Ciência & Tecnologia

Ossos do corpo humano, quantos são e para que servem?

Você tem ideia de quantos são os ossos do corpo humano? E qual a função deles? Qual é o maior e o menor de seus ossos? A gente responde suas dúvidas.

Já parou para pensar em quantos ossos existem no seu corpo? Segundo a Ciência, ao todo, são exatamente 206 ossos do corpo humano.

O mais curioso, no entanto, é que um bebê recém nascido possui aproximadamente 300 ossos. Basicamente, o que acontece é que durante o crescimento, o corpo da criança acaba fazendo com que alguns desses ossinhos se fundam uns aos outros.

E, são exatamente o ossos da região da cabeça do bebê se acabam se unindo com o passar do tempo. Esses osso são chamados de fontanelas ou “moleiras” e ficam exatamente no poto da cabeça dos recém-nascidos, onde é mole.

Para que serve os ossos do corpo humano? Quantos temos? Saiba mais

De forma geral, as crianças nascem assim para facilitar a passagem do bebê pela vagina, na hora do nascimento.

Para que servem os ossos do corpo humano?

Os ossos do corpo humano, basicamente, nos permitem movimento. Sem eles, os músculos não teriam no que se apoiar.

Continua após a publicidade

Essa é o motivo pelo qual temos uma coluna vertebral, aliás.  Ela dá estabilidade e estrutura para nosso corpo, para que possamos ficar em pé, sentar ou caminhar.

Por outro lado, em outras regiões, os ossos do corpo humano têm a função de proteger os órgãos mais delicados. Por exemplo, o crânio é uma verdadeira caixa de proteção para o cérebro.

Para que serve os ossos do corpo humano? Quantos temos? Saiba mais

Porém, a parte mais interessante disso tudo é que os ossos do corpo humano estão vivos. Isso, mesmo, eles contam com células que precisam de sangue para funcionar e se curar.

Sendo assim, a medula óssea estando no centro dos ossos, cria glóbulos brancos e vermelhos. Esses, por sua vez, estão presentes em nosso sangue, que irriga e oxigena nossos membros e órgãos vitais.

Esqueleto Humano

O conjunto de ossos do nosso corpo formam o esqueleto humano, os quais são divididos em dois: esqueleto axial e esqueleto apendicular. Basicamente, eles são unidos pela cintura pélvica e pela escapular.

Continua após a publicidade

O esqueleto axial, aliás, é a estrutura central de nosso corpo. Ele é composto pela cabeça, pelo pescoço e o pelo tronco. Por outro lado, o esqueleto apendicular é formado pelos membros superiores e inferiores.

Divisão dos ossos do corpo humano

Ossos da cabeça (crânio e face)

A cabeça é formada por 22 ossos, sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).

Para que serve os ossos do corpo humano? Quantos temos? Saiba mais

Ossos do pescoço

O pescoço é formado por 1 osso, o hioide.

Ossos do ouvido

O ouvido é formado por 6 ossos: 2 bigorna, 2 martelo e 2 estribo.

Uma curiosidade interessante é que o menor osso do corpo humano é o estribo. Resumidamente, ele está localizado no ouvido médio e mede 0,25 centímetros. E, ainda mais curioso, é que o único osso do corpo humano completamente desenvolvido quando nascemos é o do ouvido.

Continua após a publicidade

Ossos do tórax (costelas, vértebras, esterno)

O Tórax é formado por 44 ossos, sendo 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.

Para que serve os ossos do corpo humano? Quantos temos? Saiba mais

Ossos do abdômen (vértebras lombares, sacro, cóccix)

O abdômen é formado por 7 ossos, sendo 5 vértebras lombares, 1 sacro e 1 cóccix.

Ossos dos membros inferiores (cintura pélvica, coxa, joelho, perna e pé)

Os membros inferiores são formados por 62 ossos: 2 na cintura pélvica, 8 nas pernas (2 fêmur, 2 patelas, 2 tíbias, 2 fíbulas).

Nos pés são 52 ossos: ossos do tornozelo, calcâneo, tálus, navicular, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio, cuneiforme lateral, cuboide, metatarsais, falanges proximais, falanges médias, falanges distais.

Curiosamente, o fêmur, localizado na coxa, é o maior osso do corpo humano e também o mais forte. Inclusive, ele mede aproximadamente um quarto da sua altura.

Continua após a publicidade

Para que serve os ossos do corpo humano? Quantos temos? Saiba mais

Ossos dos membros superiores (cintura escapular, braço, antebraço e mão)

Os membros superiores são formados por 64 ossos, denotando 4 na cintura escapular (2 clavículas e 2 omoplatas) e 6 nos braços (2 úmeros, 2 ulna, 2 rádio).

Nas mãos são 54 ossos: Escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato, hamato, metacárpicos, falange proximal, falange média, falange distal.

Ao todo, aproximadamente 106 ossos pertencem às mãos e pés.

Curiosidades sobre os ossos do corpo humano

Para que serve os ossos do corpo humano? Quantos temos? Saiba mais

– Os humanos possuem o mesmo número de ossos no pescoço que as girafas.

Continua após a publicidade

– O osso que mais se rompe é a clavícula.

– Existem mais de 230 articulações moveis e semimóveis no corpo.

– Os ossos representam 14% do nosso peso.

– Os ossos são duros por fora, mas macios por dentro.

– O esmalte dos ossos é a substância mais dura do corpo.

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre assuntos como esse? Confira então: 13 segredos bizarros sobre o corpo humano

Continua após a publicidade

Fontes: Toda matéria, Vix

Imagens: Toda matéria, Vix, Anatofisio, Stoodi, Fcnotícias, Desk Gram, eHow, Vou Passar, Top Imagens, Estúdio Prático, DepositPhotos, Pixabay

Próxima página »

Escolhidas para você