Curiosidades sobre o mundo da tecnologia ajudam a explicar a origem, o passado e segredos sobre alguns dos objetos que fazem parte da nossa rotina. Você, por exemplo, tem noção de como surgiu o computador ou o primeiro site da internet?
Apesar de estar presente em praticamente todas as tarefas que fazemos, a tecnologia nem sempre é motivo de questionamento. Dessa maneira, estamos o tempo todo cercado de computadores e celulares conectados à internet, sem nem mesmo saber nada sobre sua história.
Pensando nisso, listamos uma série de curiosidades sobre tecnologia que vão te revelar – ou relembrar – alguns fatos interessantes.
16 curiosidades sobre tecnologia pela história
A primeira foto do mundo foi capturada ao longo de 8h
Com a ajuda de um celular, tirar uma foto não demora muito mais do que alguns segundos, mas nem sempre foi assim. A primeira fotografia do mundo, feita em Le Gras, França, em 1826, precisou de oito horas de exposição à luz para ser formado. A evolução da tecnologia, entretanto, foi rápida. Cerca de dez anos depois, já era possível aguardar “apenas” 15 minutos para uma foto.
O e-mail foi criado antes da internet
Por mais esquisito que possa parecer, o envio de mensagens eletrônicas surgiu antes da rede mundial de computadores. O sistema de tecnologia de mensagens eletrônicas se chamava Mailbox e só podia ser acessado em uma única máquina. Sendo assim, os usuários deixavam mensagens no computador, mas elas só seriam lidas se o destinatária fizesse login na mesma máquina.
A primeira página da internet continua online
A primeira página da internet foi colocada no ar em 6 de agosto de 1991, pelo cientista da computação Tim Berners-Lee. A página contava com links que explicavam a própria internet, como por exemplo detalhes de protocolos de tecnologia, lista de pessoas envolvidas no projeto e sumário do desenvolvimento. Ela continua disponível no seu endereço original como foi ao ar, ou seja, sem imagens cores ou recursos de tecnologia mais atuais.
Ogivas nucleares ficaram protegidas por anos com a senha 00000000
Frequentemente, serviços de proteção de dados relembram a importância de criação e manutenção de senhas seguras, mas nem mesmo organizações que lidam com conhecimento sigiloso parecem se preocupar com isso. Durante 20 anos, o sistema de lançamento de ogivas nuclearas dos EUA foi protegido pela senha 00000000. Além disso, a senha estava anotada num pedaço de papel guardado entre outros documentos.
A palavra robô se relaciona com trabalho forçado
A palavra robô foi utilizada pela primeira vez em 1920, na peça teatral Rossum’s Universal Robots, escrita pelo jornalista e filósofo tcheco Karel Capek. No texto, o autor utilizava o termo “roboti” para se referir a trabalhadores em massa, sem alma ou sentimentos, sem ligação com tecnologia. De acordo com historiadores, a mensagem era de crítica aos sistemas de trabalho forçado comuns na Europa Central do período.
O mascote do Mozilla Firefox não é uma raposa
Em inglês, a palavra fox quer dizer raposa, mas isso não significa que o nome do navegador foi inspirado no animal. Na verdade, trata-se de um panda vermelho, mamífero com pelos vermelhos por todo o corpo. No entanto, o designer que fez a logo não utilizou referências do animal verdadeiro, o que ajudou a criar a confusão entre espécies.
Empresas de tecnologia testam vários produtos na Nova Zelândia
Alguns desenvolvedores de softwares e aplicativos costumam testar produtos e serviços na Nova Zelândia. Isso porque os habitantes do país tem estilo de vida que se aproxima dos países ocidentais, além de falarem inglês e estarem isolados o suficiente para prevenir vazamentos. Empresas como Yahoo, Facebook e Microsoft, por exemplo, já fizeram testes no país.
O uso de celulares no bolso desenvolveu uma síndrome de vibração fantasma
De acordo com pesquisadores da área de tecnologia, o hábito de manter o celular fez com que as pessoas passassem a percebê-lo como uma extensão do corpo. Dessa maneira, espasmos musculares ou movimentos da roupa, por exemplo, podem ser percebidos como a vibração do aparelho. Isso acontece mesmo em casos em que o celular não está no bolso.
O Facebook paga para quem encontra erros no site ou aplicativo
Essa é uma das curiosidades sobre tecnologia para quem quer lucrar. Caso um usuário descubra problemas de vulnerabilidade nos sistemas do Facebook, pode receber uma gratificação da empresa. Os valores começam a partir de US$ 500 e podem ser ampliados, dependendo do risco e do impacto da falha. No entanto, ele também precisa cumprir alguns acordos, como não explorar a falha descoberta. Além do próprio Facebook, outros serviços da empresa também entram na política, incluindo WhatsApp e Instagram.
Em 1956, um HD de 5 Mb pesava uma tonelada
O primeiro computador a contar com um disco rígido, ou HD (do inglês hard disk), parecido com os atuais foi lançado em 1956. Na época, a máquina da IBM apresentou uma grande inovação de tecnologia de armazenamento, com um disco de capacidade de 5 Mb. O equipamento pesava mais de uma tonelada e podia ser alugado pelo custo de US$ 3,2 mil por mês.
O computador foi inventado duas vezes
A invenção do computador pode ter surgido em dois momentos diferentes, dependendo do critério. Quando se fala de projetos de máquinas analíticas, ele foi inventado pelo britânico Charles Babbage. A partir da utilização de cartões perfurados, seria possível inserir dados e programas na máquina, que nunca foi concluída. Mais tarde, seus estudos serviram de base para os trabalhos de outros pesquisadores, incluindo o húngaro John Von Neumann e o britânico Alan Turing.
A programação foi inventada por uma mulher
A britânica Augusta Ada King foi responsável por escrever um algoritmo, inspirada pela máquina de Baggage. A matemática e escritora encontrou os números de Bernoulli, utilizados no princípio matemático que traça a relação de velocidade de um fluido com pressão.
Os computadores já foram vendidos em bancas de jornal
O primeiro computador doméstico foi lançado em 1975, a partir da CPU Intel 8080. O modelo Altair 8800 era vendido na revista Popular Electronics, com pelas soltas para que o próprio comprador pudesse montá-lo em casa.
O primeiro computador brasileiro foi chamado Zezinho
No campo das curiosidades sobre tecnologia no Brasil, tempos a computador Zezinho, desenvolvido em 1961. A máquina foi desenvolvida como trabalho de conclusão de curso de quatro alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mas foi contestada em uma polêmica. Isso porque a Escola Politécnica da USP defendia que tinha produzido uma máquina antes. No entanto, o projeto da USP só passou a funcionar 11 anos depois do Zezinho.
O primeiro longa-metragem 100% digital foi feito no Brasil
Quando se fala em produções digitais no cinema, o nome de Toy Story é o mais lembrado, mas a história real passa pelo Brasil um pouco antes. Isso porque o filme Cassiopéia foi começou a ser produzido em 1992. Além disso, o filme brasileiro foi totalmente produzido em computação gráfica, enquanto o filme da Pixar usou moldes reais para criar os personagens.
O nome SPAM tem algumas origens diferentes
O termo SPAM refere-se a mensagens enviadas em massa, mas acabou ganhando um sentido negativo com o tempo. A própria sigla também possui as duas interpretações já que pode significar tanto “Sending and Posting Advertisement in Mass” (enviando e postando anúncios em massa) ou “Stupid Pointless Annoying Messages” (mensagens estúpidas inúteis e irritantes).
Fontes: Meu Positivo, Tech Tudo, TM Juntos, Soitic, Idocode
Imagens: My Modern Met, Microsoft, thai tech, Consumer Affairs, EDN, Be Trybe, Euston, meiobit, AEITA, Blog Cine, on flag, Quantmetry, iStock, NewScientist, Trendy Tech Buzz, treasury today