O que você faz após ir ao banheiro fazer o número dois? Você costuma reparar na cor das suas fezes? Estar atento nesse aspecto pode ser importante para saber se há algo errado com a saúde. Isso porque, se o caso for de diarreia verde, por exemplo, pode ser um indício de situações como a síndrome do intestino irritável.
Contudo, há outros motivos que podem causar a diarreia verde. Por exemplo, devido ao excesso de ingestão de alimentos verdes, devido a uma rápida passagem das fezes pelo intestino, ingestão de corantes alimentares, suplementos de ferro, ou devido a uma infecção ou doença.
No entanto, há outros fatores que precisam ser observados em relação às fezes. Por exemplo: tamanho, textura e formato. No geral, o cocô é composto por por água, fibras, bactérias fecais, células intestinais e muco, e a sua cor e consistência está geralmente relacionada com a alimentação. Por isso, é importante observar as características das fezes, a fim de identificar as possíveis causas da diarreia verde.
Possíveis causas da diarreia verde
1 – Ingestão de alimentos verdes ou corantes pode deixar as fezes da mesma cor
A priori, a diarreia verde pode ser resultado da ingestão de muitos alimentos da mesma cor. Isso porque, alimentos verdes são ricos em clorofila, sobretudo vegetais e folhagens. No entanto, nesses casos, as fezes voltam ao normal assim que essas substâncias são eliminadas do organismo.
Além disso, consumir suplementos alimentares em excesso também pode causar uma diarreia verde. Isso porque, esses medicamentos costumam conter corantes ou grandes quantidades de ferro.
2 – O uso de laxantes também pode mudar a cor das fezes
Primeiramente, é necessário compreender o que é a bile, líquido verde acastanhado, produzido no fígado cuja função é digerir a gordura da comida. Sendo assim, a bile digere as gorduras e os nutrientes podem ser absorvidos no intestino pelo sangue. Enquanto isso, a bile continua o caminho no intestino, mudando gradualmente de cor de verde para castanho, o que pode demorar horas ou mesmo alguns dias.
No entanto, em alguns casos, como o uso de laxantes, o trânsito intestinal está mais rápido. Desse modo, as fezes podem tornar-se mais líquidas, não dando tempo à bile para mudar de cor.
3 – Cocô verde pode ser sinal de infecções intestinais
Além disso, a diarreia verde também pode indicar infecções intestinais causadas por Salmonella sp. ou por Giardia lamblia.
- Primeiramente, a infecção Salmonella sp. é causada pela ingestão de comida contaminada. Sendo assim, a diarreia verde é um dos principais sintomas, mas que pode estar acompanhado por enjoos e vômitos, dor abdominal, febre, sangue nas fezes, dor de cabeça e do músculo.
- Em segundo lugar, a infecção por Giardia lamblia, ou giardíase, é normalmente causada pela ingestão de água contaminada. Além da diarreia verde, a giardíase tem como sintomas: gases, dor e distensão abdominal, febre, enjoos e vômitos, perda de apetite ou desidratação.
4 – Intestino irritável ou doença de Crohn também são causas de cocô esverdeado
Além disso, a doença de Crohn e a síndrome do intestino irritável também podem deixar o cocô esverdeado. Isso porque, essas condições de saúde causam a má digestão das gorduras e a inflamação da mucosa intestinal.
5 – Uso de antibióticos deixa as fezes verdes
A resposta é sim. Isso porque, medicamentos como os antibióticos acabam matando bactérias benéficas no intestino. Sendo assim, o trato gastrointestinal funciona mais rápido que o normal e os pigmentos amarelo esverdeados da bile não são processados, causando uma diarreia verde.
Por isso, nesses casos, recomenda-se o uso de probióticos, que são microrganismos vivos de várias cepas de bactérias e leveduras que já vivem naturalmente no corpo. Desse modo, as bactérias boas do intestino são restabelecidas.
6 – Suplemento de ferro causa fezes verdes
Outra medicação que pode ser responsável pelas fezes verdes é a suplementação de ferro. De acordo com especialistas, o cocô em tom de preto pode ser um bom sinal de que o organismo está absorvendo o medicamento. Contudo, no caso de diarreia verde, o corpo não está absorvendo totalmente esses nutrientes. Por isso, nesses casos é importante procurar o médico que receitou a suplementação férrica.
Diarreia verde em bebês, o que é?
A priori, nos primeiros dias após o parto, e enquanto o bebê é alimentado exclusivamente com leite materno, é normal apresentar fezes moles esverdeadas. No entanto, o cocô do recém nascido costuma se tornar amarelas e castanhas durante o primeiro ano de vida.
Contudo, no caso de bebês alimentados com suplementação, a diarreia verde pode permanecer por mais tempo. Isso porque, as fórmulas dessas substâncias costumam ser ricas em ferro.
O que fazer em caso de cocô esverdeado?
Como dito anteriormente, a diarreia verde pode ter muitas causas. Por isso, é importante atentar-se aos motivos que podem estar causando a cor verde nas fezes a fim de decidir o que fazer. De maneira geral, mudança na alimentação e a ingestão de probióticos pode ajudar.
No entanto, se a diarreia verde persistir por mais de três dias é preciso procurar um médico. Além disso, a orientação médica é importante caso as fezes esverdeadas estejam associadas a outros sintomas como:
- enjoo
- perda do apetite
- presença de sangue nas fezes
- dor de cabeça
- tonturas
Saiba mais sobre sua saúde lendo essa matéria: Parar o soluço, como fazer? Características e principais causas do soluço