Curiosidades

Castas indianas, o que são? Origem e como foram estabelecidas

As castas indianas são classes sociais divididas de forma rígida e hierárquica. Que mesmo com a Constituição da Índia independente, ainda vigora no país.

Por Renata Gonçalves Pereira

-

A Índia é um país asiático que utiliza um modelo de organização social dividido em classes ou castas, baseado em seus preceitos religiosos. Ademais, as castas indianas determinam o status social do indivíduo, baseadas na hereditariedade, cuja crença está embasada no livro Veda (escritura sagrada dos hindus). Em suma, para os indianos, se você nasce em uma casta inferior, quer dizer que está pagando pelos pecados de uma vida passada. Portanto, deve aceitar seu karma.

Com uma população de aproximadamente 1,1 bilhão de habitantes, 75% dos indianos são seguidores da religião hindu, que determina a divisão social por castas. Dessa forma, cada casta é definida de acordo com a posição social que determinadas famílias possuem. Além disso, as castas determinam os privilégios e deveres de seus membros.

Inicialmente, existiam quatro tipos de castas na Índia, os brâmanes (sacerdotes), os xatrias (militares), os vaixias (fazendeiros e comerciantes) e a mais baixa, os sudras (pessoas que deveriam servir as castas superiores). No entanto, pessoas que não pertenciam a nenhuma das castas eram chamadas de párias ou intocáveis. Ou seja, eram pessoas excluídas da sociedade, destinadas a realizar trabalhos considerados sujos, como limpar esgotos, catar o lixo e cuidar de cadáveres.

Em 1950, a Índia adotou uma constituição, desde então, o governo alega que o sistema de castas não existe mais no país. Entretanto, a verdade é que existem mais de 3 mil castas distintas atualmente, que interferem na qualidade de vida da população. Pois a principal característica desse sistema é a segregação social, determinando a função de cada pessoa dentro da sociedade indiana. E inviabiliza a possibilidade de um indivíduo ascender para uma casta superior.

Castas indianas: origem

Fatos Desconhecidos

O sistema de castas indianas é utilizado a mais de 2600 anos, cuja origem está ligada ao processo de ocupação da região. Segundo pesquisas, a primeira distinção do sistema de castas aconteceu por volta de 600 a.C. Quando arianos foram diferenciados dos habitantes mais antigos e com pele mais escura pelo termo ‘varna’, que significa ‘de cor’.

Dessa forma, os varna foram divididos socialmente de acordo com cada uma das partes do corpo de Brahma, o deus supremo da religião hindu. Ademais, o sistema divide a sociedade em grupos hierárquicos rígidos baseados em seu Karma (trabalho) e dharma (religião e dever).

Apesar de ter sido abolido em 1950, o sistema de castas indianas permanece, principalmente na zona rural, pois os praticantes acreditam que seria desrespeito a mudança. Portanto, ainda hoje, é proibido o casamento de pessoas de castas diferentes. Inclusive, amizades e relações de trabalho também são definidas pela casta a qual a pessoa pertence.

Enfim, na Índia existem mais de 3 mil castas, sendo quatro as principais, Brahmins, Kshatriyas, Vaishyas e Shudras. Além das castas, fora desse sistema estavam os Achhoots, os Dalits ou os Intocáveis, considerados como párias e indignos.

E essas castas são passadas de pai para filho, onde cada uma tem seu próprio território e deuses. Além disso, a cor da pele era essencial para definir qual casta o indivíduo pertenceria, onde aqueles de tom de pele clara pertenciam às castas privilegiadas.

Castas indianas: características

Pinterest

Durante séculos, o sistema de castas indianas ditou todos os aspectos da vida religiosa e social dos hindus, onde cada grupo ocupa um lugar específico na hierarquia. Em suma, as castas costumavam viver em colônias segregadas, onde nada era compartilhado, e as castas superiores, com seus privilégios, reprimiam as castas inferiores. Ou seja, é um sistema injusto e regressivo.

No entanto, mesmo com todos os obstáculos e restrições, alguns dalits e indianos de castas inferiores, como BR Ambedkar (autor da Constituição indiana), e KR Narayanan (primeiro presidente dalit do país), passaram a ocupar cargos de prestígio no país.

Enfim, isso só foi possível devido ao fato de que até o século 18 as distinções formais de castas eram de importância limitada, ou seja, as identidades sociais eram mais flexíveis. Portanto, as pessoas podiam mudar de uma casta para outra.

Segundo historiadores, foram os governantes coloniais britânicos que determinaram limites rígidos, o que tornaram as castas como característica definidora da Índia. Pois o objetivo era criar uma sociedade única com uma lei comum, mas que pudesse ser facilmente governada.

Castas indianas: Índia atual

Pinterest

Com a Constituição da Índia independente de 1950, ficava proibido a discriminação com base na casta. Cujo objetivo era corrigir injustiças históricas, oferecendo igualdade de condições para aqueles que antes eram desprivilegiados. Dessa forma, em 1989, as cotas indianas foram expandidas para incluir um agrupamento chamado OBC (Outras Castas Regressivas).

Atualmente, com a expansão da educação laica e aumento da urbanização no país, a influência de castas tem diminuído aos poucos. Por exemplo, casamentos entre castas estão se tornando mais comuns. Entretanto, mesmo com todas as mudanças pelas quais o país vem passando, as identidades de castas permanecem fortes. Dessa forma, os sobrenomes costumam indicar a qual casta uma pessoa pertence.

Ademais, tem havido demandas de comunidades que querem ser reconhecidas como OBC. Inclusive, em 2016, houve protestos violentos exigindo acesso às cotas fornecidas para as castas. Enquanto que alguns dizem que o sistema de castas já teria desaparecido se os políticos não o revivessem regularmente.

Pois, nas eleições, muitos grupos de castas continuam votando em bloco, por isso, são cortejados por políticos que obtêm retornos eleitorais. Como resultado, o plano de ação que pretendia trazer melhorias para os grupos desfavorecidos, acabou se tornando um meio para políticos capturarem votos.

Principais castas indianas

1 – Brâmanes

Intercultural News

As castas indianas são divididas conforme a religião hindu, sendo Brahma o deus mais importante. Dessa forma, as castas são divididas de acordo com as partes do corpo de Brahma. No caso dos Brâmanes, é a casta superior a todas, que nasceram da cabeça ou boca do deus Brahma, formada por sacerdotes, professores e filósofos.

Em suma, os Brâmanes ou brahmin são comparados aos deuses e representam 15% da população indiana. Além disso, possuem autoridade para organizar cultos religiosos e repassar os ensinamentos sagrados para o restante da população.

2 – Xátrias

Toda Matéria

A casta indiana dos Xátrias ou kshatriya, é formada por militares e integrantes da administração e estão diretamente subordinados pelas diretrizes repassadas pelos brâmanes. Ademais, os kshatriya teriam nascidos dos braços do deus Brahma, por isso, são considerados guerreiros.

3 – Vaixás

Ciência Hoje

Abaixo está a casta indiana Vaixás ou vaishas, que acreditam ter nascido das pernas de Brahma, formada por comerciantes, mercadores, além de realizar atividades agrícolas.

4 – Sudras

Pinterest

Por fim, temos a casta indiana dos Sudras ou shudras, nascidos dos pés do deus Brahma, composta por camponeses, operários e artesãos. É uma casta bastante ampla e até pouco tempo, nenhum membro dos Sudras tinha permissão de conhecer os ensinamentos hindus.

5 – Dalits

360 Meridianos

Os dalits, haridhans ou haryans estão à parte do sistema de castas indianas, considerados como os intocáveis. De acordo com os indianos, os dalits são resultado da poeira dos pés de Brahma. Em suma, os dalits representam 16% dos indianos e são os que mais sofrem com a crueldade imposta pelo sistema de castas. Pois, só podem usar roupas de cadáveres, não podem beber da mesma fonte de água que as outras castas bebem e só podem exercer atividades consideradas sujas.

Enfim, para as castas superiores, os dalits são impuros e devem viver em isolamento e em extrema pobreza, além de serem impedidos de subir na escala social.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Deuses Indianos- As principais divindades do hinduísmo. 

Fontes: BBC, Brasil Escola, Toda Matéria

Imagens: Fatos Desconhecidos, 360 Meridianos, Pinterest, Intercultural News, Ciência Hoje

Próxima página »

Escolhidas para você