Curiosidades

Daruma – história e curiosidades sobre este símbolo do Japão

As bonecas Daruma são um dos símbolos e talismãs de sorte e fortuna mais populares do Japão. Contudo, há uma história sombria por trás delas.

A boneca Daruma, também conhecida como boneca do Dharma, é uma boneca tradicional japonesa oca e redonda, inspirada em Bodhidharma, o fundador da seita Zen do Budismo. Essas bonecas, embora tipicamente vermelhas e representando um homem barbudo (Dharma), variam muito em cor e design dependendo da região e do artista.

Embora considerado um omocha, que significa brinquedo, por alguns, a Daruma tem um design rico em simbolismo e é considerado mais um talismã de boa sorte para os japoneses.

Além disso, as bonecas Daruma são vistas como um símbolo de perseverança e boa sorte, o que as torna um presente popular no país. Desse modo, a boneca também é comercializada por muitos templos budistas para ser usada juntamente com o estabelecimento de metas.

Lendas de Bodhidharma

Daruma - história e curiosidades sobre este símbolo do Japão
Fonte: Pexels

Bodhidharma foi um monge budista que viveu durante o século V d.C. Ele é tradicionalmente considerado o transmissor do Ch’an (Zen) para a China. Todavia, poucas informações biográficas contemporâneas sobre Bodhidharma existem, e os relatos subsequentes tornaram-se boatos e lendas.

De acordo com uma tradição, Bodhidharma ganhou reputação, entre outras coisas, por sua prática de olhar as paredes. A lenda afirma que ele ficou sentado diante de uma parede em meditação por um período de nove anos sem se mover, o que fez com que suas pernas e braços atrofiassem.

Outra lenda popular é que, depois de adormecer durante sua meditação de nove anos, ele ficou com raiva de si mesmo e cortou as pálpebras para evitar que caísse no sono novamente.

Significado das cores das bonecas

Fonte: Pexels

A cor mais tradicional das bonecas Daruma é o vermelho. Para esclarecer, as lendas acreditam que as vestes de Bodhidharma eram vermelhas e isso inspirou as cores das bonecas.

Porém, com o tempo as pessoas começaram a ser criativas com as bonecas e a pintá-las em várias cores que simbolizam diferentes desejos:

  • Vermelho: sorte e fortuna
  • Roxo: saúde e longevidade
  • Amarelo: segurança e defesa
  • Dourado: prosperidade
  • Branco: amor e harmonia

Tamanhos e formas

Fonte: Pexels

As bonecas Daruma são redondas e vêm em vários tamanhos e, portanto, possuem preços diversos. Elas têm um fundo ligeiramente arredondado para dificultar sua queda. Isso personifica seu símbolo de perseverança e o famoso provérbio japonês: caia sete vezes, levante-se oito.

Além dos chaveiros, ímãs e doces de sempre, as bonecas Daruma são uma ótima lembrança para levar para casa. Ele tem séculos de história japonesa por trás de seu design e forma e torna a história interessante para compartilhar com outras culturas.

Simbologia e como usar a Daruma

Daruma - história e curiosidades sobre este símbolo do Japão
Fonte: Pexels

As bonecas Daruma são uma parte distinta da cultura japonesa, que muitos turistas encontram, mas nunca investigam muito sobre ela. Em suma, as bonecas representam uma fonte de sorte e prosperidade, mas como um souvenir, elas são adoráveis ​​lembretes da sua época no Japão e permitem que o visitante leve um pedaço da cultura japonesa para casa.

Assim, depois de comprar a boneca redonda, você mesmo precisará pintar um dos olhos. O desejo pelo qual você a comprou será atribuído a ela conforme a sua cor. Então, cada vez que vir a boneca, ela o lembrará de seu objetivo e você não o perderá.

Quando o seu desejo se torna realidade e seu objetivo é alcançado, você deve pintar o outro olho. Em seguida, você escreverá o desejo nas costas da boneca e a devolverá ao templo original para ser queimada.

Então, que tal conhecer outros símbolos do Japão? Clique e confira: Tsuru – Simbolismo e significado do pássaro na tradição japonesa

Fontes: Portal Mie, Caçadores de Lendas, Japão em Foco, Todo Dia JP

Fotos: Pixabay, Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você