Curiosidades

Diferença entre sentimento e emoção: quais são e como controlar

Apesar de serem usadas como sinônimos, há diferença entre sentimento e emoção. Ou seja, são palavras com significados distintos.

Apesar de serem usadas como sinônimos há diferença entre sentimento e emoção. Ou seja, são palavras com significados distintos. No entanto, estão relacionados, já que uma emoção gera um sentimento. Que pode dar início a novas emoções. Portanto, o ciclo psicológico fica em constante desenvolvimento.

Ademais, as emoções se referem às reações instintivas ou a uma resposta neural como o choro ou riso, por exemplo. Já os sentimentos, refletem o que a pessoa sente diante uma emoção. Dessa forma, é mais duradouro. Além disso, muitas vezes é mais fácil de esconder.

Em suma, a emoção está ligada ao corpo e ao exterior. Enquanto que o sentimento está ligado ao interior e a mente. E para controlar os diferentes sentimentos, há sistemas cerebrais diferentes. Por fim, para saber gerenciar suas emoções e sentimentos é importante saber identificar essas diferenças. Dessa forma, é possível alcançar o equilíbrio emocional.

Diferença entre sentimento e emoção: o que é emoção

Globo

Para saber a diferença entre sentimento e emoção, você precisa entender como cada um funciona. Em suma, a emoção é uma reação química relacionada a um estímulo externo, causando experiências subjetivas e alterações neurobiológicas.

Continua após a publicidade

Ademais, a emoção ativa o sistema endócrino (hormônios), o sistema nervoso autônomo e o sistema musculoesquelético.

Dessa forma, a emoção faz com que o cérebro libere hormônios que vão alterar o estado emocional da pessoa. Com isso, podem ocorrer algumas reações físicas como palpitações, choro, suor e até mesmo dores inexplicáveis.

Entretanto, diferente dos sentimentos, as emoções são reações automáticas. Portanto, não pode ser controlada por vontade própria. Portanto, perante um acontecimento, cada pessoa terá uma emoção distinta. Além disso, a emoção está ligada à comunicação, pois, são perceptíveis as outras pessoas sendo possível identificar sua origem.

Enfim, as emoções podem variar entre uma escala de valência ou motivação. São elas:

Continua após a publicidade
  • Valência positiva: quando a emoção gera comportamento de aproximação. Como paixão, por exemplo.
  • Valência negativa: quando a emoção gera comportamento de afastamento. Como acontece ao nos afastarmos de algo por medo, por exemplo.

Além disso, as emoções podem ser:

  • Primárias: emoções mais perceptíveis;
  • Secundárias: emoções que nem sempre são perceptíveis;
  • De fundo: emoções que não são perceptíveis as pessoas.

Os tempos da emoção

Psicólogo e Terapia

Outra diferença entre sentimento e emoção é que a emoção é percebida em três tempos. Enfim, desde o recebimento da carga emocional até o seu efeito físico, a emoção é interpretada pelo organismo nos seguintes tempos:

  1. Sentir- você sente algumas das 5 emoções básicas: raiva, medo, alegria, tristeza ou afeto.
  2. Expressar verbal – você racionaliza, decodifica, expressa a emoção verbalmente.
  3. Atuar Corporal – você expressa às emoções através de reações físicas, positiva ou negativamente.

Diferença entre sentimento e emoção: o que é sentimento

Diferença entre sentimento e emoção: quais são e como controlar
Globo

Continuando com as diferenças entre sentimento e emoção, sentimento é o resultado de uma experiência emocional. Dessa forma, as reações geradas pelas emoções de forma consciente atuam como gatilhos para a criação de sentimentos. Ou seja, o sentimento é a tomada de consciência da emoção. No entanto, o sentimento é algo mais profundo, que pode ser disfarçado pelo indivíduo.

Diferente das emoções, os sentimentos podem ser controlados. Além disso, o sentimento pode ser passageiro ou durar a vida toda. Dessa forma, sentimentos negativos podem causar doenças como a depressão.

Continua após a publicidade

Por fim, enquanto a origem da emoção é facilmente identificada, o mesmo não acontece com o sentimento. Que pode passar despercebido a outras pessoas. Sendo assim, o sentimento é visto como uma disposição mental perante a algo ou alguém, como exemplo dos principais sentimentos, temos:

  • Amor
  • Felicidade
  • Ódio
  • Inveja
  • Compaixão
  • Decepção
  • Curiosidade
  • Gratidão
  • Justiça
  • Medo, entre tantos outros.

Diferença entre sentimento e emoção: vantagens de cada um

Pinterest

Relembrando as diferenças entre sentimento e emoção, as emoções são reações do cérebro diante acontecimentos externos. Que podem ser físicas também. Porém, são passageiras. Enquanto que os sentimentos são duradouros.

Em suma, a emoção é responsável por fazer o cérebro liberar hormônios que vão fazer a pessoa reagir às situações de perigo. O que a psicologia chama de comportamento de luta ou fuga. Além disso, as emoções não podem ser controladas, mas é possível entendê-las e estar mais consciente sobre elas.

E assim, tentar controlar o que está sentindo, mesmo sabendo que não tem como não ter medo, raiva, tristeza, etc. Afinal, para ter o controle emocional é preciso de treino, aprender a sentir as emoções. Porém, com menos intensidade.

Continua após a publicidade

Por fim, diferente das emoções, os sentimentos facilitam o aprendizado. Ou seja, os sentimentos permitem que você imagine o futuro e faça previsões.

Diferença entre sentimentos e emoções: as emoções básicas

Diferença entre sentimento e emoção: quais são e como controlar
Globo

Uma diferença entre sentimento e emoção é que as emoções possuem 5 modos básicos. E é a partir das 5 emoções básicas que outras emoções são produzidas. Que, por fim, produzem os sentimentos. São elas:

  1. Raiva: um estado momentâneo de nervosismo intenso que uma pessoa sente com relação a algo ou alguém. Ademais, a raiva pode estimular a agressividade física ou verbal. Além disso, essa emoção nasce de um bloqueio ou obstáculo insuperável. Enfim, a raiva acelera o cérebro causando o desequilíbrio.
  2. Medo: é um impulso que nos ensina o respeito ao limite. No entanto, quando se torna patológico, é preciso aprender a controlá-lo. Ademais, o medo nasce da sensação de perigo, fazendo com que a pessoa reaja fugindo ou lutando.
  3. Tristeza: surge da percepção da perda, sendo que quanto maior, maior será a tristeza. Ademais, a tristeza faz com que o corpo gaste muita energia. Por isso, é necessário ter um tempo para se recuperar. No entanto, é importante avaliar o grau da tristeza. Pois, longos períodos de tristeza levam à depressão e a outras doenças.
  4. Alegria: impulso fortalecedor da energia geral. Além disso, é uma emoção contagiante. Ademais, é considerada com um estado de satisfação extrema, de contentamento ou prazer.
  5. Afeto: surge da conexão profunda com pessoas, compartilhamento, contato e proximidade. Além disso, o afeto estimula todas as outras emoções. Pois, pessoas afetuosas se mantém conectadas e, quanto maior o afeto, mais conectada ela fica.

Como controlar os sentimentos e as emoções

Diferença entre sentimento e emoção: quais são e como controlar
Psicólogo e Terapia

Já sabemos a diferença entre sentimento e emoção. Agora, como controlá-los? Em suma, a estratégia é alterar a interpretação das emoções de forma consciente. Ou seja, através da programação mental positiva, que faz parte da inteligência Emocional.

Ademais, a Inteligência Emocional permite que você escolha como vai reagir diante situações de conflitos. Enfim, a desenvolver a inteligência emocional, a capacidade de perceber e nomear corretamente os sentimentos também é desenvolvido. Com isso, você se torna capaz de adequar suas reações emocionais, de forma a alcançar o equilíbrio.

Continua após a publicidade

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Inteligência emocional: o que é e como desenvolver a sua.

Fontes: CVV; Diferença; Psicologia; Protagonize Cursos;

Imagens: Youtube; Globo; Psicólogo e Terapia; Pinterest;

Bibliografia: Emoções e Sentimentos, por António R. Damásio e Josephe E. LeDoux, no livro: Kandel, E., Schwartz, J., Jessell, T., Siegelbaum, S., & Hudspeth, A. J. (2014). Princípios de neurociências-5. AMGH Editora.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você