História

Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?

Não tem nada a ver com ganhar flores ou ser homenageada com mensage, bonitinha. A história por trás do Dia da Mulher é bem mais forte.

No Dia da Mulher, é comum que flores e chocolates sejam distribuídos como forma de comemorar a data. Isso, claro, para deixar o dia de alguma mulher mais especial.

Mas, mesmo se tratando de um gesto super fofo, a verdade é que o Dia Internacional da Mulher tem um significado muito mais forte. Aliás, eles está longe de ser uma data comercial.

Historicamente falando, a data é marcada por lutas femininas a favor dos direitos do gênero ao redor do mundo. Uma das principais reivindicações que marcam essa data, inclusive, é com relação às jornadas de trabalho exaustivas, ao direito ao voto e assim por diante.

Dia das Mulheres em outras datas

Aliás, nem sempre a data foi comemorada no dia 8 de março. Alguns outros dias já foram escolhidos no calendário para comemorar a data. Como, por exemplo, o dia 25 de março.

Este dia, sobretudo, foi o marco de fato histórico trágico: um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York, em 1911. O fogo, inclusive, teria se alastrado devido às más condições de suas instalações. Em média, 130 operárias morreram carbonizadas.

Por que em 8 de março?

No entanto, outros eventos relacionados às reivindicações femininas interferiram na data do Dia da Mulher. A escolha do 8 de março, por exemplo, se deu depois de uma manifestação, na Rússia, em 1917.

Continua após a publicidade

O protesto contra o Czar Nicolau II, ainda durante a Primeira Guerra Mundial, lutava contra as péssimas condições de trabalho no país. Além disso, as manifestantes gritavam contra a fome que a maior parte da população enfrentava, e contra a participação da Rússia no conflito armado.

Estima-se que, na época, 80 mil mulheres se uniram no centro da capital russa. Este protesto, aliás, ficou conhecido como Pão e Paz. Foi ele, inclusive, que acabou se tornando símbolo do Dia da Mulher depois de quatro anos.

O mais interessante, contudo, é que, na verdade, a manifestação havia acontecido no dia 23 de fevereiro na Rússia. Ou seja, data que equivale ao 8 de março em nosso calendário. Isso porque a antiga União Soviética adotava o calendário Juliano naqueles tempos.

Oficialização do Dia da Mulher

Como deu para perceber, o Dia da Mulher nessa data foi criado na Rússia. Inclusive, somente em 1945, 20 anos depois, a ONU assinou o primeiro acordo internacional que garantia a igualdade entre homem e mulheres.

E a oficialização internacional de 8 de março como o Dia da Mulher ainda demorou mais alguns anos. Ele só foi reconhecido pela ONU em 1977.

E então, caro leitor, entendeu agora por que o Dia da Mulher é tão importante? Entendeu porque é em 8 de março? A gente espera que, a partir de hoje, você nunca mais se esqueça da carga histórica desse dia todas as vezes que você desejar um feliz Dia da Mulher para alguma mulher!

E, falando em na força feminina, você vai ficar maravilhado de conferir os feitos que as mulheres já conquistaram ao ler esse outro post: 6 mulheres que marcaram a História com contribuições incríveis.

Fonte: Área de Mulher

Próxima página »

Escolhidas para você