Biografias

Elvis Presley: 15 curiosidade sobre o Rei do Rock

Elvis Presley foi um músico e ator americano que se tornou o ícone cultural mais popular do rock n' roll no século XX.

Você certamente deve saber que Elvis Presley é considerado o Rei do Rock n’ Roll, Aliás, ele é um dos ícones culturais mais reconhecidos do século XX.

Assim, com sua voz distinta e letras provocantes, ele é famoso por uma série de sucessos, incluindo “Heartbreak Hotel”, “Hound Dog”, “Love Me Tender” e “Suspicious Minds”.

No post de hoje vamos conferir as curiosidades mais interessantes sobre o Rei do Rock!

Curiosidades sobre a vida pessoal de Elvis Presley

1. Nascimento

Em 8 de janeiro de 1935, Elvis Presley nasceu em Tupelo, Mississippi, filho de Gladys Love e Vernon Elvis Presley. Ele era filho único após a morte de seu irmão gêmeo idêntico Jesse Garon.

2. Inspiração religiosa

O jovem Elvis encontrou sua inspiração musical inicial enquanto frequentava a Igreja Assembleia de Deus. Em 3 de outubro de 1945, Elvis teve sua primeira apresentação pública no Mississippi-Alabama Fair and Dairy Show, onde cantou Old Shep, usando uma roupa de cowboy.

Também em 1946, Elvis recebeu seu primeiro violão como presente de aniversário e começou suas aulas com seus tios, que eram pastores em sua igreja.

Continua após a publicidade

3. Estilo curioso

Em 1948, sua família mudou-se para Memphis, Tennessee, onde ele se matriculou na LC Humes High School e começou a tocar violão durante a hora do almoço. Foi também nessa época que ele começou a pentear o cabelo com óleo de rosas e vaselina.

4. Casamento e divórcio

Em 1967, Presley se casou com Priscilla e teve uma filha, Lisa Marie. Em 1973, o casal se divorciou e Presley começou seu vício em medicamentos prescritos. Além disso, ele sofria de problemas de peso que pioravam seu estilo de vida.

Curiosidades sobre a carreira do Rei do Rock

5. Primeiro single

Em 1954, Presley lançou seu primeiro single “That’s All Right” sob o selo Sun Studio de Sam Phillips. Depois de um ano, seu estilo musical único e boa aparência reuniram vários fãs.

6. Estrela de TV

No mesmo ano, ele assinou com a RCA Records e lançou seu single nº 1 Heartbreak Hotel em seu primeiro álbum nº 1, Elvis Presley. Desse modo, com seus movimentos de dança sensuais e letras envolventes, Elvis tornou-se um convidado popular em programas de televisão.

7. Primeiros filmes

Em 1956, seu primeiro filme Love Me Tender foi exibido nos cinemas e se tornou um sucesso de bilheteria. No ano seguinte, foi empossado no Exército dos Estados Unidos e enviado para a Alemanha, onde conheceu Priscilla Beaulieu.

Posteriormente, em 1960, ele voltou do serviço e continuou sua carreira na música e na atuação, estrelando filmes como Blue Hawaii (1961), Girls!Girls!Girls! (1962) e Viva Las Vegas (1964).

8. Especial de TV

No final dos anos 1960, Presley começou a perder seu apelo nas bilheterias. Ele decidiu gravar seu primeiro especial de TV em 1968 para provar que ainda era o Rei do Rock n’ Roll.

Dessa forma, em meio a seus problemas pessoais, Presley permaneceu popular em suas turnês em Las Vegas, bem como em seu último show em Indianápolis, Indiana, em junho de 1977.

Outros fatos sobre Elvis Presley

9. Motorista de caminhão

Antes de sua carreira na música decolar, Elvis era motorista de caminhão para uma empresa de eletricidade enquanto frequentava a escola noturna onde estudou para ser eletricista. Contudo, ele largou o emprego em 1954, quando começou a viajar e gravar música com os músicos locais Scotty Moore e Bill Black.

10. Casa de Elvis é Patrimônio Histórico Nacional

Elvis comprou Graceland por US$ 102.500 quando tinha 22 anos para morar com seus pais e sua avó paterna. Com efeito, a casa agora é considerada Patrimônio Histórico Nacional e recebe mais de 500.000 visitantes por ano.

11. Campanha de poliomielite

Elvis desempenhou um grande papel no esforço nacional de vacinação durante o surto de poliomielite na década de 1940. Em 28 de outubro de 1956, o astro recebeu sua vacina contra a poliomielite no “The Ed Sullivan Show” enquanto milhões de espectadores assistiam; um movimento que ajudou a convencer adolescentes e jovens adultos que eles precisavam da vacina para proteger outras pessoas do vírus mortal.

12. Faixa preta

Elvis era faixa preta em Karatê e carregou o certificado na carteira até sua morte.

13. Vencedor de inúmeros prêmios

Ao longo de sua carreira musical, Elvis Presley teve 18 singles número 1, incluindo Suspicious Minds, Don’t Be Cruel e Good Luck Charm. Além disso, ele teve 150 prêmios de ouro, platina e multi-platina por seus álbuns e singles, além de três prêmios Grammy por suas gravações gospel. Ademais, ele se apresentou em mais de 1.100 apresentações em concertos e estrelou 31 filmes.

14. Morte e legado

Aos 42 anos, Presley morreu de insuficiência cardíaca em 16 de agosto de 1977. Mais tarde, as investigações determinaram que sua morte ocorreu por causa do uso de medicamentos prescritos. Aliás, seu corpo foi enterrado na propriedade de Graceland perto dos túmulos de sua mãe, pai e avó.

15. Homenagens póstumas

Por fim, o músico foi fundamental na popularização do rock n’ roll nos Estados Unidos. Mesmo após sua morte, ele permaneceu o ícone cultural do rock n’ roll.

Ele foi postumamente introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1988, Country Music Hall of Fame em 1998, e Gospel Music Association’s Gospel Music Hall of Fame em 2001.

Então, gostou de saber mais sobre o Rei do Rock? Pois, leia também: Como John Lennon morreu? Os últimos minutos do ex-Beatle

Fontes: Minha Série Favorita, Rolling Stone, 1023, Buzzfeed

Próxima página »

Escolhidas para você