Ciência & Tecnologia

Gordura sai pela respiração? Veja o que acontece quando perdemos peso

Especialistas dizem que a gordura que perdemos emagrecendo vai, principalmente, para os pulmões. Mas, será que se respirarmos mais rápido emagrecemos mais?

Você já se perguntou “para onde vai a gordura quando emagrecemos?” Você pode estar enganado por acreditar que ele deixa o corpo como cocô ou urina – pelo menos, é o que muitas pessoas pensam que é o que acontece com a gordura quando você perde peso. Mas a realidade é muito diferente.

Quando se trata da questão de para onde vai a gordura quando você está perdendo peso, a resposta é que simplesmente a expiramos. Confuso? Então leia para saber mais.

O que acontece com a gordura quando você perde peso?

Fonte: Pixabay

Num estudo feito em 2014, pesquisadores rastrearam os átomos em 10 quilogramas de gordura para ver o que aconteceu com eles quando os participantes perderam peso.

Eles descobriram que 8,4 kg foram excretados como dióxido de carbono, enquanto os 1,6 kg restantes deixaram o corpo como algum tipo de fluido: suor, xixi, cocô ou outros fluidos corporais. Portanto, você perde peso principalmente expirando-o depois que ele foi convertido em dióxido de carbono.

Continua após a publicidade

Isso significa que você pode simplesmente respirar rápido para perder alguns quilos extras? Não é bem assim. Acelerar as inspirações e expirações só terá sucesso em fazer com que você hiperventile, o que pode causar tonturas e ansiedade. Só há uma maneira de aumentar sua produção de dióxido de carbono, ou seja, fazendo exercícios físicos.

Basta fazer atividade física para emagrecer?

Fonte: Pixabay

Felizmente, exercício físico é um termo relativamente amplo que pode incluir movimentos tão simples como levantar-se e caminhar. Quanto mais intensos seus movimentos, mais rápida se tornará sua respiração e mais dióxido de carbono você liberará.

Portanto, a chave para perder peso é que a quantidade que seu corpo queima deve ser maior do que a quantidade que você está alimentando. Contudo, você pode se exercitar o quanto quiser, mas se continuar a consumir mais calorias do que queima, não verá resultado de forma alguma. Além disso, fazer dieta em conjunto com exercícios é fundamental.

O que acontece com as células de gordura depois que você perde peso?

O que acontece com a gordura do nosso corpo quando emagrecemos (e para onde ela vai)?
Fonte: Pixabay

É importante observar que o dióxido de carbono que você expira quando está correndo não é composto pelas próprias células de gordura. Aliás, na verdade, as células de gordura não desaparecem, mas sim que elas encolhem de tamanho.

Continua após a publicidade

A partir do momento em que você nasce, o número de células de gordura em seu corpo aumenta até chegar aos 20 anos, ponto em que se estabilizam. Quando as células de gordura morrem, são rapidamente substituídas por outras, de modo que o número de células de gordura em seu corpo permanece relativamente uniforme pelo resto da vida.

Quanto ao número de células de gordura que uma pessoa possui, esse número varia de pessoa para pessoa. Você não pode olhar para uma pessoa obesa e uma pessoa que é magra e dizer: “A pessoa com sobrepeso tem mais células de gordura em seu corpo”. É o que está dentro dessas células que determina o que você vê do lado de fora.

Continua após a publicidade

Todavia, a má notícia é que uma pessoa nunca pode “perder” células de gordura – ela só pode aumentar sua contagem de células de gordura. Esse fato pode explicar a necessidade do corpo de ganhar mais peso depois de perdê-lo.

Então, para manter sua perda de peso, você precisa continuar a se exercitar e observar o que você come para que suas células de gordura encolham.

Continua após a publicidade

Para onde vai a gordura quando você ganha peso?

Fonte: Pixabay

Semelhante à questão de quando você perde peso, a resposta para onde vai a gordura quando você ganha peso é que é diferente para cada pessoa. Os hormônios femininos fazem com que a gordura se acumule nas áreas das coxas e bumbum. A única maneira de mudar isso é alterando seus hormônios.

Ademais, seus pontos problemáticos – também conhecidos como locais onde você mantém o excesso de peso – podem ser indicadores silenciosos de uma condição de saúde latente.

Agora que você sabe o que acontece com a gordura corporal quando você perde peso, pode se maravilhar com o milagre que é o corpo humano. Perder peso é difícil – especialmente quando seu corpo está basicamente programado para trabalhar contra você – mas é realmente espantoso saber com que eficiência você elimina as células de gordura ao queimá-las.

Então, da próxima vez que você estiver pensando em como perder peso, faça atividade física, tenha uma alimentação saudável e respire fundo – literalmente.

Continua após a publicidade

Então, gostou deste artigo? Pois, leia também: 8 formas de emagrecer muito estranhas, mas que a Ciência garante que funciona

Fonte: BBC

Fotos: Pixabay

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você