Ciência & Tecnologia

7 dicas para limpar notebook

É muito importante que você saiba como limpar o seu notebook de maneira correta, usando materiais que você tem em casa.

Se o seu notebook estiver lento ou fazendo muito barulho, o problema pode ser poeira. Dependendo do seu ambiente, você precisa tirar a poeira interna do notebook a cada seis a doze semanas. Além disso, algumas das coisas que contribuem para ter mais poeira são animais de estimação e construções próximas. Mas, afinal como limpar o notebook em casa? Confira algumas dicas no post de hoje!

Limpeza externa

1. Desligue o aparelho

Antes de fazer qualquer coisa, você precisa desligar o dispositivo. Aliás, este e o passo mais importante. Se você não seguir isso, poderá causar sérios danos ao hardware.

2. Use produtos e materiais adequados

Limpar seu notebook não é como limpar qualquer outro eletrodoméstico, você precisará de algumas ferramentas específicas para isso. É recomendado usar:

Pano de microfibra: ele não deixa fiapos ou fibras de tecido e é mais comumente usado para limpar vidros e eletrônicos, ou detalhamento de carros.

Continua após a publicidade

Álcool isopropílico: uma solução de limpeza que pode limpar superfícies gordurosas e umidade. Pode ser usado como desinfetante também.

Chaves de fenda de precisão: para abrir a tampa traseira do seu notebook.

Continua após a publicidade

Escova pequena (opcional): é uma ferramenta útil para limpeza mais intensa, se necessário.

Pasta térmica (opcional): permite a transferência eficiente de calor através do dissipador de calor e dos processadores. Você precisará desmontar parcialmente essas peças para reaplicar a pasta térmica.

Continua após a publicidade

3. Comece limpando a tela

Comece a limpar a tela com um pano seco. Vá de canto a canto. Em seguida, pegue o pano e umedeça-o com um pouco de água. Contudo, não encharque o pano. Passe o pano sobre a tela, mas não exagere ao esfregar.

4. Limpe o mouse

Se você usa um mouse externo, também pode limpá-lo. Os mouses ópticos, que usam luz para detectar a área da superfície, não exigem limpeza interna, mas a parte externa pode ficar pegajosa com o tempo.

Então, comece desconectando o mouse do notebook e removendo todas as pilhas. Use um pano limpo com um pouco de álcool para limpar a parte externa do mouse; tenha cuidado para não deixar entrar nenhum líquido.

Se você tiver um mouse mecânico, poderá limpá-lo rapidamente colocando-o em um pedaço de papel toalha.

Continua após a publicidade

5. Limpe o teclado e o espaço entre as teclas

Depois de remover a poeira visível, pegue o pano e umedeça-o com o álcool. Passe o pano levemente sobre as teclas. Posteriormente, pegue o cotonete e limpe entre as teclas.

Limpeza interior do notebook

6. Remova a tampa do notebook

Agora é aqui que temos que ter um cuidado extra. Desaperte a tampa traseira do seu notebook e guarde os parafusos para não perdê-los. Em seguida, passe um pano para remover a poeira.

As duas principais áreas a serem cuidadas são as saídas de ar e o ventilador. As aberturas devem estar nas laterais ou na parte de trás do aparelho.

Certifique-se de limpar todos os resquícios de poeira que bloqueiam as aberturas e o ventilador. É aqui que o calor é disperso, por isso precisa estar totalmente limpo.

Continua após a publicidade

7. Aplique a pasta térmica

Se você já possui as ferramentas, também pode desmontar parcialmente as peças que conectam o dissipador de calor e os processadores para reaplicar a pasta térmica.

Limpe a pasta restante com álcool isopropílico e, em seguida, esprema uma boa quantidade de pasta térmica, apenas o suficiente para cobrir as partes conectivas.

Quando terminar, basta parafusar tudo de volta. Não se esqueça de limpar a sua mesa de trabalho também.

Com que frequência você deve limpar o notebook?

A limpeza do notebook deve ser feita de tempos em tempos como manutenção regular do dispositivo. Mas, com que frequência devemos fazê-lo?

Continua após a publicidade

A parte externa pode ser limpa de vez em quando, e até com mais frequência, conforme desejar. Por outro lado, para o interior do aparelho, você só precisará limpá-lo a cada 6 ou 12 meses.

No entanto, não é recomendado abrir muito o notebook, a menos que seja absolutamente necessário para reparos.

Fontes: Bringit, Techtudo, Casa Prática

Outros conteúdos que podem interessar:

Continua após a publicidade

8 dicas de como limpar os óculos de grau corretamente
Como limpar moedas antigas? Dicas de conservação e limpeza
Como limpar o celular – Passo a passo, recomendações e precauções
15 formas de limpar o carro completamente inusitadas

Próxima página »

Escolhidas para você