Descubra por que é tão difícil ser pontual, segundo a Ciência

Você é sem atrasadinho ou conhece alguém que não consegue ser pontual, por mais que faça o maior esforço para cumprir horários? Se a resposta é positiva, fique sabendo que o problema vai muito além de um simples descompasso do relógio.

Segundo estudos recentes, a dificuldade em ser pontual está diretamente ligada ao nosso cérebro e ao fato dele estar familiarizado com determinados lugares ou distâncias. Interessante, né?

É por isso que chegar 15 minutos mais cedo no trabalho é possível nos primeiros dias, mas manter a pontualidade se torna tão impossível com o passar do tempo. Ou você ainda não tinha percebido isso?

2

Memória x ser pontual

De acordo com estudos desenvolvidos na Universidade da Califórnia (Berkeley), nos Estados Unidos, tudo está relacionado ao hipocampo, região cerebral ligada à memória, que nos faz ter uma percepção distorcida de ambientes e do tempo à medida que estes nos tornam familiares.

No caso do horário, por exemplo, à medida que o local ao qual precisamos nos dirigir se torna rotineiro, nosso cérebro passa a subestimar o tempo necessário para chegarmos até lá. E é assim também que se explica porque os “só mais 5 minutos” é tão atrativo.

3

Já, com relação aos ambientes, nosso cérebro age de outra forma. À medida que nos tornamos familiarizados com um espaço, maior ele nos parece. Ou seja, se você vive em um apê apertadinho, com o tempo você vai começar a achar que o lugar não é tão pequeno assim.

Conclusões inconclusivas

E, embora essa “distorção” que acabamos sofrendo seja bastante intrigante, a verdade é que a Ciência ainda não sabe explicar este fato precisamente. Os pesquisadores acreditam que existam dois sistemas cerebrais para calcular espaço e tempo e que a distorção de um não afeta distorção de outro.

1

Mas, conclusões incontestáveis à parte, pelo menos agora a gente tem um noção de porque muita gente por aí não consegue ser pontual nem sob tortura. Interessantíssimo, não?

E, por falar em pontualidade, ou na falta dela, você deveria conferir ainda: 8 costumes do Brasil que são ofensivos em outros países.

Fonte: Superinteressante