Digimon Adventure é o nome oficial do primeiro anime da franquia Digimon. No Japão, o desenho foi ao ar pela primeira vez em 7 de março de 1999, exibido semanalmente pela TV Fuji até 26 de março de 2000.
Com 54 episódios, o anime foi um verdadeiro sucesso. Além da série original, ganhou sequências como a série Digimon Adventure 02 e os filmes de Digimon Adventure tri. e Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna.
A princípio, a franquia surgiu em brinquedos de bichinhos virtuais, mas o sucesso do primeiro anime garantiu a permanência da franquia até hoje. Além da história contada com os personagens da saga Adventure, foram lançadas outras cinco séries, dez mangás e dezenas de jogos.
A história de Digimon Adventure
Digimon conta a história de um grupo de sete crianças que vai parar num mundo completamente novo: o Mundo Digital. Lá, então, eles descobrem que estão numa realidade paralela habitada pelos Digimon.
Logo após o contato inicial com os monstrinhos, o grupo descobre que foi escolhido para salvar aquele mundo. Isso porque forças do mal estavam tomando conta e ele seria destruído.
Ao lado de seus parceiros Digimon, então, cada criança precisa lutar para sobreviver, ficar mais forte e salvar o Mundo Digital.
Personagens
Tai
Líder dos DigiEscolhidos, Taichi Kamiya aprende a lidar com sua personalidade impulsiva para ajudar o grupo. Seu parceiro é Agumon e seu brasão o da Coragem.
Matt
Yamato Ishida é irmão de TK, parceiro de Gabumon e representa a amizade. Entretanto, Matt demora a demonstrar a característica em Digimon Adventure, já que passa muito tempo preocupado com a segurança do irmão.
Sora
Sora Takenouchi tem o brasão do amor e é praticamente uma figura materna para seus amigos. Isso porque age como mediadora em discussões entre Tai e Matt e mantém o grupo unido com a ajuda de Biyomon.
Izzy
Representando o conhecimento, Koshiro Izumi é o especialista em tecnologia do grupo. Ao lado de Tentomon, ele usa sua curiosidade para encontrar respostas que ajudam o grupo a salvar o mundo.
Mimi
Mimi Tachikawa é a segunda garota do grupo, filha de pais ricos. Por causa disso, ela pode agir como uma menina mimada, mas usa sua sinceridade e a força de Palmon para ajudar o grupo.
Joe
O mais velho entre os DigiEscolhidos, Joe Kido tem o braão da confiança. Juntamente com Gomamon, ele sente o peso da responsabilidade sobre o grupo, mas sofre com a indecisão para fazer escolhas, ao longo dos episódios de Digimon Adventure.
TK
Takeru Takaishi é o irmão mais novo de Matt. Diferente dos outros, ele não estuda na mesma escola, uma vez que vive com a mãe, divorciada. No Mundo Digital, seu parceiro é Patamon e seu brasão da paz.
Kari
Kari Kamiya é a oitava DigiEscolhida e irmã de Tai. A princípio, ela não vai para o Mundo Digital com o grupo, mas acaba se unido a eles e a seu parceiro Gatomon. Se brasão é o da luz.
Sucesso no Brasil
No Brasil, Digimon Adventure só teve sua estreia em julho de 2000. Ou seja, quando os brasileiros começaram a acompanhar o anime, ele há havia chegado ao fim no Japão.
A princípio, ele foi exibido no canal por assinatura Fox Kids, até que chegou à Globo. O canal aberto investiu alto em Digimon para tentar disputar com a Record, que exibia Pokémon na mesma época. A fim de vencer a disputa, a Globo chegou a exibir propagandas do desenho até mesmo em horário nobre.
Por aqui, a música de abertura também ganhou uma versão própria. Ao invés de Butterfly de Koji Wada, o anime era aberto por uma música cantada por Angélica. A letra nostálgica destacava os monstrinhos: “Digimon, digitais Digimon são campeões”.
Digimon Adventure Reboot
Em 2020, Digimon Adventure ganhou uma nova versão. O reboot traz os mesmos personagens e premissa da história original, mas insere algumas alterações.
Entre elas, por exemplo, está a mudança de traje de alguns personagens, bem como suas histórias iniciais. Ao invés de levados para o Mundo Digital ao mesmo tempo, cada criança ganhou uma origem própria.
Além disso, a história ganhou tons mais sóbrios, animação atualizada e nova trilha sonora. Dessa maneira, o reboot garante a originalidade com novos elementos, mas sem perder o tom de homenagem ao clássico.
Fontes: Omelete, Legião dos Heróis, Digital Monster Fandom, Webnode
Imagens: CBR, An Unexpected Digi-journey, GRM Daily, digital zone, I Should Write That Down