito comum que algumas só sejam diagnosticadas quando acabam indo parar no pronto socorro por conta do alguma taquicardia ou desmaio.

No entanto, existem algumas sintomas que podem de ajudar a identificar a ansiedade com antecedência e assim trata-la.

Sintomas da crise de ansiedade

1 – Preso ao passado

Conheça os sintomas da crise de ansiedade e como tratá-la

Quando começamos a nos lembrar e resgatar traumas e problemas do passado, este é um dos alertas para uma crise de ansiedade. Quando pensamos que deveríamos ter feito algo diferente, falado ou não falado algo, podemos desencadear uma crise de ansiedade.

Continua após a publicidade

2 – Excesso de preocupação

Pessoas que estão sempre em estado de alerta, esperando sempre pelo pior e preocupadas com isso, alimentam também o medo. Isso cria um ciclo vicioso na mente que alimenta esse e vários outros sintomas da ansiedade.

3 – Irritação constante

Conheça os sintomas da crise de ansiedade e como tratá-la

É normal acordar de mau humor um dia ou outro. No entanto, quando isso se torna parte da rotina, este é um sinal de alerta. Toda irritação, aliada a outros sintomas como o estresse e a rotina corriqueira, podem causar uma crise de ansiedade.

4 – Insônia

Lembra o que dissemos sobre a rotina acelerada do dia a dia e o estresse? Tudo isso causa irregularidades no sono e consequentemente, insônia. Isso acontece porque a mente simplesmente não consegue se desligar. No entanto, o corpo não tem energia para suportar tanto tempo em alerta e em algum momento explode em uma crise de ansiedade.

5 – Tensão muscular

Conheça os sintomas da crise de ansiedade e como tratá-la

Pode parecer loucura, mas a ansiedade afeta até mesmo nossos músculos. Acontece que a ansiedade estimula a produção de um hormônio que enrijece e tensiona os músculos, o que resulta em dores. Esse desconforto corporal também interfere na qualidade do sono e assim os sintomas vão se tornando uma bola de neve.

Continua após a publicidade

6 – Dificuldade em se concentrar

Quando estamos ansiosos nossa mente se preocupa tanto que isso afeta a capacidade de se concentrar. É necessário cumprir com todas as obrigações e ainda lidar com todos os outros medos internos e externos. E daí a mente não para, a pessoa não se concentra e as preocupações aumentam cada vez mais.

7 – Falta de ar

Conheça os sintomas da crise de ansiedade e como tratá-la

Este é um sintoma que costuma aparecer pouco antes de uma crise de ansiedade. A respiração ofegante e a falta de ar são um sinal de que a ansiedade atingiu o pico de ansiedade.

8. Tontura

A crise de ansiedade é algo desesperador e a tontura é resultado da pressão psicológica que se está sofrendo. O problema é que a tontura não só é agoniante, como pode causar uma situação de desespero o que irá pode culminar em uma crise.

9. Enjoos

Conheça os sintomas da crise de ansiedade e como tratá-la

Os enjoos são sintomas muito comuns de outros males e muitas pessoas estranham sua ligação com a ansiedade. Acontece que o enjoo é uma forma de a mente nos forçar a desacelerar e se recuperar, mesmo que forçadamente.

Continua após a publicidade

10. Calafrios

Aquela sensação de arrepio e frio repentina pode ser um dos sintomas da crise de ansiedade. O que ocorre é que a agitação do corpo e da mente é tão grande que isso acaba se externando fisicamente.

11 – Mau pressentimento

Conheça os sintomas da crise de ansiedade e como tratá-la

A sensação de que algo de ruim vai acontecer, de algo terrível lhe espera, e um dos sintomas da crise de ansiedade. A sensação é resultado de todo o medo e preocupação que carregamos.

12 – Fadiga

A falta de disposição para fazer até mesmo as coisas que gosta é resultado da falta de energia. Isso porque o estresse causa o desaceleramento do organismo e isso reduz também a energia que temos para fazer as coisas.

Como evitar uma crise de ansiedade

Conheça os sintomas da crise de ansiedade e como tratá-la

Como você pode perceber, existem vários sintomas que se manifestam de várias maneiras e em momentos diferentes. Por isso, assim que perceber os primeiros sinais, tome todas as medidas necessárias para tentar impedir a crise.

Continua após a publicidade

Assim que perceber um sintoma, se desligue dele, não foque no problema. Caso você foque na ansiedade, isso vai te deixar mais e mais ansioso o que pode acelerar a crise. Por isso, busque se distrair e focar em uma atividade específica, como por exemplo, respirar.

Sempre que perceber uma onda de estresse a ansiedade se aproximando, respire lentamente. Inspire pelo nariz e solte pela boca. Faça isso por um tempo, até se acalmar. Busque se distrair com outras coisas e relaxar.

Tratamento para ansiedade

Conheça os sintomas da crise de ansiedade e como tratá-la

Apesar de existir formas de tentar prevenir uma crise, o melhor a se fazer é procurar um médico para realizar o tratamento adequado. Por isso, procure um psiquiatra ou psicólogo e faça uma consulta. Dê todos os detalhes sobre o que tem sentido, fisicamente e psicologicamente.

Dessa forma o médico vai conseguir realizar o diagnóstico correto e também decidir qual o tratamento mais adequado para você.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Remédios naturais para ansiedade que você pode usar sem prescrição.

Continua após a publicidade

Fonte: Minha Vida, Vittude.

Imagem: PsiconlinewsVittude, Alto Astral, SuperInteressante, Gazeta, Vix, Minha Saúde, Núcleo Integrado, BoaConsulta.

Próxima página »

Escolhidas para você