Certamente, a Índia é um dos países mais povoados do mundo, o segundo na lista. Sendo assim, antes de conhecermos algumas curiosidades sobre a Índia, vamos falar um pouco de sua história.
De fato, na Índia, além do hinduísmo, há ainda o budismo (pregado por Buda), Jainismo (pregado por Mahavira) e islamismo (turcos, árabes e afegãos).
A princípio, a história da Índia começa em 3300 a.C. no vale do Rio Indu. Assim, lá que se formaram as primeiras civilizações urbanas e que anos depois foi invadida pelas tribos árias vindas do Irã.
Já a colonização da índia foi um pouquinho demorada. Primeiramente quem pisou naquela Terra foram os portugueses com o colonizador Vasco da Gama. No entanto quem colonizou o país foram os ingleses, a partir de 1858, pois eles conseguiram administrar mais da metade da índia (Índia Britânica).
Em 15 de agosto de 1947 a Índia e o Paquistão se tornaram países independentes. Tudo isso aconteceu porque Mahatma Gandhi liderou hindus e muçulmanos para o movimento de descolonização.
Dados da Índia
A princípio, antes de lermos algumas curiosidades sobre a Índia, vamos conhecer um pouco mais sobre esse país.
Primeiramente, sua capital é Nova Déli. Sendo o segundo país mais povoado do mundo com uma população de 1 281 935 911 pessoas e densidade demográfica de 92 habitantes por km². Números esses que posicionam a Índia como a sétima maior economia do mundo, com um PIB de 2,264 trilhões de dólares segundo dados de 2016. No entanto, é um país extremamente desigual, em que a maior parte do dinheiro se concentra na mão das elites.
As línguas mais faladas no país são híndi e inglês. Além dessas, existem mais 21 línguas reconhecidas pela administração federal, como por exemplo, marata e nepali. Outro fato é que a moeda do país é a rupia indiana.
Curiosidades sobre a Índia
Templo Dourado e comida gratuita
Primeiramente, entre as curiosidades sobre a Índia, vamos falar do famoso templo dourado. Ele é um local de ação social e por lá servem mais de 100 refeições gratuitas por dia.
Rupia indiana
Os estrangeiros, quando saem do país, não podem levar consigo a moeda local (rúpia indiana).
Taxa de divórcio
Na Índia muitos casamentos ainda são arranjados e, mesmo assim, o país ainda tem a menor taxa de divórcio do mundo.
Cidade mais poluída
De fato, a capital da Índia, Nova Délhi, é a cidade mais poluída do mundo.
Notas de 0
Certamente essa é uma das curiosidades que você também gostaria de ter no Brasil. Na índia, quando um cidadão não aceita ser subornado por funcionário público, eles dão uma nota de zero rúpia. Assim, estima-se que no país tenha 2,5 milhões dessas notas 0.
Especiarias
A Índia é o país das especiarias. Certamente sempre que você vai ao supermercado já aproveitou para comprar alguma, seja para chá ou para ajudar no tempero da comida.
Calendário hindu
Há seis estações: primavera, verão, monções, outono, inverno e prevernal (pré-primavera).
Línguas presentes no país
Na índia, devido as diferentes culturas, a população fala mais de 1.721 línguas. No entanto apenas 122 são as principais.
Festival hindu Kumbh Mela
Com toda a certeza, na Terra esse é o evento com maior público.
Coca-Cola e Pepsi
As famosas bebidas que os brasileiros tanto gostam, Coca-Cola e Pepsi, são usadas como pesticidas econômicos na Índia.
Sem lavatório
Mais da metade das residências da Índia não têm lavatórios.
Sem dinheiro
Em 1968 foi fundada na Índia a cidade Auroville. Por incrível que pareça lá a população não tem religião e nem usa dinheiro.
Taxa alta de aborto
Na cultura indiana o homem tem um grande valor na sociedade. Por isso muitas mulheres quando estão grávidas de meninas preferem abortar. Assim é o país com maior taxa de aborto do mundo.
Desaparecimento de uma ilha
A ilha de Moore entre Índia e Bangladesh acabou naturalmente depois de 30 anos.
Proibição
Inegavelmente, brinquedos sexuais são proibidos na Índia.
A grande família
Você já imaginou uma família com um marido, 39 esposas e 94 filhos? Então. Essa é a maior família do mundo e vive na Índia.
E aí, o que achou dessa matéria? Confira a matéria a seguir: 10 coisas proibidas na Índia que são normais em outros países.
Fontes: Bol; InfoEscola; Toda Matéria.
Imagem de Destaque: Tag Blog.