A boneca Daruma, também conhecida como boneca do Dharma, é uma boneca tradicional japonesa oca e redonda, inspirada em Bodhidharma, o fundador da seita Zen do Budismo. Essas bonecas, embora tipicamente vermelhas e representando um homem barbudo (Dharma), variam muito em cor e design dependendo da região e do artista.
Embora considerado um omocha, que significa brinquedo, por alguns, a Daruma tem um design rico em simbolismo e é considerado mais um talismã de boa sorte para os japoneses.
Além disso, as bonecas Daruma são vistas como um símbolo de perseverança e boa sorte, o que as torna um presente popular no país. Desse modo, a boneca também é comercializada por muitos templos budistas para ser usada juntamente com o estabelecimento de metas.
Lendas de Bodhidharma
Bodhidharma foi um monge budista que viveu durante o século V d.C. Ele é tradicionalmente considerado o transmissor do Ch’an (Zen) para a China. Todavia, poucas informações biográficas contemporâneas sobre Bodhidharma existem, e os relatos subsequentes tornaram-se boatos e lendas.
De acordo com uma tradição, Bodhidharma ganhou reputação, entre outras coisas, por sua prática de olhar as paredes. A lenda afirma que ele ficou sentado diante de uma parede em meditação por um período de nove anos sem se mover, o que fez com que suas pernas e braços atrofiassem.
Outra lenda popular é que, depois de adormecer durante sua meditação de nove anos, ele ficou com raiva de si mesmo e cortou as pálpebras para evitar que caísse no sono novamente.
Significado das cores das bonecas
A cor mais tradicional das bonecas Daruma é o vermelho. Para esclarecer, as lendas acreditam que as vestes de Bodhidharma eram vermelhas e isso inspirou as cores das bonecas.
Porém, com o tempo as pessoas começaram a ser criativas com as bonecas e a pintá-las em várias cores que simbolizam diferentes desejos:
- Vermelho: sorte e fortuna
- Roxo: saúde e longevidade
- Amarelo: segurança e defesa
- Dourado: prosperidade
- Branco: amor e harmonia
Tamanhos e formas
As bonecas Daruma são redondas e vêm em vários tamanhos e, portanto, possuem preços diversos. Elas têm um fundo ligeiramente arredondado para dificultar sua queda. Isso personifica seu símbolo de perseverança e o famoso provérbio japonês: caia sete vezes, levante-se oito.
Além dos chaveiros, ímãs e doces de sempre, as bonecas Daruma são uma ótima lembrança para levar para casa. Ele tem séculos de história japonesa por trás de seu design e forma e torna a história interessante para compartilhar com outras culturas.
Simbologia e como usar a Daruma
As bonecas Daruma são uma parte distinta da cultura japonesa, que muitos turistas encontram, mas nunca investigam muito sobre ela. Em suma, as bonecas representam uma fonte de sorte e prosperidade, mas como um souvenir, elas são adoráveis lembretes da sua época no Japão e permitem que o visitante leve um pedaço da cultura japonesa para casa.
Assim, depois de comprar a boneca redonda, você mesmo precisará pintar um dos olhos. O desejo pelo qual você a comprou será atribuído a ela conforme a sua cor. Então, cada vez que vir a boneca, ela o lembrará de seu objetivo e você não o perderá.
Quando o seu desejo se torna realidade e seu objetivo é alcançado, você deve pintar o outro olho. Em seguida, você escreverá o desejo nas costas da boneca e a devolverá ao templo original para ser queimada.
Então, que tal conhecer outros símbolos do Japão? Clique e confira: Tsuru – Simbolismo e significado do pássaro na tradição japonesa
Fontes: Portal Mie, Caçadores de Lendas, Japão em Foco, Todo Dia JP
Fotos: Pixabay, Pexels