Curiosidades

Madonna – História, fama, músicas e sucesso da rainha do pop

Madonna é reconhecida como a rainha do pop. Seu sucesso vem de anos e foi ela quem ajudou a dar voz ao empoderamento feminino.

Para muitos é Deus no céu e Madonna na Terra. A rainha do pop realmente fez por merecer o seu título. Com vários sucessos e algumas pôlemicas pelo caminho, a cantora conquistou seu lugar ao sol.

Enfim, a história de Madonna Louise Ciccone começa no dia 16 de agosto de 1958, em Rochester, Michigan, no hospital Bay City Mercy, às 7:05 da manhã.

Seus pais eram Madonna C. Fortin e Silvio Ciccone. Contudo, após a sua comunhão, a cantora passou a ser conhecida como Verônica.

Segundo a própria a escolha do nome veio por causa da mulher que secou o rosto de Jesus antes dele ter sido crucificado. Ela se chamava Verônica.

Continua após a publicidade

O começo da história de Madonna

Madonna - História, fama, músicas e sucesso da rainha do pop
Medium

Com apenas 5 anos, em 1963, a cantora perdeu sua mãe, que tinha apenas 30 anos, por causa de um câncer de mama. Madonna já afirmou que foi um dos momentos mais difíceis pelo qual passou na vida. Aliás, ela mesma acredita que jamais conseguirá superar de verdade o acontecimento.

Por fim, devido a esse acontecimento e por tudo o que guardou e aprendeu com a mãe, Madonna cresceu rapidamente. Ou seja, ela sempre esteve a frente do seu tempo, tornando-se independente ainda nova. Posteriormente seu pai acabou se casando novamente.

Joan Gustafson era agora a madrasta da cantora. Contudo, o pai queria que todos a tratassem como sua esposa e mãe da menina. Mas Madonna nunca aceitou aceitou a situação e nem seguiu o pedido do pai. Além disso, ela via a madrasta como uma pessoa disciplinadora e fria.

O princípio da veia artística

Madonna - História, fama, músicas e sucesso da rainha do pop
Tvefamosos

Apesar de não fazer a vontade do pai em relação a madrasta, Madonna reconhece que por causa da persistência e da teimosia dele que a cantora tornou-se quem é atualmente, tanto profissional como pessoalmente. Enfim, Madonna cresceu com a música em torno dela e cantar enquanto ajudava em casa era algo comum.

Continua após a publicidade

A princípio, seu pai queria que a menina aprendesse piano, isso porque todos os membros da família tocavam algum instrumento. Aliás, Madonna tinha também dois irmãos. Enfim, toda a família tinha um histórico musical e tocava algum instrumento. Mas não ela. A menina investiu na dança e no ballet, quebrando a tradição familiar.

Então com 12 anos Madonna entrou para o liceu católico local de Saint Andrews. E apesar do local ser muito exigente e rigoroso, a cantora afirma que foi lá onde ela aprendeu muito sobre ginástica, jazz e dança rítmica. Além disso, ela aprendeu a se soltar e tornar-se extrovertida para todos e não mais só para a família.

Destaque no colégio

Madonna - História, fama, músicas e sucesso da rainha do pop
Jetss

Não é nenhuma surpresa que a cantora se deu muito bem com o mundo das apresentações. Aliás, Madonna chegou a comandar o departamento de teatro do liceu, realizando e conduzindo as peças do local. Além disso, ela era muito dedicada ao colégio, competitiva e esforçada.

Os estudos também ajudavam Madonna a tirar o foco dos sentimentos ruins que ela tinha desde a morte de sua mãe. Por fim, Madonna formou e ganhou uma bolsa de estudo na Universidade de Michigan no curso de dança. Por outro lado, mesmo com a intensidade do curso, Madonna ainda conseguia pegar aulas de ballet.

Continua após a publicidade

Dois anos após ingressar na universidade, a cantora decidiu deixar os estudos e seguir seu caminho em Nova Iorque, tentanto realizar seus sonhos. Mesmo em crescimento constante, ela sabia que algo faltava e por isso se mudou em busca de um novo sonho.

O começo em Nova Iorque

Madonna - História, fama, músicas e sucesso da rainha do pop
Pipocamoderna

A única pessoa que apoiou Madonna nessa nova ideia foi Chris, seu professor de ballet. A própria já contou que Nova Iorque foi a primeira vez dela em tudo. As novidades estavam em todos os lados e tudo o que ela tinha eram 35 reais no bolso e toda a vontade do mundo de crescer ainda mais.

Aliás, ao pegar um táxi na cidade, Madonna brincou com o taxista que queria ir para o meio de tudo (to the middle of everything), a cantora foi parar em plena Times Square. Contudo, esse era apenas o princípio de uma difícil vida. Ela vivia em uma casa pequena e miserável.

Seu pai se assustou quando a visitou pela primeira vez. Segundo ela, o cheiro no quarteirão era terrível e baratas eram suas constantes colegas de quarto. A princípio ela dançava em uma companhia de dança da cidade, e nela ficou por anos, até perceber que não iria crescer ali.

Continua após a publicidade

A constante busca de Madonna

Madonna - História, fama, músicas e sucesso da rainha do pop
Aventurasnahistoria

Nem um pouco satisfeita com a vida que levava, Madonna passou a pegar aulas de dança com Alvin Auley, um coreógrafo. Além disso, também trabalhou como modelos durante 2 anos para conseguir arrecadar mais dinheiro. Até como garçonete a cantora já trabalhou.

Ela participou de peças musicais, conhecendo Patrick Hernandez e acabou indo parar na França, na tentativa de crescer ainda mais. No país, a cantora participou de um espetáculo também conduzido por Patrick, que no local era considerado um grande músico.

Aliás, Patrick percebeu o quanto ela tinha de pontencial não descoberto, mas já era tarde, a cantora já tinha voltado para a vida em Nova Iorque e sua busca por dinheiro. A sua volta foi marcada por Dan Gilroy, rapaz que ela havia conhecido e formado a banda The Breakfast.

O começo na música

Madonna - História, fama, músicas e sucesso da rainha do pop
Tenhomaisdiscosqueamigos

Na The Breakfast Club, Madonna cantava, tocava bateria e também guitarra. Contudo o estilo musical não fazia tanto sucesso e as boates da época preferiam bandas com estilo new wave e punk. Nesse meio tempo, a cantora fez alguns filmes e também participou de outras bandas.

Continua após a publicidade

Por fim, foi em 1980, junto com o seu namorado Steve Bray que Madonna começou a escrever temas de dança que acabariam chamando a atenção do mercado para a cantora. No período, ela ainda queria ser famosa pela dança. Apesar de ser elogiada pela voz, ela nunca imaginou o sucesso que faria.

Então Madonna conseguiu convencer Mark Kamins, um dj famoso na época, a gravar sua música Everybody. Em seguida a música ficou tão famosa que chegou ao presidente da Sire Records, Seymour Stein. Imediatamente ele ofereceu um contrato a Madonna.

O sucesso de Madonna

Madonna - História, fama, músicas e sucesso da rainha do pop
Twitter

Então o single passou a fazer sucesso nas baladas do Estados Unidos. 3 anos depois a cantora gravou o seu primeiro álbum, intitulado com o seu próprio nome, Madonna. O álbum foi um sucesso assim que chegou às prateleiras, mas o maior estouro foi com o single Holiday.

E foi por causa do segundo single que Madonna foi convidada a participar do programa American Bandstand. Na época ele era muito conhecido por lançar novos sucessos musicais. Durante a entrevista, Madonna afirmou a Dick Clark, apresentador do programa, que sua intenção era conquistar o mundo.

Continua após a publicidade

E assim ela fez. Gradativamente, era possível perceber que até mesmo o estilo das jovens estava mudando, se adaptando ao padrão vanguardista da cantora. Em 1985 Madonna mostrou que realmente iria dominar o mundo com vários lançamentos em sequência.

Ela lançou o clipe de Material Girl, participou do filme Desperately Susan e esteve na trilha sonora de Vision Quest, filme em que também atuou. Aliás, por causa de Crazy for You, música presente no último filme, Madonna recebeu a sua primeira nomeação ao Grammy.

Like a Virgin

Madonna - História, fama, músicas e sucesso da rainha do pop
Enjoei

É claro que a música que realmente consagrou Madonna no mundo da música não poderia ficar de fora. Em 1984, Like a Virgin estourou, conquistando fãs e adeptas dos tops de renda e saias por cima de calças. Por outro lado, também despertou a raiva dos conservadores.

Estes afirmava que Madonna estava promovendo e apoiando o sexo fora e antes do casamento com suas músicas, apresentações e clipes provocantes. Aliás, é inesquecível a apresentação na premiação da MTV em que a cantora saíra de um grande bolo de casamento.

Continua após a publicidade

Contudo, para o azar dos conservadores, tudo isso apenas reforçou a imagem de Madonna e fez o disco Like a Virgin ter mais de 10 milhões de cópias vendidas apenas no Estados Unidos. O número chegou a 24 milhões no mundo inteiro.

Romance com Sean Penn

Madonna - História, fama, músicas e sucesso da rainha do pop
Madonna e Sean Penn – Theguardian

Durante as gravações de Material Girl Madonna conheceu Sean Penn, a química foi quase imediata. Em 16 de agosto de 1985, os dois se casaram em Malibu, na Califórnia. E sim, Madonna se casou no dia do seu aniversário de 27 anos.

Ao todo foram quatro anos de casamento. Apesar que, segundo as fofocas, Madonna falava sobre separação depois de dois anos e meio do casamento afirmando que o marido era abusivo. Em 1989 o casamento chegou ao fim. Mesmo não dando certo, o casal contracenou junto no filme Shanghai Surprise. Que foi um fracasso.

Novos recordes

Madonna - História, fama, músicas e sucesso da rainha do pop
Planocritico

Em 1986 o terceiro disco da cantora foi lançado. True Blue fez com que Madonna ficasse em primeiro lugar em 28 países, feito que até então era inalcansável. Mais do que isso, a cantora também saiu no Guiness Book como a artista mais famosa daquele ano.

Continua após a publicidade

Novamente, dessa vez com Papa Don’t Preach, Madonna atraia a ira dos religiosos, ao abordar no clipe temas como gravidez na adolescência, aborto e mãe solteira. No ano seguinte, em 1987, Madonna participou do filme Who’s That Girl, aumentando ainda mais sua fama pelo mundo.

E ainda mais importante, acabando com a imagem de mulher desesperada por dinheiro que precisou pousar nua – aos 21 anos a cantora pousou para a revista Penthouse de onde saiu as famosas fotos com pelos nas axilas. Quando questionada ela apenas afirmou que precisava do dinheiro oferecido.

Pepsi

Madonna - História, fama, músicas e sucesso da rainha do pop
Pinterest

Em 1989 Madonna entrou em uma campanha milionária para a Pepsi, lançando ao mesmo tempo a música Like a Prayer. Dessa vez suas façanhas receberam a atenção do Vaticano, que acabou repreendendo a cantora pelo uso de símbolos católicos de forma destrutiva – queimando cruzes e sexualizando santos.

A repercussão foi tamanha que a Pepsi começou a ser boicotada por religiosos e acabou rescindindo contrato com a cantora e tirando seus comerciais de circulação. Entretanto, nada disso parou Madonna. Ela encerrou os anos 80 no auge da fama, recebendo o título de Artista da Década pela MTV e a Billboard.

Continua após a publicidade

Madonna nos anos 1990

Madonna - História, fama, músicas e sucesso da rainha do pop
Mondomoda

Com Blonde Ambition Madonna seguiu provocando a sociedade. Coreografias sexualizadas chocavam a todos enquanto o sucesso da cantora crescia. Aliás, ela se aproveitava da publicidade e da visibilidade negativa para chamar cada vez mais atenção.

A música Justify my Love teve seu clipe censurado na MTV e a cantora se recusou a cortar suas cenas. Ela apenas esperou o clima melhorar para vender a versão original. Por fim Madonna lançou o livro Sex. E o tema era basicamente esse, suas fantasias sexuais de forma explícita e clara.

Novamente, mesmo com toda a mídia negativa, o livro se esgotou em poucas horas nas lojas. Além disso, ele serviu como um catalisador, abrindo a mentes dos outros em relação a liberdade sexual das mulheres.

Grammy, sucesso e uma mudança

Billboard

Em 1992 a cantora ganhou seu primeiro Grammy. Além disso, ela assinou contrato com uma nova gravadora, a Time Warner. Em seguida lançou a gravadora Maverick, responsável por ter acolhido famosos como Deftones, Alanis Morissette, Michelle Branch e Prodigy.

Continua após a publicidade

Em 1994 foi lançado o álbum Bedtime stories. Dele saiu o single Take a Bow, que ficou durante nove semanas consecutivas como a número um em todo os Estados Unidos. Aliás, vários consideram que essa música foi a que marcou o fim de uma era na longa carreira da cantora.

Contudo, ao estrelar o musical Evita e ter a sua primeira gravidez, Madonna teve, oficialmente, uma mudança em sua carreira. Devido ao seu papel no filme, a cantora ganhou o Globo de Ouro. Madonna teve sua filha, Lourdes Maria Ciccone, com o namorado Carlos Léon. Ela nasceu em outubro de 1996.

Após o nascimento da criança, a cantora fez questão de deixar claro que com Lourdes em sua história, suas decisões seriam tomadas baseadas apenas no futuro da filha. Portanto, a postura da cantora mudou tanto musicalmente como artisticamente.

Novo formato na carreira

Grammy

Mesmo com a mudança de estilo, Madonna recebeu 3 Grammys em 1998 pelo álbum Ray of Light. Novamente, em 2000 recebeu outro Grammy pelo single Beautiful Stranger. Ainda em 2000, a cantora engravidou novamente. Dessa vez de Guy Ritchie. Por fim, seu filho Rocco John Ritchie nasceu em agosto.

Continua após a publicidade

Durante a gravidez, Madonna também lançou o álbum Music, com uma nova identidade, agora era uma cowgirl. Enfim, segundo a cantora, ela era uma representação da nacionalidade de seu país. Finalmente, em 2001, ela volta às longas turnês com a Drowned World.

Madonna e o judaísmo

Vix

Também em 2001 a cantora começou a se interessar bastante pelo universo de Kabbalah, descendente do judaísmo. Inicialmente, sua ideia era dar um título hebraico ao novo álbum. Todavia a proposta não foi para frente e o álbum se chamou American Life.

Ainda em 2003 Madonna participou da série Will & Grace e lançou um novo livro. Entretanto, dessa vez ele era dirigido ao público infantil. Além disso ela começou a preparar um filme de comédia sobre sua própria vida. Contudo, pessoas próximas acabaram se preocupando com a ridicularização de alguns personagens.

Ainda sobre o judaísmo, a família da cantora é cristã, mas ela passou a demonstrar interesse em Kabbalah e seus ensinamentos, estudando e baseando sua vida nessa filosofia. Contudo, se questionada, Madonna afirma não se cristã e nem judía.

Continua após a publicidade

Músicas mais famosas de Madonna

Clipe de Like a prayer – Pinterest

Primeiramente, hit é o que não falta quando o assunto é a rainha do pop. Entretanto, aqui estão listadas as 15 músicas mais famosas da cantora.

  • Like a prayer
  • Like a virgin
  • La isla bonita
  • Hung up
  • Material girl
  • Vogue
  • Crazy for you
  • Papa don’t preach
  • Frozen
  • Live to tell
  • Express yoursef
  • Take a bow
  • Music
  • 4 minutes
  • E por fim, Medellín, o último sucesso da cantora

Os clipes mais vistos

Vamos novamente de lista. Então, quais são os clipes mais vistos de Madonna no Youtube? A gente te conta. Primeiramente tenha em mente: a lista abaixo foi feita em abril de 2019.

  • Bitch, I’m Madonna – 293.1 M

  • Hung up – 188.4 M

Continua após a publicidade
  • La isla bonita – 156.9 M

  • Vogue – 94 M

  • Papa don’t preach – 74.3 M

  • Like a prayer – 73.9 M

Continua após a publicidade
  • 4 minutes – 73.3 M

  • Give me all your luvin’ – 72.7 M

  • Give it 2 me – 69.6 M

  • Like a virgin – 58.7 M

Continua após a publicidade

Filmes com a participação de Madonna

Enfim, agora vamos seguir com a lista de filmes no qual a cantora apareceu como atriz. Aliás, durante sua carreira, Madonna também produziu alguns filmes, o último deles foi lançado em 2011.

Madonna em Shanghai Surprise – Pinterest

  • A Certain Sacrifice – 1985
  • Vision Quest – 1985
  • Desperately Seeking Susan – 1985
  • Shanghai Surprise – 1986
  • Who’s That Girl – 1987
  • Bloodhounds of Brodway – 1989
  • Dick Tracy – 1990
  • Shadows and Fog – 1991
  • A League of Their Own – 1992
  • Body of Evidence – 1993
  • Dangerous Game – 1993
  • Blue in the Face – 1995
  • Four Rooms – 1995
  • Girl 6 – 1996
  • Evita – 1996
  • The Next Best Thing – 2000
  • Swept Away – 2002
  • Die Another Day – 2002
  • E por fim, Arthur et les Minimoys – 2006

Então, gostou de saber mais sobre a rainha do pop? Em seguida leia:

Continua após a publicidade

Imagens: Theguardian, Enjoei, Twitter, Tenhomaisdiscosqueamigos, Aventurasnahistoria, Pipocamoderna, Jetss, Tvefamosos, Medium, Oglobo, Planocritico, Pinterest, Vix, Grammy, Pinterest, Billboard, Mondomoda e Pinterest

Fontes: Madonnaonline, Letras, Autobahn e Gauchazh

Próxima página »

Escolhidas para você