Ciência & Tecnologia

10 benefícios de dormir pelado

Dormir nu traz vários benefícios para a saúde, além do simples conforto. Veja 10 razões pelas quais você se livrar do pijama antes de dormir.

Dormir pelado deve ser um hábito frequente, já que muitos cientistas afirmam que essa prática traz uma série de benefícios para a saúde, por exemplo, aumentar a virilidade, reduzir o estresse e até evitar algumas enfermidades de ordem cardiovascular. E, obviamente, se somam às vantagens que o sono nos proporciona, como repor os níveis de energia e regular funções do organismo.

Além disso, estudos afirmam que existe uma ligação direta entre a insônia e a regulação deficiente da temperatura corporal. Ou seja, especialistas apontam que uma das razões pelas quais as pessoas acordam durante a noite e demoram para cair novamente no sono é por que estão superaquecidas.

No entanto, ao se livrar dos tecidos de roupas quentes, o corpo consegue manter melhor sua própria temperatura e é menos provável que você acorde durante a madrugada.

Quer saber mais sobre as vantagens de dormir sem roupa? Então, acompanhe nossa matéria!

Continua após a publicidade

10 benefícios de dormir pelado

1. Ajuda a adormecer mais rápido

Você sabia que uma boa noite de sono depende muito menos de quão confortável é sua cama e mais de seus hábitos de sono?

Segundo um estudo financiado pela Australian Wool Innovation Ltd (AWI), outros fatores que desempenham papel fundamental para um sono reparador, por exemplo, é o tecido de sua roupa de cama, roupa de dormir e a temperatura ambiente.

Continua após a publicidade

Em outras palavras, esses fatores influenciam a sua temperatura corporal que, por sua vez, regula seu sono.

Normalmente, ao dormir pelado a temperatura da pele aumenta à medida que o calor se dissipa de seu centro para o exterior.

Continua após a publicidade

Portanto, esse hábito simples auxilia no processo ao liberar o calor retido em seu corpo para o ambiente, especialmente se a temperatura do seu quarto não for a ideal para ajudá-lo a adormecer mais rápido.

2. Ajuda a queimar calorias

Dormir pelado também pode aumentar o seu metabolismo e ajudar na perda de peso. Isso porque ao dormir, seu corpo está reparando os danos celulares gerados durante o dia. O que inclui a camada superior da pele, pequenas lacerações no tecido muscular e grande parte da manutenção dos sistemas do corpo.

Assim, a atividade de reparar danos aos músculos e ao colágeno queima calorias, mesmo enquanto você está dormindo. Por outro lado, a redução dos níveis de cortisol no corpo, especialmente durante o sono, pode ajudar a combater o acúmulo de gordura na barriga.

3. Dormir nu aumenta o sistema imunológico

Outro benefício de dormir nu, segundo estudo publicado no Journal of Neuroendocrinology, é que aumenta a oxitocina e reduz os níveis de cortisol, contribuindo, assim, para um sistema imunológico mais forte.

Continua após a publicidade

Quando você dorme pelado, de fato, esses produtos químicos importantes permanecem em quantidades ideais em seu corpo.

Em suma, dormir nu dá o seu corpo a melhor chance para combater vírus, bactérias, germes e outros organismos causadores de doenças.

4. Fortalece o metabolismo e ajuda a prevenir doenças

Muitos distúrbios metabólicos podem ser evitados quando você dorme pelado, inclusive à obesidade. Isso significa que dormir sem roupas auxilia na perda de peso, pois permite que o corpo queime mais calorias e produza calor.

Desse modo, a gordura marrom que ajuda a gastar energia para manter o corpo aquecido, contribui para reduzir o risco de distúrbios metabólicos, como o diabetes, auxiliando no metabolismo da glicose.

Continua após a publicidade

Portanto, se você está tentando diminuir o nível de açúcar no sangue ou perder peso, dormir pelado pode ser uma alternativa a seu favor.

5. Mantém os órgãos sexuais mais saudáveis

De acordo com o Society for Reproduction and Fertility Journal, quando os homens dormem nus, seus testículos permanecem em uma temperatura mais fria devido às condições de sono mais frescas. Esse, sem dúvida, é um dos principais benefícios de dormir sem roupa para o público masculino.

Além disso, também aumenta a produção de espermatozoides e ajuda no funcionamento normal de seu sistema reprodutivo.

Por outro lado, para as mulheres, segundo o Merck Manual, quanto mais arejadas e frescas as condições de sono, mais ajuda na prevenção de infecções por fungos na região íntima.

Continua após a publicidade

6. Dormir nu melhora a vida sexual

Certamente uma das principais vantagens de dormir pelado, ao dividir a cama com um parceiro, é a chance maior de contato pele a pele que pode ajudar a tornar sua vida sexual mais ativa.

Esse hábito libera oxitocina ou “hormônio do amor” em grandes quantidades, tornando-se um dos importantes benefícios para a saúde de dormir sem roupas conforme estudo publicado no The Journal of Sex Research.

7. Potencializa a autoconfiança e melhora a autoestima

Dormir nu deixa você mais confortável em sua própria pele. Isso leva a um aumento da autoestima e de autoconfiança, o que afeta sua saúde geral.

8. Dormir pelado ajuda a reduzir o estresse

Como lido acima, ir para a cama pelado aumenta a liberação de oxitocina. Com efeito, este hormônio é responsável pela sensação de prazer e bem, desempenhando um papel importante na resposta sexual e no orgasmo.

Continua após a publicidade

Assim, dormir pelado ajuda a prevenir a inflamação intestinal ao melhorar a motilidade intestinal, combate o estresse e a depressão, bem como regula a pressão arterial.

9. Reduz o risco de doenças de pele e infecções fúngicas

Dormir pelado também permite que seu corpo ‘respire melhor’. Isso não só evita o odor corporal, mas também ajuda a prevenir muitas doenças de pele e infecções fúngicas, como a coceira e o pé de atleta, por exemplo.

10. Retarda o processo de envelhecimento

Por fim, o hábito de dormir nu aumenta a liberação de melatonina, o hormônio antienvelhecimento e o hormônio de crescimento do corpo. Como resultado, os hormônios podem funcionar melhor em temperaturas ambientes mais baixas, permitindo a regeneração do corpo, resultando em pele e cabelo rejuvenescidos.

Leia também: 

Continua após a publicidade

Fontes: G1, Tua Saúde, Viva Bem, Forbes, Tena

Bibliografia:

AARON, D. (2020, February). Candidiasis (yeast infection). Merck Manual Consumer Version. Retrieved April 30, 2021, fromhttps://www.merckmanuals.com/home/skin-disorders/fungal-skin-infections/candidiasis-yeast-infection?query=yeast%20infection

CHOW, C. M., Shin, M., Mahar, T. J., Halaki, M., & Ireland, A. (2019). The impact of sleepwear fiber type on sleep quality under warm ambient conditions. Nature and Science of Sleep, 11, 167–178.https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31692485/

Continua após a publicidade

JUNG, A., Eberl, M., & Schill, W. B. (2001). Improvement of semen quality by nocturnal scrotal cooling and moderate behavioural change to reduce genital heat stress in men with oligoasthenoteratozoospermia. Reproduction, 121(4), 595–603.https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11277880/

WEST K. (2020). I feel better naked: Communal naked activity increases body appreciation by reducing social physique anxiety. Journal of Sex Research, 1–9. Advance online publication.https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32500740/

Próxima página »

Escolhidas para você