Curiosidades

Deusa Reia: a mãe dos deuses do Olimpo

Conhecida como a Grande Mãe por ser a progenitora dos deuses do Olimpo, incluindo Zeus e Hades, Reia é a personificação da fertilidade.

De acordo com as crenças dos antigos gregos, Reia era filha de Urano, personificação do céu, e Gaia, encarnação da terra. Assim, ela é a deusa titã da fertilidade e da maternidade.

Ela é filha de Urano e Gaia, dois dos deuses primordiais da mitologia grega. No entanto, ela é mais famosa por ser a esposa de Cronos e a mãe de vários deuses e deusas do Olimpo.

Os antigos gregos da era clássica nunca a viram como um dos deuses e deusas do Olimpo e, portanto, não tinham culto específico. Saiba tudo sobre ela a seguir.

Quem é Reia?

Nas primeiras tradições ela era chamada de “a mãe dos deuses” por esta razão ela está tão intimamente relacionada com Cibele. Assim, às vezes ela é representada em uma carruagem puxada por leões, no xale grego ela é considerada a mesma deusa.

Continua após a publicidade

Apesar de ser a mãe dos deuses olímpicos, ela não é considerada uma deusa do Olimpo.

Os romanos a conhecem como Magna Mater e a relacionam com a deusa Ops, deusa da fertilidade. O antigo poeta grego Hesíodo sustenta que ela era a enfermeira de Dionísio, na verdade ela é vista como a enfermeira de leões e outros animais na Antologia Palatina.

Origem de Reia

A deusa Reia é uma titâ filha do deus primordial do céu Urano e Gea, a deusa primordial da terra. Ela era irmã e esposa do Titã Cronos e mãe com ele de Deméter, Hades, Hera, Héstia, Poseidon e Zeus.

Depois de derrotar seu pai Urano, Cronos aprisionou os Hecatônquios, os Gigantes e os Ciclopes nas profundezas do Tártaro, então junto com a deusa

Continua após a publicidade

Reia ele ascendeu ao trono dos Titãs onde governaram por muitos anos no tempo que ficou conhecido como a “idade de ouro”, pois naquela época não havia doença, velhice ou morte.

Também não havia leis ou regras, pois todos se comportavam adequadamente, portanto, eram desnecessárias.

Linhagem

Reia casou-se com seu irmão Cronos, deus do tempo, com quem teve seis filhos: Deméter, deusa da agricultura; Hades, deus do submundo; Hera, rainha dos deuses e irmã e esposa legítima de Zeus, que por sua vez era o pai dos deuses e dos homens.

Além disso, Reia também era a mãe de Héstia, deusa da lareira, e Poseidon, deus dos mares.

Continua após a publicidade

Qual é o significado do nome da deusa?

Reia vem do grego antigo “Ῥεία” Rheia, “Ῥέα” Rhea, “Ῥείη” Rheiē ou “Ῥέη” Rheē, que significa algo como “fluxo que pode ser menstrual ou amniótico” ou também é possível interpretá-lo como parto.

No entanto, para alguns etimologistas a palavra “Ῥέα” está relacionada com a palavra “ἔρα” solo. Outros relacionam com a palavra “ῥοιά” romã (fruta).

Mitos

Cronos confrontou seu pai para ter poder sobre o Olimpo e o destronou. Mas Gaia profetizou que Cronos também seria morto por um de seus filhos.

Por esta razão, o temível deus do tempo decidiu devorar seus filhos quando eles nascessem. No meio de sua tristeza, Reia teve a coragem de salvar Zeus, seu filho mais novo.

Continua após a publicidade

Ela traiu o marido dando-lhe uma pedra embrulhada em panos e lençóis, enquanto fugia com a criança para a ilha de Creta para que a ninfa Amalteia cuidasse dele. Mais tarde, ela se escondeu em vários lugares da Ásia para evitar que Cronos a encontrasse.

Em alguns mitos, diz-se que Réia salvou o coração de Dionísio depois que o bebê foi despedaçado pelos Titãs. Isso ocorreu, segundo a mitologia, porque Hera queria se livrar do bebê fruto do caso de seu marido com Semele.

Em outro conto, o ciúme de Hera enviou Python atrás da mãe de Apolo e Artemis, Leto, enquanto ela estava grávida deles. Mais uma vez, Reia interveio para salvar seus netos e ajudou Leto a flutuar até a ilha de Delos, levado pelo vento oeste (outras versões desse mito atribuem essa ajuda a Zeus).

Por fim, embora Reia não tivesse nenhum poder especial, o povo de Creta a adorava com devoção. Os habitantes da ilha tornaram-se a guarda pessoal de Zeus e sacerdotes da deusa da maternidade. Além disso, costumavam prestar-lhe homenagens, danças e canções.

Continua após a publicidade

Fontes: Fantastipedia, Spartacus Brasil, Portal São Francisco, Deuses e Heróis

Leia também:

20 monstros lendários da mitologia grega

Ilítia, quem é? Origem e curiosidades sobre a deusa grega dos partos

Continua após a publicidade

Gigantes da Mitologia Grega, quem são? Origem e principais batalhas

Gaia, a deusa da Terra nas Mitologias Grega e Romana

Musas da mitologia grega – Origem e história das 9 divindades

Hécate, quem é? Origem e história da deusa da mitologia grega

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você