Curiosidades

Dia das mães, como surgiu a data comemorativa e qual o dia certo?

Como surgiu o Dia das Mães? Será que todo o mundo comemora a data no mesmo dia? Entenda a história por trás dessa data tão especial

Por Toni Nascimento

-

No segundo domingo do mês de maio, anualmente, comemora-se o Dia das Mães. Apesar dessa data ser válida no Brasil, ela sofre variações pelo mundo, podendo ser comemorada de maio até dezembro dependendo do local.

A data comemorativa, portanto, é uma das mais importantes do ano. Aliás, é também é uma das mais rentáveis economicamente para o mercado também.

Provavelmente, esse dia você passa com a sua mãe. E, se ela já não está com você, as lembranças do passado assumem o controle.

A data, sobretudo, fortalece o laço entre as mães e os seus filhos e, claro, funciona para presenteá-las. O dia comemora ainda a dedicação, o amor, a força e a luta de todas essas mulheres. Não importa cor, classe social ou posicionamento político, todas as mães devem ser amadas.

Mas, finalmente, você sabe me dizer qual a origem do data? Devido a euforia dos presentes e abraços dessa época, poucas pessoas realmente conhecem a fundo o surgimento da data. Mas como o Segredos do Mundo gosta de saber de tudo, vamos te contar como essa história começou.

Origem do Dia das Mães

Dia das mães. como surgiu a data comemorativa e qual o dia certo
Escultura de uma mãe e seus dois filhos

Na Grécia Antiga, por exemplo, em todo início de primavera comemorava-se com festas feitas para Reia, a Mãe dos deuses. Da mesma forma, as festas continuaram com o passar do tempo. Também passou-se a comemorar as festas em honra de Cibele, também chamada Magna Mater (Grande Mãe). Estes foram os primeiros indícios de comemoração ao dia das mães.

Devido a força da tradição, mesmo após o cristianismo o Império Romano deu continuidade na tradição. Após o estabelecimento da nova religião, consequentemente houve alterações. A data passou a ser comemorada no quarto domingo da Quaresma, em honra da virgem Maria, e da igreja-Mãe. No século XVII, na Inglaterra, a data passou a ser conhecida como “Domingo das Mães”.

Além disso, a data se tornou muito importante para os criados. Da mesma forma que era um dia para se comemorar com as suas mães, também passou a ser um dos dias do ano que eles tinham despensa do trabalho para passarem com as suas famílias.

Finalmente no Século XX, a jovem americana Anna Jarvis perdeu sua mãe e entrou em depressão. Consequentemente, suas amigas resolveram dar uma festa pela memória de sua mãe e para a animarem. Após o evento, Anna Jarvis desejou que toda a América pudesse sentir esse conforto. Em 1914, a data do dia 9 de maio foi oficializada e passou a ser comemorada. Aos poucos a homenagem foi se espalhando para outros países.

Dia das Mães no Brasil

Dia das mães. como surgiu a data comemorativa e qual o dia certo

Finalmente, o Dia das Mães no Brasil. Da mesma forma que no resto do mundo, a data comemorativa se propagou no inicio do século XX.

No Brasil, a primeira comemoração da data  foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Mas, foi só em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no país.

Em 1947, afinal, a data passou a ser incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil.

Como será o Dia das Mães nos próximos anos

Dia das mães, como surgiu a data comemorativa e qual o dia certo

Desse modo, o Dia das Mães no Brasil é comemorado anualmente no segundo domingo de maio. Ou seja, a data é móvel, sendo modificada todos os anos. Confira quando cairá o Dia das Mães nos próximos anos:

  • 2020 – 10 de maio de 2020
  • 2021 – 9 de maio de 2021
  • 2022 – 8 de maio de 2022
  • 2023 – 14 de maio de 2023.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 5 presentes para fazer com as próprias mãos

Fonte: Calendarr Brasil Escola

Imagem: Chico de Minas Xavier Kiau Notícias Catraca Livre Acredite ou Não

Próxima página »

Escolhidas para você