Curiosidades

20 curiosidades sobre o Batman que você precisa conhecer

Apesar de não ter superpoderes, Batman ocupa um lugar especial no mundo dos quadrinhos e super-heróis da DC Comics.

Batman apareceu pela primeira vez na edição de DC Comics de 27 de maio de 1939. A edição, no entanto, só chegou às bancas em 30 de março de 1939. O personagem foi criado pelo artista Bob Kane e pelo escritor Bill Finger. Desse modo, a primeira história do Batman foi intitulada ‘O Caso do Sindicato Químico’. Ficou curioso e quer saber tudo sobre ele? Pois veja todas as curiosidades sobre o Batman, a seguir.

História do Batman

Originalmente chamado de “Homem-Morcego”, o personagem também é conhecido por epítetos como “Vigilante de capa”, “Cavaleiro das trevas” e “O maior detetive do mundo”

Em um período de apenas um ano, Batman provou ser um personagem de sucesso e recebeu seu próprio título de quadrinhos solo em abril de 1940. Ademais, Bruce Wayne, um bilionário americano, playboy, filantropo e proprietário da Wayne Enterprises, é a identidade secreta de Batman.

Continua após a publicidade

Quando jovem, uma saída em família ao cinema terminou em tragédia para Wayne. Caminhando de volta para casa, Bruce, seu pai, Thomas, e sua mãe, Martha, acidentalmente se aventuraram no notório “Beco do Crime” de Gotham City e foram abordados por um assaltante.

Não satisfeito apenas em roubar a família rica, o bandido – cuja identidade “nunca foi determinada” – matou o Dr. Thomas e Martha Wayne antes de fugir para a escuridão. Enquanto ele se ajoelhava ao lado dos corpos de seus pais, Bruce jurou vingá-los.

Depois que a polícia chegou, Bruce foi consolado pela Dra. Leslie THompkins. O Dr. Thompkins e Alfred Pennyworth ajudaram a organizar as coisas para que o Serviço Social de Gotham não levasse Bruce aos cuidados. Desta forma, o Dr. Thompkins e Alfred permitiram que Bruce realizasse seu sonho de se tornar um justiceiro contra o crime.

20 curiosidades sobre o Batman

1. Fantasia original

Curiosidades sobre o Batman: 20 fatos incríveis sobre o Homem-Morcego

Continua após a publicidade

Batman estreou nas páginas da Detective Comics # 27 em 1939 vestindo uma fantasia um pouco diferente daquela em que ele luta contra o crime atualmente.

Como a maioria dos personagens de quadrinhos, ele passou por vários upgrades ao longo dos anos, mas a ideia básica de como o Batman deveria ser vem dessa primeira aparição. No entanto, as coisas poderiam ter sido muito diferentes para o Cavaleiro das Trevas.

Como você pode ver na imagem acima, a ideia original de Bob Kane para o traje do Batman era drasticamente diferente.

Vestido com uma roupa vermelha brilhante, ele teria cabelos loiros e uma máscara de dominó, enquanto não há nenhum sinal de qualquer tipo de logotipo em seu peito. Na verdade, a única coisa que faz essa versão do herói parecer o Batman que conhecemos é a capa.

Continua após a publicidade

2. Batman Drácula

Embora a maioria dos fãs do Batman acredite que ‘Batman’ de Tim Burton, lançado em 1990, foi o primeiro filme do Batman, entretanto não é verdade. O primeiro filme foi lançado em 1964, seu nome era ‘Batman Drácula’ e foi produzido por Andy Warhol.

3. Herói ou assassino?

Muitos fãs de quadrinhos ficaram chateados ao ver o Cavaleiro das Trevas usar sua força letal em Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Todavia, o material de origem retratou o herói como um assassino muito antes da DC estabelecer uma política de não matar.

Continua após a publicidade

Por um tempo, ele aceitou perfeitamente o uso de força letal, e o fez durante a maior parte dos anos 30, 40 e 50.

4. Cidade original do Batman

Curiosidades sobre o Batman: 20 fatos incríveis sobre o Homem-Morcego

Em muitos dos primeiros livros do Batman, as aventuras do justiceiro aconteceram na cidade de Nova York. Mais tarde, porém, os escritores Bob Kane e a equipe decidiram ter uma cidade fictícia e chamaram-na de Gotham City.

5. Batman é gay?

Continua após a publicidade

Há um rumor aparentemente sem fim de que o Cavaleiro das Trevas e o Garoto Maravilha são gays, mas acontece que havia uma razão muito real para as pessoas acreditarem genuinamente que esses dois eram mais do que apenas amigos.

As insinuações de que Bruce Wayne e seu companheiro tinham um relacionamento “questionável” vieram do Dr. Fredric Wertham, um terapeuta que estava convencido de que os quadrinhos estavam corrompendo as mentes dos jovens.

Com efeito, essa crença era o resultado de “indivíduos sexualmente desajustados” que o visitavam e que afirmavam ter lido o Batman nos quadrinhos fizeram com que eles tivessem sentimentos românticos pelo herói. É claro que tudo era um absurdo, mas é aí que as teorias sobre os dois personagens serem gays realmente se originaram.

6. Frank Sinatra era fã do herói

Curiosidades sobre o Batman: 20 fatos incríveis sobre o Homem-Morcego

Continua após a publicidade

Uma das curiosidades interessantes sobre o Batman é que o vilão mais famoso de suas histórias, ‘O Coringa‘, era tão popular que o cantor Frank Sinatra queria interpretar o papel na série de TV.

7. Robin não deveria ser parceiro do Batman

Robin foi inicialmente concebido para fazer apenas uma única aparição. Bob Kane queria que o herói tivesse um jovem companheiro, mas o editor do gibi na época era firmemente contra essa ideia, pois acreditava que Batman estava se saindo bem sozinho.

Kane se resignou a Robin ser um caso isolado até ver os números de vendas de Detective Comics # 38. Em suma, ela vendeu o dobro das edições anteriores e, como resultado, o jovem tornou-se parte regular da série.

Continua após a publicidade

8. Nomes verdadeiros

Curiosidades sobre o Batman: 20 fatos incríveis sobre o Homem-Morcego

Os fãs de Batman sabem que o nome verdadeiro de Batman é Bruce Wayne e Robin é Dick Grayson. Mas havia outros Robins também, como Tim Drake e Jason Todd. Além disso, o nome do bandido que matou os pais de Bruce era Joe Chill.

9. Críticas ao filme ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’

Atualmente, The Dark Knight Returns , de Frank Miller, é amplamente aclamado como uma das maiores histórias do Batman já contadas. É por isso que os fãs ficaram tão animados quando foi revelado que Batman vs Superman: Origem da Justiça seria baseado nele, mas você pode se surpreender ao saber que não foi tão bem recebido no lançamento.

Continua após a publicidade

Na verdade, o The New York Times, por exemplo, rejeitou-o em 1987 como “complicado, difícil de seguir e abarrotado de muito texto” e criticou que o “Batman e o Superman estavam grotescamente musculosos”.

Essa é apenas uma das muitas críticas negativas da época, e parece que esse é um daqueles quadrinhos que se tornaram mais apreciados com o passar do tempo.

10. Cidade real do Batman

Curiosidades sobre o Batman: 20 fatos incríveis sobre o Homem-Morcego

Na Turquia, há uma cidade real chamada Batman e o prefeito queria processar a Warner Bros pelo filme “O Cavaleiro das Trevas”, dizendo que era a causa de vários assassinatos não resolvidos.

Continua após a publicidade

11. Demorou dois anos para animar a capa do Batman no asilo de Arkham

Certamente, os videogames Arkham foram uma experiência alucinante, mas a enorme quantidade de trabalho que foram dedicados a eles ainda pode surpreendê-lo.

A qualidade da narrativa e da jogabilidade na série Rocksteady garantiu que eles se tornassem a referência para tudo o que um videogame de super-heróis deveria ser. Todavia, por trás dessa experiência havia muito trabalho e dedicação envolvidos.

Mais de 700 pessoas no total trabalharam em Batman: Asilo de Arkham, mas apenas um dos membros da equipe foi encarregado das animações para a capa.

Continua após a publicidade

O pobre rapaz passou sólidos dois anos trabalhando nisso e nada mais em um esforço para garantir que o Homem-Morcego parecesse o mais realista possível ao caminhar, correr e deslizar por este icônico local de Gotham City.

12. A dor de cabeça em Batman Begins

Christian Bale experimentou vários episódios de forte dor de cabeça e claustrofobia devido a fantasia Batsuit que ele usou em ‘Batman Begins’. Um novo Batsuit foi feito com as devidas alterações de 200 peças de náilon, fibra de vidro e borracha para que o ator pudesse ficar confortável.

13. A história do Batman evoluiu gradativamente

Curiosidades sobre o Batman: 20 fatos incríveis sobre o Homem-Morcego

Continua após a publicidade

Entre todos os heróis da DC Comics, Batman foi um pouco mais lento para ganhar todas as coisas que agora são sinônimos dele.

Gotham City, por exemplo, não foi apresentada até 1940, e o Bat-sinal não brilhou nos céus até dois anos depois, em 1942. A Batcave, entretanto, chegou particularmente tarde e não apareceu nos quadrinhos do Cavaleiro das Trevas até 1948.

Aliás, uma das maiores curiosidades sobre o Batman é que ele vivia num hangar num celeiro deserto. Portanto, apesar de ter sido introduzido na década de 1930, foram os anos 40 que indiscutivelmente ajudaram a tornar o Batman um ícone.

14. Bruce Wayne recebeu o nome de duas figuras históricas

Curiosidades sobre o Batman: 20 fatos incríveis sobre o Homem-Morcego

Continua após a publicidade

O patriota escocês Rei Bruce I da Escócia (que liderou as Guerras de Independência da Escócia) forneceu o primeiro nome do Homem-Morcego, enquanto o general-brigadeiro Anthony Wayne (um herói da Guerra Revolucionária Americana) é o responsável pelo sobrenome do Batman.

O nome obviamente não fez uma diferença significativa nas aventuras do herói ao longo dos anos, mas certamente ajuda a informar suas aventuras e motivações e fornece alguns insights interessantes sobre como seu criador inicialmente imaginou este heroi.

15. Edição mais cara dos quadrinhos do Batman

Outra das curiosidades sobre o Batman é que uma cópia de Detective Comics # 27 foi vendida por mais de 1 milhão de dólares em fevereiro de 2010, tornando-se um dos quadrinhos mais valiosos que existem. Aliás, é um dos apenas 5 quadrinhos que quebrou a barreira de um milhão de dólares.

Continua após a publicidade

16. Robo-Bat Gordon

O informante mais notável do Batman, ‘Jim Gordon’, ajudou o Batman em muitas edições desde sua chegada aos quadrinhos. Mas, uma vez que Gordon não tem poderes ou talentos como o Batman, em muitas edições ele costumava usar um traje de morcego robótico para ajudar o Batman, que é frequentemente referido comicamente como ‘Homem-bot’.

17. Batmóvel insano

Curiosidades sobre o Batman: 20 fatos incríveis sobre o Homem-Morcego

No manual do usuário do Batmóvel, é afirmado claramente que ele tem 10.000 cavalos de potência (HP). É como se os motores de 8 Bugatti Chiron se encaixassem em um carro que também com a força de um caminhão.

Continua após a publicidade

18. Damian Wayne

Curiosidades sobre o Batman: 20 fatos incríveis sobre o Homem-Morcego

Desde a ‘Detetive Comics # 38’, vimos Batman adotar órfãos adolescentes e treiná-los para serem seus ajudantes. Mas essa contagem finalmente parou em seu próprio filho biológico, ‘Damian Wayne’.  Além disso, ele também casou com Selina Kyle, a Mulher-Gato, e teve até uma filha ao qual batizou de Helena Kyle, a famosa Caçadora.

19. Cinto do Batman

Curiosidades sobre o Batman: 20 fatos incríveis sobre o Homem-Morcego

O cinto de utilidades do Homem-Morcego tem dez compartimentos que ele preenche com várias ferramentas, dependendo do tipo de oponente.

Continua após a publicidade

Entre os itens que Batman carrega em seu cinto estão batarangs, gás nocauteador, câmeras minúsculas, ganchos, robôs espiões e, sim, criptonita. Ou seja, uma das maiores curiosidades sobre o Batman é que ele possui o maior arsenal da história dos quadrinhos.

20. A Ciência do Batman

Curiosidades sobre o Batman: 20 fatos incríveis sobre o Homem-Morcego

Por fim, existe um curso real na Universidade de Victoria chamado ‘The Science of Batman’, no qual a gama extrema de adaptabilidade do corpo de um humano é explorada através da vida do Cavaleiro das Trevas.

Então, curtiu conhecer todas estas curiosidades sobre o Batman? Pois, veja também:

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você