Curiosidades

A história de como surgiu o Dia das Mães

Você sabe de onde vem a tradição do Dia das Mães? Da Grécia antiga ao século XX, vamos relembrar a história e as origens da data no Brasil e no mundo.

Celebrado em maio, o Dia das Mães é uma tradição que homenageia a mulher que gera a vida dentro de si. Aliás, é uma oportunidade de ouro para mostrar às nossas mães todo o amor que temos por elas e passar um momento de convívio com a família. No Brasil, a data costuma ser comemorada no segundo domingo de maio. Mas, qual é a história por trás do Dia das Mães? Em suma, suas origens são múltiplas e remontam à Antiguidade.

Vamos conferir algumas delas neste artigo!

História do Dia das Mães: origens antigas

É na Grécia antiga que mergulhamos nossa jornada nos vestígios do Dia das Mães. De fato, não é outra senão Réia, a mãe de Zeus, que foi a primeira a ver seu papel como mãe durante as cerimônias de primavera dadas em sua homenagem.

Do outro lado do mar Jônico, os romanos adoravam a Deusa Mãe, Cibele em março, durante as festas religiosas chamadas Matronalia. Assim, não é por acaso que essas comemorações antecipadas do Dia das Mães acontecem na primavera; já que esta é a época da fertilidade, pu seja, quando a natureza renasce.

Continua após a publicidade

Como surgiu o Dia das Mães na América?

Nos Estados Unidos, a encarnação americana do Dia das Mães surgiu com Anna Jarvis em 1905 e tornou-se um feriado oficial dos EUA em 1914. Em suma, quando sua mãe, Ann Reeves, morreu, ela organizou as primeiras observâncias do Dia das Mães na Igreja Episcopal Metodista Andrews em Grafton, e mais tarde na Filadélfia, Pensilvânia.

Ela escolheu o segundo domingo de maio porque era o domingo mais próximo da morte de sua mãe. O cravo branco, a flor favorita de Reeves, tornou-se o símbolo do feriado.

Jarvis, que não tinha filhos, tinha uma compreensão singular do que o Dia das Mães deveria significar. Portanto, ela viu isso como um dia para as crianças visitarem suas mães em casa e se lembrarem dos sacrifícios que elas fizeram.

Em 1914, quando a maioria dos estados já havia reconhecido o dia localmente, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma lei designando o Dia das Mães como feriado nacional. Um dia depois, o presidente Woodrow Wilson emitiu uma proclamação oficial.

Continua após a publicidade

Jarvis mais tarde denunciou a comercialização do feriado e passou a última parte de sua vida tentando removê-lo do calendário.

História do Dia das Mães no Brasil

Da mesma forma que no resto do mundo, a data comemorativa se propagou no inicio do século XX. No Brasil, a primeira comemoração da data foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918.

Mas, foi só em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no país. Em 1947, afinal, a data passou a ser incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil.

Dia das Mães ao redor do mundo

O Dia das Mães é comemorado em dezenas de países ao redor do mundo, muitas vezes no segundo domingo de maio, conforme seus próprios constumes e tradições que vamos conhecer abaixo:

Continua após a publicidade

Reino Unido

No Reino Unido, o Dia das Mães é comemorado no quarto domingo da Quaresma, e é chamado de Mothering Sunday. Aliás, a tradição vem dos tempos medievais, quando as famílias pobres mandavam seus filhos para o trabalho e lhes era concedido um dia para visitar suas casas durante a Quaresma.

Desse modo, as crianças colhiam flores e davam às mães bolos especiais chamados Mothering Cakes. Hoje, o Domingo das Mães é comemorado com flores, cartões, presentes e tempo para a família.

Áustria, Alemanha e Suíça

Na Áustria, Alemanha e Suíça, o Dia das Mães, também conhecido como Muttertag, é comemorado no segundo domingo de maio (o mesmo que nos EUA e em vários outros países ao redor do mundo).

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Suíça tornou-se um dos primeiros países europeus a introduzir o Dia das Mães, com sua primeira celebração em 1917.

Continua após a publicidade

Com efeito, o primeiro Muttertag da Alemanha ocorreu em 1922, e a primeira celebração da Áustria foi em 1926. Para os três países, o Dia das Mães é uma data cheia de amor e gratidão.

Japão

O Dia das Mães no Japão também acontece no segundo domingo de maio. Para as mães japonesas, o dia é simbolizado com belos cravos, que representam uma força gentil que as mães possuem. As crianças cumprimentam suas mães dizendo “Haha-no-hi” e as presenteiam com flores.

A história do Dia das Mães no Japão remonta ao período Showa, quando o Dia das Mães servia como uma comemoração do aniversário da Imperatriz Kojun (a mãe do Imperador Akihito).

Assim, a tradição de comemorar o Dia das Mães na cultura japonesa moderna começou no ano de 1913.

Continua após a publicidade

Peru

O Dia das Mães no Peru, assim como em outros países do mundo, é comemorado com flores e presentes e acontece no segundo domingo de maio. Um aspecto particularmente único das celebrações do Dia das Mães no Peru é que milhares de pessoas se reúnem em cemitérios na data, para celebrar todas as mães que faleceram.

França

O Dia das Mães na França se chama “Fete des Meres”. Acontece no final de maio ou início de junho, dependendo de quando ocorre o Pentecostes. A Fete des Meres tornou-se uma celebração oficial em 1950, embora Napoleão tenha sido o primeiro a declará-la feriado.

Assim como outros países do mundo, os franceses celebram suas mães com um dia relaxante de comida e presentes e passando tempo com a família.

Etiópia

O Dia das Mães na Etiópia ocorre com um festival de três dias chamado Antrosht, que acontece no final do outono. Não é apenas uma celebração para homenagear as mães, mas também um momento para celebrar o fim da estação chuvosa.

Continua após a publicidade

É tempo de cantar e dançar e de uma festa incrível de três dias onde há uma tradicional refeição de haxixe, com todos os membros da família trazendo os vários ingredientes.

Tailândia

Por fim, na Tailândia, o Dia das Mães é sempre comemorado em agosto no aniversário da atual rainha, Sirikit.

Não deixe de conferir essas mensagens lindas e criativas para homenagear sua mãe: Mensagens de Dia das Mães [2022]

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você