O beija-flor é uma ave da subfamília dos troquilinos, incluída no gênero dos apodiformes. Ao todo, incluem mais de 320 espécies conhecidas no mundo todo, especialmente em países de climas tropicais e subtropicais.
Apesar de ser sua origem na América Central, atualmente é possível encontrar espécies em várias outras partes do mundo. Entre os países em que o beija-flor é muito comum, estão Brasil e Equador, por exemplo.
Este texto apresenta uma série de curiosidades sobre o beija-flor, desde características físicas singulares, até fatos sobre seu comportamento.
Curiosidades sobre o beija-flor
Curiosidades gerais
- Além de beija-flor, as aves da espécies também são conhecidas por outros nomes, incluindo colibri, guainumbi, cuitelo, pica-flor, chupa-flor, ariramba e zuzune. Um destaque entre as curiosidades sobre os nomes do beija-flor é que este último tem inspiração no zunido que as asas do animal fazem durante o voo.
- Ainda que seja nativo de terras tropicais, o beija-flor pode viver em climas extremos, incluindo regiões da Terra do Fogo, na Argentina, e Alasca, nos EUA.
- Essas aves são tão pequenas que seu coração chega a pesar 5% do total de seu peso corporal. Em comparação, em humanos essa proporção não passa de 0,5%.
Características
- A espécie colibri-abelha-cubano (Mellisuga helenae) mede apenas 5,5 cm, em média, sendo a menor ave do mundo.
- É também entre animais da espécie que está a única ave com bico maior do que o próprio corpo. O beija-flor-bico-de-espada (Ensifera ensifera).
- Por ser pequena, os beija-flores também botam os menores ovos entre todas as espécies de aves.
- A expectativa de vida média de um beija-flor varia entre 3 e 5 anos, mas existem registros de uma ave que viveu por mais de 12 anos.
Penas do beija-flor
- As penas do beija-flor podem variar de tons, mas verde é o mais comum de todos. Além disso, em machos é comum perceber uma mancha em tons de violeta ou azul nas proximidades do olho e da orelha.
- Já as fêmeas, por outro lado, possuem manchas menores e levantam as penas quando estão excitadas. Dessa maneira, podem aparentar serem mais brilhantes.
- As cores cintilantes dos beija-flores não vêm da pigmentação natural de suas penas. Na verdade, elas surgem do fenômeno da iridescência, que faz com que o espectro de cores do arco-íris seja refletido numa superfície. Ou seja, como depende da incidência da luz, fatores como umidade do ambiente e ângulo de observação podem alterar a percepção de cor do animal.
Voo do beija-flor
- Enquanto se movimenta para cima e para baixo, o beija-flor pode fazer essa alternância em até 70 vezes por segundo.
- Durante o voo, essas aves podem bater as asas em até 200 vezes por segundo, com o coração acelerado pulsando em até 1,2 mil vezes por minuto para garantir essa velocidade.
- Quando o assunto é velocidade, um beija-flor pode atingir até 70 km/h durante um voo, podendo se deslocar em qualquer direção, incluindo de ponta-cabeça.
- Em épocas de migração, os grupos de beija-flores conseguem voar por até 20 horas sem interrupção.
- A velocidade dos batimentos cardíacos e do metabolismo da ave é o que permite as características singulares de voo. Entretanto, há outras características importantes, como alimentação especial e ossos fundidos e alongados nas asas.
Alimentação
- Para garantir o funcionamento do corpo, um beija-flor passa praticamente o dia todo se alimentando. Sendo assim, se alimentam uma vez a cada 10 ou 15 minutos.
- Na hora de buscar comida, essas aves são muito territoriais e competitivas. Por causa disso, especialistas classificam os beija-flores como aves antissociais.
- Num mesmo dia, um único beija-flor pode visitar de mil a 2 flores em busca de alimento, já que seus corpos digerem o néctar com muita rapidez.
Beija-flor e néctar
- O néctar é o principal alimento dos beija-flores, uma vez que é rico em açúcar. Mas eles também consomem pequenos insetos, a fim de obter doses de proteínas.
- Mesmo consumindo praticamente metade do próprio peso corporal em um dia, um beija-flor não costuma pesar mais do que uma moeda comum.
- Assim como essas aves precisam das flores para garantir seu alimento, as flores também precisam delas. Isso porque os beija-flores ajudam na polinização das flores, garantindo sua reprodução e sobrevivência.
Outras curiosidades
- A língua e o bico das aves são adaptadas para o consumo de alimentos dentro das flores. Para isso a língua possui um formato de W que ajuda a drenar o néctar, com a ajuda do bico que garante a imersão profunda nas plantas.
- A fim de conservar energia, um beija-flor pode entrar num estado de torpor quando há quedas de temperaturas. Além de comum nos meses mais frios, ele pode acontecer todas as noites, para algumas espécies.
Fontes: Mega Curioso, Site de Curiosidades, Petz
Imagens: BioDiversity4All