Curiosidades

8 dicas de como limpar os óculos de grau corretamente

Veja o que fazer e o que não fazer na limpeza de óculos e saiba como remover toda a sujeira, sem danificar a armação ou arranhar as lentes.

A limpeza dos óculos, principalmente os de grau, ganhou recentemente uma nova importância, desde a chegada do coronavírus, o que significa um cuidado redobrado na hora de limpá-los. Mas, para a maioria, é muito difícil resistir à tentação de alcançar as bordas da camisa para limpar as lentes.

Todavia, as finas partículas de sujeira no tecido são suficientes para arranhar as lentes dos óculos, sem falar que esse hábito é muito anti-higiênico para os olhos.

Portanto, saber como limpar corretamente e manter a higiene adequada de seus óculos é muito importante para a saúde de seus olhos e para a sua saúde em geral, já que ao limpar, você está se livrando de vírus e bactérias impregnadas em sua superfície.

E a boa notícia é que não é tão difícil realizar esse processo. Abaixo você irá aprender em 8 etapas fáceis como limpar os óculos da maneira correta e segura, sem arranhar as lentes.

Continua após a publicidade

8 dicas de como limpar os óculos de grau sem arranhar as lentes

Os óculos são geralmente limpos com microfibra que é fornecida gratuitamente na compra dos óculos ou com uma solução de limpeza que é um spray que limpa as lentes; também adquirida em óticas e farmácias.

Contudo, uma alternativa ao uso da solução de limpeza é lavá-los com água morna. Veja como limpar seus óculos de forma rápida, sem causar danos as lentes.

1. Lave as mãos antes de limpar seus óculos

Em primeiro lugar, certifique-se de que as suas mãos estão limpas, lavando-as bem Isso garantirá que suas mãos estejam livres de sujeira, fuligem, loção, vírus e bactérias que possam ser transferidos para as lentes.

Continua após a publicidade

2. Use água morna para lavá-los

8 dicas de como limpar os óculos de grau corretamente

Em segundo lugar, use água morna ao enxaguar seus óculos para remover a poeira e outros detritos e evitar arranhões. Certifique-se de que não está quente o suficiente para danificar o revestimento das lentes.

3. Use sabão neutro

8 dicas de como limpar os óculos de grau corretamente

Terceiro, aplique uma gota de cada lado nas lentes de sabão neutro nas lentes para lavar a sujeira e as manchas.

Continua após a publicidade

4. Esfregue levemente todas as partes do óculos

Quarto, esfregue suavemente ambos os lados das lentes e todas as partes da armação. Certifique-se de incluir a área onde as bordas encontram a moldura, pois a poeira e a sujeira frequentemente se acumulam lá.

5. Enxágue os óculos em água corrente

8 dicas de como limpar os óculos de grau corretamente

Quinto, enxágue bem os óculos de grau e remova todos os vestígios de sabão, pois ele pode manchar os óculos ao secá-los. Em seguida, a sexta etapa é agitar levemente os óculos para remover a água e inspecionar cada lente para ver se estão bem limpas.

Continua após a publicidade

7. Seque os óculos com um tecido de microfibra

Sétimo, seque cuidadosamente as lentes e use um pano de microfibra para limpá-las. Certifique-se de que esteja limpo, ou os resíduos e sujeira podem entrar em contato com as lentes e riscá-las.

8. Inspecione e verifique se as manchas foram removidas

8 dicas de como limpar os óculos de grau corretamente

Por último, inspecione as lentes novamente para ver se há riscos ou manchas removendo-as com uma microfibra ou tecido macio. Se ainda estiver sujo ou manchado, faça o processo novamente.

Continua após a publicidade

O que não fazer na limpeza de óculos?

De acordo com especialistas, o uso de toalhas de papel, lenços de papel e tecido de camisa na limpeza dos óculos pode arranhar a lente e deixar ainda mais sujeira. Além disso, esses materiais são muito ásperos que causam pequenos arranhões que, no devido tempo, desfocam a clareza das lentes.

Ademais, não use um removedor de esmalte para limpar as lentes e armações, pois a acetona pode ser destrutiva para as lentes e armações. Também não é uma boa ideia limpar os óculos de grau com cloro, amônia, álcool, limpadores de vidro e outros produtos de limpeza.

E o mais importante, nunca use a saliva para limpar os óculos, principalmente em tempos de coronavírus.

Continua após a publicidade

Então, achou este conteúdo interessante? Pois, leia também: O que aumenta o grau do óculos e quando ir ao oftalmologista?

Próxima página »

Escolhidas para você