Curiosidades

Dharma, o que é? Significado nas crenças e religiões

O dharma representa a lei universal que rege a natureza, como um importante conceito em religiões e filosofias de origem indiana.

Por P.H Mota

Dharma é um conceito extremamente observado em filosofias e religiões com origem na Índia. No hinduísmo, por exemplo, recebe o nome de Sanatana Dharma e determina a lei universal eterna.

Além disso, o conceito também aparece em crenças do budismo, jainismo e sikhismo.

A primeira aparição do termo em textos histórias ocorre nos Vedas, onde refere-se à lei moral e espiritual vigente. Dessa maneira, também apresenta um conjunto de deveres e responsabilidades derivados dessa ordem.

Em algumas interpretações, o conceito também está associado a Yama, deus da morte da mitologia hindu, personificando as ideias de lei e justiça.

Dharmasastra

Dharma - o que é e qual seu significado nas crenças e religiões
Tudo sobre budismo

O Dharma como código de conduta e princípios morais está detalhado em um compilado de textos sânscritos conhecido como Dharmasastra. Além das leis listadas, o documento também oferece uma série de comentários sobre essas responsabilidades, bem como um código de ética.

Entre as recomendações, estão códigos de comportamento para o indivíduo em relação a si mesmo, mas também diante da família e da comunidade. É partir do cumprimento desses deveres que a vida social – e espiritual – pode se desenvolver de forma equilibrada.

Dessa maneira, o Dharma também representa a lei cósmica que está acima de tudo, governando o funcionamento da natureza. Além disso, o conceito ainda indica a possibilidade de alcançar a libertação a partir da aplicação das leis universais, gradualmente permitindo a quebra de um ciclo eterno de vida e morte.

Dharma e Bhagavad Gita

Dharma - o que é e qual seu significado nas crenças e religiões
Srinivasam Trust

O Bhagavad Gita é um outro texto em sânscrito, também chamado de Cântico do Abençoado Senhor, ou Evangelho da Índia. Apesar de apresentar o conceito de dualidade de bem e mal, ele considera que o objetivo da vida é acumular lições e aprendizados para alma.

Nesse sentido, o aprendizado varia de acordo com o karma de cada um, independente dos valores das circunstâncias externas, que não podem ser classificadas como positivas ou negativas. Ou seja, as lições que constituem o Dharma dependem do karma.

É assim, portanto, que ele destina-se a favorecer esse propósito de libertação e realização de vida. A longo prazo, as diversas encarnações pregadas pelo hinduísmo garantem o acúmulo de lições e experiências, permitindo a evolução dos princípios individuais.

Tradição budista

Dharma - o que é e qual seu significado nas crenças e religiões
1000 Word

Em sua origem, o budismo se desenvolve como um movimento de reforma do hinduísmo. Sendo assim, o movimento é considerado muito mais uma forma de filosofia de vida do que de práticas religiosas.

Naturalmente, a origem determina que alguns valores existem simultaneamente nas duas correntes de pensamento. No budismo, por exemplo, a Roda do Dharma simboliza o caminho óctuplo.

São eles: compreensão correta, pensamento correto, fala correta, ação correta, meio de vida correto, esforço correto, atenção correta e concentração correta.

Dharma e divisão em castas

Dharma - o que é e qual seu significado nas crenças e religiões
Ancient Origins

A Índia utiliza um sistema de castas que, apesar de gerar a uma série de abusos, exclusões e imposições, tem origem no varnasrama-dharma. Esses textos védicos apresentam uma conotação original diferente da aplicada hoje em dia, comparando classes sociais com o corpo humano.

De acordo com os documentos, mesmo quando algumas partes podem parecer estar numa posição de mais importância, todas elas são necessárias para um funcionamento equilibrado de todo o sistema.

Na sociedade, portanto, essas partes estão divididas em quatro categorias e quatro níveis espirituais. As categorias são brahmanas (intelectuais e padres), ksatriyas (militares e administradores), vaisyas (camponeses e empresários) e sudras (trabalhadores e assistentes gerais). Já os níveis espirituais correspondem a brahmacarya (vida como celibatário), grihastha (vida conjugal), vanaprastha (vida reclusa) e sannyasa (renúncia e dedicação completa ao Absoluto).

De acordo com a cultura védica, as pessoas recebem um papel na sociedade de acordo com algumas características individuais, como sua natureza psico-física. No entanto o sistema passou a ser baseado exclusivamente no nascimento, o que criou uma série de incompatibilidades da aplicação do conceito com os valores originalmente apresentados no Rig Veda.

Dharma e karma

Dharma - o que é e qual seu significado nas crenças e religiões
Arte de Viver

Apesar de conectados e com nomes parecidos, dharma e karma são dois conceitos diferentes. O dharma é a base da ordem e da verdade universal, enquanto o karma está pautado numa esfera individual e diz respeito aos cenários de causa e consequência.

A raiz da palavra, kr, vem do sânscrito que significa fazer, ou seja, indica uma ação. Sendo assim, o karma corresponde à reação do universo a cada ação do indivíduo, seja nessa ou em outras vidas passadas.

De forma simples, significa que todas as ações – sejam elas físicas, verbais ou espirituais – geram alguma consequência a ser colhida pelo espírito ao longo do eterno ciclo da vida.

Como encontrar seu dharma

Dharma - o que é e qual seu significado nas crenças e religiões
iQuilíbrio

A manifestação do dharma é responsável pela transformação do indivíduo capaz de levar à paz interior. Ainda que a busca seja complexa, indica a possibilidade de alcançar autoconhecimento e força para lidar com as verdades do mundo.

Entre as formas sugeridas de praticar essa busca, estão a prática de técnicas de yoga e meditação, por exemplo.

Além disso, os benefícios do dharma não incluem a possibilidade de modificá-lo, mas sim de alcançar o conhecimento e a realização a partir de sua compreensão e aceitação.

Fontes: Yogateria, Gili Store, Significados, InfoEscola

Imagens: Nyingma Tersar, Srinivasam Trust, Tudo sobre budismo, 1000 Word, iQuilíbrio, Arte de Viver, Ancient Origins

Próxima página »

Escolhidas para você