Curiosidades

Personalidades importantes – 40 figuras mais influentes da história

Conheça as principais figuras históricas, homens e mulheres interessantes que deixaram sua marca na história da humanidade.

Por Adelina Lima

Quer fossem cientistas, políticos, artistas ou líderes religiosos, todas essas pessoas influentes e importantes tinham algo em comum e marcaram a história. Acima de tudo, esses homens e mulheres tinham uma visão e um desejo profundo de transformar o mundo ao seu redor. Ou seja, eles eram rebeldes dispostos a contestar as normas e tradições estabelecidas.

Todavia, é preciso muita coragem para apresentar ideias que não são aceitas ou compreendidas, e esses ícones históricos arriscaram tudo para ajudar o progresso da sociedade.

Finalmente, neste artigo listamos as 45 pessoas mais influentes de todos os tempos e como suas contribuições marcaram a história.

Homens mais importantes da história (personalidades masculinas)

1. Jesus Cristo

45 personalidades mais importantes e influentes de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Inicialmente, de acordo com a história bíblica, Jesus, também conhecido como Jesus de Nazaré, encabeça a lista. Ele é considerado a figura central do Cristianismo. O cristianismo considera Jesus como o Messias esperado do Antigo Testamento e se refere a ele como Jesus Cristo. Portanto, Jesus é a pessoa mais influente do mundo.

2. Albert Einstein

Fonte: Pinterest

Albert Einstein foi um astrofísico nascido na Alemanha. Neste sentido, seu trabalho também é conhecido por sua influência na filosofia da ciência. Einstein recebeu o prêmio Nobel de Física de 1921 por seus “serviços à física teórica”. Por este motivo, ele é considerado uma das pessoas mais influentes do mundo.

3. Isaac Newton

Fonte: Pinterest

Isaac Newton foi um físico e matemático inglês. Dessa maneira, Newton é mais conhecido por ser um dos cientistas mais influentes de todos os tempos e como uma figura chave na revolução científica.

4. Leonardo da Vinci

Fonte: Pinterest

Leonardo di ser Piero da Vinci foi um pintor, polímata, escultor, bem como músico, matemático, inventor, engenheiro e botânico italiano. A propósito, Da Vinci é considerado um dos maiores pintores da história. Por isso, esse verdadeiro gênio, e por vezes descrito como o arquétipo do Homem da Renascença e uma das pessoas mais influentes da história.

5. Aristóteles

Fonte: Pinterest

Aristóteles foi um filósofo e cientista grego. Ele nasceu na cidade macedônia de Stagira, e permaneceu na Academia até completar 37 anos. Nesse sentido, seus escritos cobrem muitos assuntos, incluindo biologia, lógica, ética, bem como poesia, teatro, música e muito mais. Além disso, ele é pedra fundamental da nossa sociedade contemporânea.

6. Galileu Galilei

Fonte: Pinterest

Galileu Galilei foi um matemático, físico, bem como engenheiro, astrônomo e filósofo italiano. Decerto, suas realizações incluem melhorias no telescópio e consequentes observações astronômicas e, ao mesmo tempo, suporte para o copernicanismo. Por este motivo, suas contribuições para a ciência o tornaram um dos pesquisadores mais influentes de todos os tempos.

7. Charles Darwin

Fonte: Pinterest

Charles Darwin foi um naturalista e geólogo inglês. Para esclarecer, Darwin é mais conhecido por sua teoria da evolução, que o tornou um dos cientistas mais importantes da história. Ademais, ele estabeleceu que todas as espécies de vida descendem ao longo do tempo de ancestrais comuns. Desse modo, em uma publicação com Alfred Russel Wallace, eles apresentaram sua teoria científica de que esse padrão de ramificação da evolução resultou de um processo que ele chamou de seleção natural.

8. Johannes Gutenberg

Fonte: Pinterest

Johannes Gutenberg foi um ferreiro, ourives, impressor e editor alemão que introduziu a impressão na Europa. Dessa forma, a invenção de Gutenberg da impressão de tipos móveis mecânicos deu início à Revolução da Impressão. Além disso, este feito é amplamente considerado o evento mais importante do período moderno.

9. Napoleão Bonaparte

45 personalidades mais importantes e influentes de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Napoleão Bonaparte foi um líder militar e político francês que ganhou na história devido à sua atuação na Revolução Francesa. Bonaparte foi imperador dos franceses de 1804 a 1814. Como resultado, ele dominou os assuntos europeus por quase duas décadas enquanto liderava a França contra uma série de coalizões.

10. Martinho Lutero

Fonte: Pinterest

Martinho Lutero foi um frade alemão, padre e professor de teologia. No entanto, apesar de ser padre, ele ficou conhecido como a figura central da Reforma Protestante. Por outro lado, ele passou a rejeitar vários ensinamentos e práticas da Igreja Católica Romana. Lutero contestou a afirmação de que a liberdade da punição de Deus pelo pecado poderia ser comprada com dinheiro.

11. Karl Marx

Fonte: Pinterest

Karl Marx foi um filósofo, economista, sociólogo, jornalista e socialista alemão. Dessa maneira, seu trabalho em economia lançou a base para grande parte da compreensão atual do trabalho e sua relação com o capital. Durante a vida, ele publicou vários livros durante sua vida. Posteriormente, ele estudou nas Universidades de Bonn e Berlim, onde se interessou pelas ideias filosóficas dos Jovens Hegelianos.

12. Júlio César

Fonte: Pinterest

Gaius Julias Caesar foi um general romano, estadista, cônsul, bem como, um notável autor da prosa latina. César desempenhou um papel crítico nos eventos que levaram ao fim da República Romana. César, Crasso e Pompeu formaram uma aliança política que dominaria a política romana por vários anos.

13. Gautama Buddha

Fonte: Pinterest

Gautama Buddha, também conhecido como Siddhārtha Gautama ou simplesmente ‘O Buda’, foi um sábio em cujos ensinamentos o budismo foi fundado. Para esclarecer, Buda viveu e ensinou principalmente no leste da Índia entre os séculos VI e IV. O nome ‘Buda’ significa “o desperto” ou “o iluminado”.

14. Adolf Hitler

Fonte: Pinterest

Adolf Hitler era um político alemão que era o líder do Partido Nazista. Hitler foi o Führer da Alemanha nazista de 1934 a 1945. Hitler não era apenas uma pessoa má, mas também estava no centro da Segunda Guerra Mundial na Europa. Nesse ínterim, ele estava manipulando o exército e tinha controle sobre o povo alemão de 1933 a 1945.

15. George Washington

Fonte: Pinterest

George Washington foi o primeiro presidente dos Estados Unidos. Ele também foi um dos fundadores dos Estados Unidos e presidiu a convenção que redigiu a Constituição dos Estados Unidos, que substituiu os Artigos da Confederação.

16. Abraham Lincoln

45 personalidades mais importantes e influentes de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos. A saber, ele liderou os Estados Unidos e sua maior crise moral, constitucional e política. Lincoln preservou a União e fortaleceu o governo federal.

17. Mahatma Gandhi

Fonte: Pinterest

Mohandas Karamchand Gandhi foi o líder proeminente de um movimento de independência indiana na Índia governada pelos britânicos. A saber, ele conduziu a Índia à independência e inspirou movimentos pelos direitos civis e pela liberdade em todo o mundo. Por este motivo, Gandhi inspirou pessoas em todo o mundo devido a seu exemplo de fé e motivação.

18. Sócrates

Fonte: Pinterest

Sócrates foi um filósofo grego e um dos fundadores da filosofia ocidental, e inclusive, ajudou alunos como Platão e Xenofonte. Entre outras obras, os diálogos de Platão são um dos relatos mais abrangentes de Sócrates desde a antiguidade.

19. Martin Luther King Jr

Fonte: Pinterest

Martin Luther King, Jr. foi um ministro batista americano e ativista que foi o líder do Movimento dos Direitos Civis. King Jr. é mais conhecido, sobretudo, por seu papel no avanço dos direitos civis usando a desobediência civil não violenta com base em suas crenças cristãs.

20. William Shakespeare

Fonte: Pinterest

William Shakespeare foi um poeta, dramaturgo e ator inglês. Ele é considerado um dos maiores escritores da língua inglesa e o dramaturgo mais proeminente do mundo. Shakespeare é frequentemente chamado de poeta nacional da Inglaterra e o “Bardo de Avon”.

Mulheres mais importantes da história (personalidades femininas)

21. Marie Curie

Fonte: Pinterest

Marie Curie é conhecida como a cientista celebridade por sua contribuição à pesquisa do câncer. Ela foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel em 1903 por sua pesquisa em radioatividade. Por conseguinte, Curie ganhou um segundo Prêmio Nobel de Química em 1911. Até hoje, surpreendentemente ela é a única pessoa a ter ganhado dois Nobel em duas ciências diferentes e uma das mulheres mais famosas da história mundial. Por fim, sua contribuição para a pesquisa sobre o câncer custou sua própria vida, mas o legado de Marie vive até hoje. Por este motivo, ela é considerada uma das personalidades mais importantes de todos os tempos.

22. Ada Lovelace

Fonte: Pinterest

Ada é a primeira programadora de computadores. Com efeito, seu interesse por ciências e matemática desafiava as expectativas de classe e gênero da época. Por isso, Ada é uma figura feminina influente não apenas porque foi uma mulher que se destacou durante um período em que os homens dominavam os campos da ciência e da matemática, mas também porque ela tinha uma visão única e perspicaz do potencial dos computadores. Inegavelmente, ela é considerada uma das personalidades mais importantes da história.

23. Mary Wollstonecraft

Fonte: Pinterest

Mary Wollstonecraft foi uma das filósofas feministas fundadoras , uma escritora inglesa e uma defensora dos direitos das mulheres. Até os dias de hoje, as feministas costumam citar seu trabalho como uma influência importante. Em suma, seu livro A Vindication of the Rights of Woman (Uma Reivindicação pelos Direitos da Mulher) é a base do feminismo moderno que defende a igualdade das mulheres aos homens. Por isso, ela é considerada uma das personalidades mais importantes da história.

24. Virginia Woolf

Fonte: Pinterest

De acordo com Virgínia Woolf “uma mulher deve ter dinheiro e um quarto próprio para escrever ficção”. Além de ser uma grande autora, Virginia também foi uma das fundadoras do influente conjunto literário do Grupo Bloomsbury. A propósito, Virginia era fã do trabalho de Mary Wollstonecraft e, assim como Mary, ela também se tornou uma feminista inspiradora. Igualmente a Mary, ela foi um dos temas centrais do movimento de crítica feminista dos anos 1970 e seus trabalhos têm sido desde então, grandes fontes de inspiração. Por isso, ela é considerada uma das personalidades mais importantes da história.

25. Rainha Vitória

45 personalidades mais importantes e influentes de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Uma das monarcas mais icônicas do Reino Unido é a Rainha Vitória. Ela foi coroada em 1837 e previu a nação e seu império por um período notável. Ela governou por 6 décadas testemunhando mudanças sociais, tecnológicas e econômicas ao longo da história. A rainha Vitória foi a imperatriz do maior império do mundo, e seu nome denota uma era inteira da história britânica. Ainda hoje, século após sua morte, ela é retratada em inúmeros filmes e séries de TV, por exemplo. Portanto, ela é considerada uma das personalidades mais importantes da história.

26. Diana, Princesa de Gales

Fonte: Pinterest

Diana, a princesa rebelde da família real , é uma das mulheres mais famosas da história. Sua transformação de uma noiva inocente e obediente em uma figura franca e controversa é digna de nota. Para esclarecer, Diana rasgou o livro de regras e viveu sua vida em seus termos. Além disso, ela era o centro de atração da mídia, independentemente de ela fazer parte da família real ou mesmo após o divórcio. Ela deixou um legado de trabalho social que foi reconhecido mundialmente. Ela espalhou a conscientização entre as pessoas sobre questões consideradas tabu, como HIV / AIDS, doenças mentais e pessoas afetadas pelo câncer, por exemplo. A princesa de Gales nunca seguiu as regras e sempre foi guiada pelo coração, não pela mente. Por este motivo, ela é considerada uma das personalidades mais importantes da história.

27. Bessie Coleman

Fonte: Pinterest

Em 1921, Bessie Coleman foi a primeira mulher americana a ganhar uma licença internacional de piloto, mesmo tendo sido proibida de entrar nas escolas de aviação americanas. Ela viajou para a França para ganhar sua licença porque as questões raciais e preconceito de gênero americanas a restringiram de seguir sua paixão. Apesar de ter uma licença, ela não podia voar em aviões comerciais, deixando-lhe a opção de voar em aeronaves de acrobacias. Bessie foi uma mulher famosa na história quando uma grande multidão se reuniu para assistir seus shows. Ela arrecadou dinheiro com as acrobacias de voo e fundou uma escola para treinar aviadores negros para que outros pudessem realizar o sonho que ela não conseguia.

28. Amelia Earhart

Fonte: Pinterest

Outra aviadora rebelde na época foi Amelia Earhart, ela começou na aviação em 1921 com apenas 24 anos. Posteriormente, Amelia quebrou o recorde feminino de altitude quando em voo alcançou 14.000 pés. Em suma, ao longo dos anos, ela quebrou muitos recordes, resultando em suas menções honrosas na história da aviação.

Amelia foi a primeira pessoa a voar do Mar Vermelho para a Índia. Certamente, ela teria ainda mais conquistas em seu nome, contudo infelizmente foi dada como desaparecida em 2 de julho perto do Pacífico. O desaparecimento de Amelia ainda é um mistério não resolvido.

29. Josephine Butler

Fonte: Pinterest

Josephine Butler é considerada a mulher mais ilustre do século XIX. Ela foi uma feminista inglesa e uma reformadora social da era vitoriana. Josephine fez campanha ativamente pelo sufrágio feminino, pelo direito das mulheres a uma educação melhor, pelo fim da dissimulação na lei britânica e pelo fim da prostituição infantil e do tráfico humano de mulheres jovens. Nesse sentido, as estratégias de campanha de Josephine reformaram a maneira como feministas e sufragistas conduziam lutas futuras e seu trabalho chamou a atenção de políticos que nunca participaram ativamente da discussão sobre igualdade de gênero.

30. Cleópatra

45 personalidades mais importantes e influentes de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Cleópatra é a governante final da dinastia ptolomaica do Egito; ela era o epítome da beleza e coragem. Sendo assim, uma monarca formidável e politicamente perspicaz, ela lidou de forma brilhante com todos os desafios durante seu reinado. Surpreendentemente, Cleópatra falava até uma dúzia de línguas e foi educada em matemática, filosofia, bem como oratória e astronomia. Ela é descrita como uma governante que elevou as fileiras dos estudiosos e desfrutou de sua companhia. Além disso, Cleópatra era ambiciosa em seu desejo de governar e influenciou a política de Roma como nenhuma outra mulher de sua época.

31. Madre Teresa

Fonte: Pinterest

Madre Teresa foi uma freira católica romana que dedicou toda a sua vida a cuidar dos doentes e pobres. Ela nasceu na Albânia, mas passou a maior parte de sua vida na Índia. Ela fundou as Missionárias da Caridade em 1950, o que atraiu muitas irmãs. Mais tarde, muitos deles juntos fizeram votos de castidade, pobreza, bem como obediência e serviço gratuito aos mais pobres dos pobres. Mais de 130 países, o fundo de caridade administrava casas para pessoas que estavam morrendo, comida para necessitados, orfanatos e escolas. Por isso, Madre Teresa é uma das mulheres mais famosas da história mundial.

32. Wangari Maathai

Homens e mulheres importantes e influentes de toda a história
Fonte: Pinterest

Wangari Maathai foi uma ativista ambiental queniana que criou o Movimento Cinturão Verde. Em resumo, esse movimento foi centrado no plantio de árvores, na promoção do meio ambiente e nos direitos das mulheres. Ela se levantou corajosamente contra o antigo regime opressor do Quênia. Com isso, suas ações lançaram luz sobre a opressão política tanto nacional quanto internacionalmente. Wangari é uma inspiração para muitos na luta pelos direitos democráticos e tem incentivado muitas mulheres a melhorar a situação.

Apesar de lidar com os desafios da época, Wangari se tornou a primeira mulher na África Oriental e Central a obter um doutorado. Ela foi a primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, a paz e a democracia. Por isso, ela é uma figura inspiradora e está entre as mulheres negras mais famosas. De 2003 a 2005, Wangari foi eleita para o parlamento e nomeado ministro adjunto do Meio Ambiente e Recursos Naturais.

33. Indira Gandhi

Homens e mulheres importantes e influentes de toda a história
Fonte: Pinterest

Indira Gandhi foi a primeira e única primeira-ministra do Índia até o momento. Em contraste com outras feministas, ela não discutiu seu gênero, mas certamente se envolveu nas questões enfrentadas pelas mulheres. Afastando-se dos papéis de gênero, ela desempenhou suas funções como profissional e não como ‘mulher profissional’. Dessa forma, Indira Gandhi é uma das mulheres mais famosas da Índia e é lembrada até hoje por seu legado político. Por este motivo, ela é considerada uma das personalidades mais importantes da história.

34. Mary Anning

Homens e mulheres importantes e influentes de toda a história
Fonte: Pinterest

Longe dos limites da educação precisa em, Mary Anning tornou- se uma das maiores especialistas britânicas em vida pré-histórica. Apesar de não ter sido formalmente educada no campo da paleontologia, sua curiosidade a levou a vasculhar os penhascos de Lyme Rigs.  Devido à seu espírito explorador, ela tornou-se uma colecionadora de fósseis, negociante e paleontóloga que ficou famosa por causa de suas descobertas da Marinha Jurássica. Por fim, a contribuição de Maria para o estudo pré-histórico levou a mudanças importantes no pensamento científico sobre a história da Terra. Por este motivo, ela é considerada uma das personalidades mais importantes da história.

35. Nellie Bly

Fonte: Pinterest

Na época em que as jornalistas se concentravam mais em assuntos domésticos, Nellie Bly quebrou a corrente e escreveu histórias contundentes sobre os pobres e oprimidos. Ou seja, ela foi uma pioneira em seu campo e lançou um novo ramo do jornalismo chamado jornalismo investigativo. No entanto, Nellie Bly era seu pseudônimo, seu nome verdadeiro era Elizabeth Cochran Seaman.

Nellie foi uma jornalista, inventora e trabalhadora americana amplamente conhecida por sua viagem recorde ao redor do mundo em 72 dias. Posteriormente, durante 1886-87, ela viajou por vários meses no México para investigar as más práticas, relatar a corrupção oficial e a condição dos pobres, enquanto também trabalhava disfarçada como uma pessoa insana para expor as condições dentro dos asilos. Certamente ela é uma das personalidades mais importantes da história.

36. Sarah Breedlove

Homens e mulheres importantes e influentes de toda a história
Fonte: Pinterest

A primeira mulher milionária que se fez sozinha na América foi Sarah Breedlove, popularmente conhecida como Madame CJWalker. Ela foi uma empresária, filantropa, bem como ativista política e social. Sarah desenvolveu uma linha de produtos de beleza e cabelo e comercializou pessoalmente os produtos em todo o mundo.

Além disso, ela fundou a Madam CJ Walker Manufacturing Company que a tornou uma das mulheres mais bem-sucedidas da história. Assim, Sarah é uma das mulheres negras mais famosas da história e uma das personalidades mais importantes de todos os tempos.

37. Sarojini Naidu

Homens e mulheres importantes e influentes de toda a história
Fonte: Pinterest

Sarojini Naidu é conhecida como o Nightingale da Índia. Ela era uma ativista e poetisa pela independência indiana. E, ao mesmo tempo, ela foi a primeira mulher indiana a presidir o Congresso Nacional Indiano e também a ser nomeada governadora do estado indiano. Assim como Indhira, ela está entre as mulheres famosas da história da Índia.

Juntamente com Mohandas Gandhi, em 1917, ambas formaram a Women’s India Association. Sarojini liderou o movimento de desobediência civil na Índia colonial com esta associação. Sobretudo, ela é considerada uma das personalidades mais importantes da história.

38. Maria Bochkareva

Homens e mulheres importantes e influentes de toda a história
Fonte: Pinterest

Primeiramente, poucas pessoas sabem que as mulheres também estiveram diretamente envolvidas na guerra durante a Primeira Guerra Mundial. Com intuito de ajudar sua nação, Maria Bochkareva foi uma das 1.000 mulheres que ingressaram no exército russo. Embora, naquela época, era comum a maioria das mulheres se vestir de homem para participar da guerra, Maria não escondeu seu gênero. Em suma, no ano de 1917, ela foi nomeada comandante do primeiro Batalhão da Morte totalmente feminino da Rússia.

Enquanto isso, quando nenhum outro país permitia mulheres em funções de combate, ela chefiou uma tropa do exército. Logo depois, o batalhão conseguiu assumir as trincheiras alemãs no front oriental. Por isso, ela é considerada uma das personalidades mais importantes da história.

39. Grace Hopper

Homens e mulheres importantes e influentes de toda a história
Fonte: Pinterest

A tecnologia sempre revolucionou a sociedade. Quando a era dos computadores eletrônicos começou, Grace Hopper era uma das principais jogadoras do time. Portanto, ela foi a primeira mulher a obter um doutorado. em matemática pela Universidade de Yale em 1934.

Então, Grace desenvolveu o COBOL, a linguagem de programação comercial que permitiu uma inovação militar para transformar o mundo dos negócios. Por este motivo, ela é considerada uma das personalidades mais importantes da história.

40. Coco Chanel

Homens e mulheres importantes e influentes de toda a história
Fonte: Pinterest

Por fim, fechamos a lista com Coco Chanel que deixou um legado de longa data como a maior marca de moda. A inventora desta linha de moda feminina foi Coco Chanel. Coco viveu uma infância difícil e nômade na França e emergiu como um designer famoso internacionalmente.

Sua linha de moda abrange diversos produtos como roupas, joias e perfumes, por exemplo. Portanto, ela revolucionou a indústria da moda e tornou a moda feminina confortável. Assim como as mulheres brilhantes dessa lista, Coco também é considerada uma das personalidades mais importantes da história.

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Personagens históricos e o lado obscuro de cada um deles

Fonte: Ebiografia

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você