O que acontece se vazarem as senhas de acesso do governo? Quem é punido caso isto aconteça? Aliás, será que existe possibilidade de um erro tão primário acontecer na cúpula federal?
Antes de respondermos a todas estas perguntas, vale questionar ainda: sabe aquele dia em que você sente no ar aquele clima de “cabeças vão rolar”? Pois é, nessa terça-feira (10 de janeiro de 2017), está assim no Palácio do Planalto.
Isso porque, “sem querer”, o Portal Brasil deixou vazar no Twitter um link com TODAS as senhas de acesso do governo Temer em redes sociais. Como, por exemplo, Instagram, Facebook, Gmail e outras plataformas online. Dá para acreditar?
Sobre o portal, para quem não sabe, aliás, trata-se de um canal com notícias e prestação de serviços do Governo Federal
Pouca gente flagrou o erro, mas o site da Revista Veja não deixou passar em branco. Conforme o explicaram, as senhas de acesso estavam em um link. Este, então, redirecionava o usuário do Twitter ao Google Drive. Ali, provavelmente, deveriam ser armazenadas as senhas.
Erro?
A teoria até agora é de que o Portal Brasil tenha errado ao utilizar o tão famoso e útil “copiar e colar”. Isso porque, o link com as senhas de acesso do governo não foi a única coisa a vazar. Foram publicados ainda uma imagem e um texto alertando que a “Força Nacional vai permanecer no Rio Grande do Norte por mais 60 dias”.
Senhas de acesso de Temer
O que mais chamou atenção com relação às senhas de acesso vazadas foi a “criatividade”. A mais interessante, aliás, é “planaltodotemer2016”, uma das mais usadas pela equipe do presidente. E, para ressaltar a importância da senha, na planilha, ao lado dela, está escrito em caixa alta e na cor vermelha: “não trocar a senha nunca”.
Claro que, a esta altura, todas as senhas já foram alteradas. Mas, é interessante ver qual o tipo de segurança uma equipe presidencial usa, não acha? Por isso, abaixo, mostramos a imagem que o pessoal do Inurl Brasil conseguiu, no Google Drive.
Como já mencionamos, o link foi vazado em um post do Twitter. O print da postagem fatídica, aliás, você confere abaixo:
E, por falar em senhas, você (e a equipe do Temer) deveria ler também: 25 senhas online que você JAMAIS deveria usar.
Fonte: Tecmundo, Inurl Brasil, Veja