Curiosidades

Curiosidades sobre o BBB – Fatos e histórias que valem a pena relembrar

Relembre aqui 20 curiosidades sobre o BBB. Um dos realities de maior sucesso no Brasil, e que, em sua vigésima edição, ainda dá o que falar.

Por Lucas Alves

-

Fã ou não, com toda a certeza você já deve saber algumas curiosidades sobre o BBB. Desde 2012, aproximadamente, 300 participantes já participaram do reality e, de fato, as polêmicas foram muitas. Desde duas edições em um mesmo ano, até muro que separava a casa, o Big Brother Brasil se tornou um grande sucesso.

Sendo inspirado no reality internacional, o BBB já teve grandes mudanças. Portanto, seja na decoração, ou em provas, já aconteceu de tudo dentro da casa mais vigiada do Brasil. O criador de reality foi o holandes John de Mol, em 1999, e a sua ideia se espalhou pelo mundo. A sua maneira, cada país criou a sua versão de Big Brother.

Poucos sabem, mas a inspiração do reality vem do livro “1984” de George Orwell. Em resumo, conta a história de um governo totalitário que o “grande irmão” vigia a população durante todo o tempo.

Sendo assim, o BBB se origina dessa história em que, até mesmo dentro de casa, as câmeras observam todos os acontecimentos e não deixam nada passar.

Portanto, vamos então relembrar 20 curiosidades sobre o BBB.

Curiosidades sobre o BBB

O começo do BBB

O Big Brother Brasil começou com um prêmio de R$ 500 mil e atraiu participantes, até então, anônimos, mas com muita vontade de viver aquela experiência e ganhar o dinheiro. No primeiro ano, em 2002, aconteceram duas edições do BBB. Primeiramente foi Kléber Bambam  o vencedor; já no BBB2 foi o Cowboy Rodrigo.

Primeira líder

Em segundo lugar nas curiosidades sobre o BBB, temos a primeira liderança da casa. Portanto, aqui temos o estrangeiro Serginho que foi o primeiro a ter a difícil missão de indicar algum participante para o paredão.

Paredão

Por incrível que pareça o termo paredão não foi criado pela produção do programa. A princípio essa denominação veio do participante do BBB1, Adriano Casto, para referir ao momento de berlinda que eles enfrentariam.

Primeiro paredão

O primeiro paredão foi formado por Caetano Zonaro e Helena Louro. Caetano foi o indicado do líder Serginho e eliminado com 55% dos votos do público.

Primeira briga

A princípio, não é novidade que a comida sempre causa muitas brigas dentro do Big Brother Brasil. E assim ela foi o motivo da primeira confusão dentro do programa. De fato, Cristina Mota e Bruno Saladini discutiram por causa de uma lata de leite condensado que o participante comeu tudo e não dividiu com os demais.

Participante mais novo x Participante mais velho

Curiosidades sobre o BBB - Fatos e histórias que valem a pena relembrar
Cenapop.uol

O BBB tem participantes de todas as faixas etárias e por lá isso não é motivo de exclusão. As participantes mais novas foram Elane Chaves (BBB3) e Juliana Brandão (BBB5), ambas com 18 anos na época. Já a mais velha foi Ieda Wobeto (BBB7) com 70 anos.

Recorde dentro do BBB

Curiosidades sobre o BBB - Fatos e histórias que valem a pena relembrar
Cena Pop

Em algumas edições do Big Brother Brasil, participantes das edições anteriores foram convidados a retornarem ao confinamento. Assim, a sister Natália Casassola participou do BBB8 e BBB13, totalizando 152 dias dentro da casa. Nas duas ela foi eliminada e não ganhou o prêmio final.

Desistência

Assim como Natália, Kléber Bambam também foi convidado a retornar à casa na edição do BBB13. No entanto, o ganhador do primeiro BBB bateu um novo recorde e desistiu do confinamento com apenas cinco dias dentro da casa.

Edredom

Curiosidades sobre o BBB - Fatos sobre esse programa de sucesso
Uol

As câmeras vigiam o tempo inteiro, então é impossível ter algum momento de intimidade dentro da casa. Mas nem por isso os participantes deixaram de aproveitar. O famoso edredom movimentou algumas edições com momentos íntimos. Os primeiros a “inventarem” esse esconderijo foram o Bambam e a Xaiane.

Participante vegana

A casa sempre tem participantes com diferentes estilos de vida. No entanto, por incrível que pareça, apenas na edição de 2019 que entrou a primeira participante vegana. Hanna deixou a casa já no terceiro paredão e, por isso, o público não conheceu mais sobre essa opção alimentar.

Mais indicados ao paredão

Curiosidades sobre o BBB - Fatos e histórias que valem a pena relembrar

Certamente, no programa alguns participantes ficaram famosos não por ganhar o prêmio, mas sim por serem recordistas de paredão. Eles foram Ana Carolina Madeira (BBB9) e Marcelo Zagonel (BBB14). Estiveram no paredão sete vezes e foram eliminados pelos vencedores das edições.

Sem indicação ao paredão

Fato inédito e uma das curiosidades sobre o BBB é não ser indicado ao paredão. Assim apenas quatro participantes chegaram a final sem participar da berlinda. Eles são: Maria Cláudia (BBB16), Mariana Felício (BBB6), Kadu Parga (BBB10) e André Gabeh (BBB1).

Prova de resistência

Entre as curiosidades sobre o BBB, temos essa que foi a prova de resistência mais longa da história do programa. As provas de resistência testam de verdade a vontade de cada participante em conquistar a liderança e ganhar o prêmio da competição. Assim fez os participantes Kaysar e Ana Clara (BBB18) irem até o final da disputa pela liderança.

O tempo de prova já estava no limite quando a produção do programa declarou empate. Decisão essa para preservar a saúde de ambos.

Disputa acirrada

Certamente, quem chega ao final do programa já é merecedor do prêmio e cabe ao público decidir quem vale levar a maior grana. No fim sempre tem o mais preferido pelo público, mas na oitava edição do BBB essa disputa foi acirradíssima. Rafinha ganhou com 50,15%  e em segundo lugar ficou a sister Gyselle.

Número de participantes

Até o BBB19, 296 participantes já entraram na casa do reality.

Final pouco disputada

Essa daqui já foi uma final bem diferente. Por incrível que parece no BBB12 o ganhador foi Fael Cordeiro com 92% dos votos. O segundo lugar ficou para Fabiana que não conseguiu conquistar o público.

Votação recorde

Até então, o paredão que teve maior público votando foi o do BBB19 com Paula, Elana e Carol Peixinho. Ultrapassou os 202 milhões de votos.

Big Fone

O temeroso Big Fone entrou em ação apenas na oitava edição do BBB. Alguns participantes gostaram da ideia e faziam plantão para atender. Mas nem sempre tinham boas notícias, afinal o big fone poderia ser: paredão direto, indicação para o paredão, presentes e surpresas ruins.

Muro

Apenas três edições do Big Brother Brasil tiveram muro para separar os participantes: BBB9, BBB17 e BBB20. Após alguns dia de confinamento o muro cai e os participantes se encontram.

Quarto branco

Primeiramente o temido quarto branco surgiu na 9ª edição do BBB. Ele surgiu logo após um participante atender o big fone e escolher mais dois companheiros. Os três primeiros a irem para o quarto branco foram Newton, Ralf e Léo, sendo que o último desistiu do jogo por não aguentar viver isolado no quarto branco. O quarto branco surgiu novamente em 2010 com a participação de Angélica, Cacau e Serginho.

E aí, curtiu essa matéria? Dê uma olhada nessa a seguir: Participantes do BBB 20 – Quem são? Quem está na Casa de Vidro?

Fontes: GShow; MSN; Olhar Conceito.

Imagem de Destaque: Jornal Brasília.

Próxima página »

Escolhidas para você