Curiosidades

Como começar a ver anime – Dicas para ver as animações japonesas

Animes tem virado uma febre entre os jovens no Brasil. Saiba como começar a ver anime com as melhores dicas e uma lista de animes famosos

Você, certamente, já ouviu falar sobre animes, né? Melhor ainda, já pensou em alguma forma de como começar a ver anime. Se não, vamos explicar um pouco mais sobre o que é e como podemos fazer isso.

Muito famosos entre os apreciadores da cultura pop, os animes são na verdade desenhos animados. Em princípio, quando falamos em animações, as vezes, vem aquela ideia que é um material sem conteúdo.

Pelo contrário, os animes são os meios de transmitir a mensagem para o público. Mensagem essa que pode ser de diferentes gêneros. Assim como nos filmes, nos animes você encontra um bom romance, tem muito suspense e terror, dramas e ficção.

Mas aí você pode estar pensando o porquê dos desenhos terem essa denominação anime. Então a questão é que os animes não são simples desenhos animados. Há características físicas nos personagens para você facilmente identificar o que realmente é um anime. A principal características são os grandes e brilhosos olhos dos personagens.

Continua após a publicidade

Abaixo nós vamos te explicar como você pode começar a ver anime e com toda a certeza você não vai mais querer parar. Afinal, aqui há boas opções de filmes e séries.

Como começar a ver anime?

O que são animes?

Como começar a ver anime - Dicas para ver as animações japonesas
Naruto – Mais Minas

Origem dos animes

Histórias em quadrinhos são bem populares entre as crianças, mas engana você se pensa que os adultos também não se divertem muito com esse tipo de leitura. Diferentemente do Brasil, no Japão as histórias em quadrinhos são chamadas de mangás e carregam em si as mesmas características de personagens que apresentamos acima.

Assim para você começar a ver anime é importante que também conheça algum mangá para ver suas semelhanças. Os animes surgiram no Japão e é um produto derivado dos mangás. Sempre com história e estilo único, os animes são referência em todo o mundo e não há quem não se apaixona pelos personagens.

Conheceu os mangás? Então vamos para o próximo passo de como começar a ver anime.

Continua após a publicidade

Classificação e gênero

É importante reforçar que o anime é o meio para transmitir a mensagem e, assim como nos fimes, há diferentes gêneros para atrair os diferentes tipos de públicos.

Então para começar a ver anime, a nossa dica é que inicie pelos gêneros que você mais gosta e tem afinidade. Assim a sua identificação vai ser muito mais rápida e aos poucos você consegue ir se adaptando.

Antes de começar um anime, veja a classificação, como por exemplo, se ele é para meninos mais jovens (Shounen), meninas mais jovens  (Shoujo), crianças (Kodomo), meninos mais adultos (Seinen) ou para meninas mais adultas (Josei). Após essa classificação, agora sim você pode escolher o gênero: romance, terror, ficção, drama, artes marciais, entre tantos outros.

Anime curto

Está começando agora, né! Então nada de escolher animes com histórias longas. Dê preferência aos animes curtos. Assim você vai conhecendo, aprende a gostar, identifica seu estilo e só depois começa a maratonar as séries de animes.

Continua após a publicidade

A nossa dica é “One Punch Man”, “Code Geass”e “Sword Art Online”.

Filme clássico

A dica de agora ao começar a ver anime, é iniciar pelos mais clássicos. Aqueles que são referências e não tem uma pessoa que ainda não assistiu. Os mais famosos estúdios de produção de animes são o Studio Ghibi  e Hayao Miyazaki .

Como exemplo, tem “O Túmulo dos Vagalumes”, “A Garota que Conquistou o Tempo” e “Sussurros do Coração”

Como assistir?

Como começar a ver anime - Dicas para ver as animações japonesas
Dragon Ball Z – TechTudo

Filmes legendados

Nos animes a regra também é a mesma. Dê opção pelos filmes legendados, assim os personagens se tornam mais reais. Com toda a certeza você escutá-los em japonês dá uma outra veracidade às cenas.

Continua após a publicidade

As traduções de japonês para português não são das melhores, mas há casos em que a dublagem é realmente necessária. Como, por exemplo, as crianças vão assistir e muitas vezes não conseguem acompanhar as legendas. Ao mesmo tempo, tem também muitos adultos que não têm o hábito ou não conseguem acompanhar.

Mas que fique claro! As legendas só são permitidas nessas duas situações acima.

Mais episódios

Nada de formar opiniões ou desistir já nas primeiras cenas ou episódios. Os animes são realmente mais longos e assim é preciso que você vá um pouco além para realmente entender e conhecer o anime que escolheu.

Pode ser que você também mude de opinião muito rápido de um anime que está gostando. Ao dar continuidade pode se surpreender positivamente ou não daquele anime. Se realmente assistiu alguns episódios e não gostou, a nossa dica é vá para a sua próxima opção de anime.

Continua após a publicidade

Preparado para assistir animes?

Como começar a ver anime - Dicas para ver as animações japonesas
Sailor Moon- Omelete

Pesquise

Agora que você já sabe como começar a ver anime, a dica é faça uma pesquisa e encontre suas preferências. Sabe aquela famosinha frase “o que é bom para um, nem sempre é bom para o outro”. Então. Assim também acontece nos animes.

É pela pesquisa que você consegue identificar suas preferências.

Troque ideias com os fãs

Quando estiver com a sua pesquisa finalizada, troque ideias com os amigos e outros fãs de animes. Quem sabe a opinião deles pode te ajudar se realmente vale a pena começar a ver anime por essa opção que você definiu.

Assistir anime em grupo também é uma opção bem legal para você que está começando.

Continua após a publicidade

Conheça gêneros diferentes

Assim como os filmes, o anime é uma arte. Escolha diferentes gêneros e aos poucos você vai conhecendo mais dessa cultura que tanto encanta geeks e nerds.

Lista de animes

Após descobrir o gênero que mais te agrada, faça uma lista, e assim ficará mais fácil seguir uma ordem. Pesquise então por produções, leia sobre elas e adicione a essa lista. Fazendo assim, conseguirá manter a ordem e fazer boas maratonas.

Drama

Nana

Esse anime é considerado um dos melhores dramas dos últimos tempos e é uma ótima dica para você. As personagens principais são duas Nanas, mas cada uma com sua história. O enredo é que elas se conheceram em um trem indo para Tóquio.

Continua após a publicidade

Esse trem carregava com elas dois diferentes destinos: uma quer se tornar uma estrela do punk-rock e a outra quer ficar perto do seu namorado.

Clannad

Aqui é aquela típica história dos alunos do colegial. Há vários personagens marcantes e a cada episódio você vai conhecendo características deles e com toda a certeza em alguns haverá muita emoção.

A história tem como central um aluno brincalhão que conhece seis garotas que conseguem vencer suas próprias vulnerabilidades.

Continua após a publicidade

Fantasia

Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Dois irmãos tem a fantasia de tentar trazer para o mundo real sua mãe já falecida. Com toda a certeza há consequências por essa atitude.

Consequências essas que fazem com que eles vão em busca da pedra filosofal e assim conseguirem voltar tudo ao normal.

Little Witch Academia

Continua após a publicidade

A garotinha Akko sonha em se tornar bruxa e assim ter poderes e desaparecer. Primeiramente, tudo parece muito simples e ela se matricula em uma escola de bruxas.

Então é nessa busca que ela encontra duas amigas que muito vão ajudá-la. Essa bruxinha encanta todos e acaba tornando essa busca da bruxaria bem divertida.

Romance

Oremonogatari

Primeiramente esse é um daqueles animes perfeitos para quem gosta de romance. A história tem início com o personagem que já está desacreditado do amor.

Continua após a publicidade

Mas é claro que em um dos capítulos ele vai encontrar alguém. Ao ajudar uma menina em apuros, ele acaba se apaixonando por ela. Uma história linda história de amor que você tem que acompanhar.

Kimi ni Todoke

Esse é um dos romances mais conhecidos. Nesse sentido, a história do anime é bastante simples, mostrando então uma garota estranha que encontra um menino.

É claro que eles se apaixonam e o amor tudo muda. Quer saber como essa menina vai se transformar? Então já coloca essa anime na sua lista.

Continua após a publicidade

Ação e aventura

Cowboy Bebop

A construção dos cenários do anime são bem criativas e despertam muita criatividade nos mistérios a serem desvendados. A história gira em torno de um grupo de caçadores de recompensas. Eles buscam por criminosos e então enfrentam seus sórdidos passados em aventuras pela galáxia.

Samurai Champloo

Se você quer aprender como começar a ver anime, pode optar por Samurai Champloo. A série mostra a vida de dois samurais que acompanham uma garota em sua jornada e, com toda a certeza, essa união traz boas cenas para o anime. A jovem procura pelo “samurai com cheiro de girassóis”.

Continua após a publicidade

Samurai X

Um dos mais famosos, e certamente, uma das melhores opções para quem está procurando como começar a ver anime. Além disso é um bom anime para você você conhecer a história e lutas do Japão. O enredo é a princípio, no Japão do Séc. XIX e se desenrola com um espadachim viajante que ajuda pessoas que precisam de algum tipo de ajuda.

Comédia e paródia

Ouran High School Host Club

Esse anime é para quem quer diversão, distração e algumas risadas. Assim a história gira em torno da estudante bolsista de uma das escolas mais prestigiadas do país. Sem querer ela é obrigada a entrar para um clube de rapazes que tem como objetivo bajular mulheres. Ela se torna uma “host” desse grupo. E para saber o desenrolar dessa história, é só procurar por esse anime e já começar a assistir.

Continua após a publicidade

Gekkan Shoujo Nozaki-kun

Quem nunca escutou falar em Sakura? A garota super meiga que se apaixona por um rapaz, que digamos ser bem desengonçado quando o assunto é o amor para ele mesmo.

Em resumo esse rapaz é incrível para escrever romances, mas não é capaz de ver o que está tão próximo de si. Todas as vezes que a jovem Sakura se declara ele, na verdade, acha que ela está é pedindo um autógrafo. Não vamos falar mais para não deixar nenhum spoiler para vocês.

Ficção Científica

Kaiba

Continua após a publicidade

Primeiramente é um romance de ficção científica psicodélico e uma das indicações para você que quer começar a ver anime. Com toda a certeza a história traz uma boa experiência para você e é sobre as memórias das pessoas que são guardadas em chips.

Shinsekai Yori

Quem não quer desenvolver poderes especiais? Neste anime uma escola tranquila no interior ensina os estudantes como desenvolver seus poderes. No entanto eles escondem dos alunos o que esses poderes já causaram no passado.

Death Note

Continua após a publicidade

Death Note é um dos mais famosos animes de gênero policial. Por isso toda a história acontece quando um importante instrumento de trabalho cai na Terra.

É um livro com poderes de morte e quem o encontra quando caiu na Terra é um aluno com desejos psicopatas e homicidas. No entanto, esse aluno não consegue ir muito adiante com o livro, pois há um policial investigando tudo.

E aí, aprender a como começar a ver anime? Então, confira a próxima: Desenhos antigos – Mais de 100 desenhos que te farão voltar à infância.

Fontes: Garotas Geeks; Suco de Manga.

Continua após a publicidade

Imagem de Destaque: Leitor Cabuloso.

Próxima página »

Escolhidas para você