Curiosidades

Documentários – 29 longas não ficcionais que você precisa assistir

Os documentários fazem parte de um gênero específico do cinema, mas com uma abordagem voltada para temáticas e pessoas reais.

Os documentários fazem parte de um gênero do cinema, não ficcional. Além disso, ainda tem como objetivo explorar um tema, com a finalidade de divulgar fatos reais sobre ele.

Primeiramente, vale ressaltar que mesmo possuindo um roteiro, o documentário é construído processualmente, de forma mais livre e criativa, consultando arquivos históricos, imagens, entrevistas, etc.

No entanto, como o foco são fatos e pessoas reais, os documentários se assemelham muito ao jornalismo. Em outras palavras, tem o poder de causar um impacto emocional em quem assiste, seja, influenciando, incitando, inspirando ou elucidando sobre diversos temas.

Ademais, os documentários possuem a capacidade de abrir os olhos e a mente daqueles que o assistem. Afinal, traz luz a problemas e situações da atualidade, além de despertar para o que realmente acontece longe da realidade de cada um. Destacando fatos reais da sociedade.

Portanto, segue uma lista com os melhores documentários da atualidade.

Os melhores documentários disponíveis

1- Paradise or Oblivion (2012)

Esse documentário traz como tema uma problemática bem atual na sociedade, que é a questão da escassez e necessidade. Portanto, o objetivo central do filme é chamar a atenção do expectador para refletir sobre como encontrar novos métodos para resolver essas questões. Por exemplo, a união entre tecnologia e ciência, substituindo noções que até hoje não funcionaram.

Disponível no Youtube.

2- The Act of Killing (2012)

Nesse documentário, o tema central é a maldade, e como ela se tornou parte das pessoas. Destacando os atos monstruosos cometidos pelos personagens, foi baseado em fatos reais.

Principalmente o personagem Anwar Congo, cuja índole é tão cruel e cheia de maldade, que deixaram os críticos de cinema em dúvida, se era realmente atuação, ou se o ator estava sendo natural.

Disponível na Netflix (versão para cinema- Theatrical Cut)

3- Documentário Samsara (2011)

Samsara é um documentário, com fatos reais, que trabalha a espiritualidade humana, envolvendo a natureza e as experiências vividas, sejam elas boas ou más. E assim, guia o expectador a uma meditação, com o objetivo de abrir os olhos para a realidade da humanidade.

Disponível no Youtube.

4- Como Iniciar uma Revolução (2011)

Esse documentário traz a história de Gene Sharp, professor de Ciências Políticas da Universidade de Massachusetts, Estados Unidos. Em suma, Gene Sharp defendia o combate a regimes autoritários, porém, de forma pacífica.

Assim, no decorrer do documentário, são mostrados exemplos de países que colocaram em prática seus ensinamentos, e obtiveram sucesso. Como, por exemplo, o uso de boicote econômico para garantir a liberdade da população, de chefes de Estados opressores.

Disponível no Youtube.

5- Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom (2015)

A história se passa na Ucrânia, e o objetivo é despertar o patriotismo e a luta pela liberdade. Deixando claro que, é necessário lutar, não importa como, para conquistar os direitos que todo ser humano necessita. Ou seja, para ter uma vida de felicidade plena. Mesmo que o preço seja alto e doloroso.

Dirigido pelo russo Evgeny Afineevsky, o documentário Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom, concorreu ao Oscar de Melhor Documentário em 2016, como resultado, é considerado como um dos melhores documentários do século XXI.

Disponível na Netflix.

6- Doing Time Doing Vipassana (1997)

A história se passa em uma prisão em Tihar, em Nova Délhi na Índia. Nessa prisão foi implantada em sua programação, aulas de meditação. Com o propósito de fazer com que os 10 mil presos pudessem usar a meditação para lidar com seus problemas. E, consequentemente, diminuir a reincidência nos crimes.

Assim, através dessa ideia inovadora, tanto o local, quanto os envolvidos com o projeto, passaram por uma grande transformação.

Disponível no Youtube.

7- Documentário Zeitgeist (2007)

É um documentário de Peter Joseph, que traz em sua história pontos polêmicos entre a religião organizada, os mercados financeiros globais e a estrutura do poder internacional.

Contudo, Zeitgeist, é uma trilogia que aborda assuntos sobre conspirações atuais, com o intuito de fazer o expectador abrir os olhos para tirania do mundo.

Disponível no Youtube.

8- Documentário Ícaro (2017)

Do cineasta russo Bryan Fogel, e vencedor do Oscar como melhor documentário, Ícaro, conta a história de um ciclista russo envolvido em um escândalo de doping.

No entanto, Fogel, caçado por Putin, se envolve na história. Dessa forma a medida que os fatos vão sendo revelados, vão mostrando a realidade por trás do escândalo. Por exemplo, questões geopolíticas e mortes inexplicáveis.

Disponível na Netflix.

9- CenaRIO: Sustentabilidade em Ação (2016)

É um documentário brasileiro, que foi filmado por estudantes cariocas, em uma parceria entre o Centro Rio e a ONU, a fim de contar a história de 16 microempreendedores do Rio de Janeiro.

Primeiramente o objetivo é conseguir que esses empreendedores de áreas diversas incorporem práticas sustentáveis, de forma criativa, em seus negócios.

Disponível no Youtube.

10- Documentário Human (2015)

Human é focado em mostrar o que é ser humano, então, faz uma viagem ao redor do mundo, em 60 países. No entanto, a medida que se passa o documentário, é explorando experiências e emoções humanas em culturas bem diversificadas.

Além disso traz histórias de conflitos políticos e sociais, como, violência doméstica e pobreza. Também, há histórias de amor e alegria. Por isso, Human, do diretor Yann Arthus-Bertrand, é um documentário capaz de tocar e emocionar as pessoas.

Disponível no Youtube.

11- Jiro Dreams of Sushi (2011)

Jiro Ono é dono de um restaurante, por causa de sua fixação por sushi, é o único prato servido. Devido ao seu perfeccionismo, Jiro vive uma luta interna entre a lucidez e a loucura. Como resultado, a história busca mostrar como é importante a empatia e a solidariedade com aquelas pessoas que sofrem com algum problema ou aflição.

Disponível no Prime Vídeo.

12- Conectados Transformamos (2014)

Um documentário brasileiro, que conta a história de 6 pessoas que decidiram fazer a diferença no mundo. Como resultado, o ajudar a se tornar um lugar melhor.

Portanto, eles vão realizando pequenas ações e projetos, que trazem resultados. Por exemplo, o Projeto Integrar, que prepara alunos do ensino médio e de escolas públicas a entrarem em universidades.

Disponível no Youtube.

13- Miss Representation (2011)

É uma crítica social sobre a maneira diferente que meninos e meninas são criados, com a influência da mídia. Sendo que meninos aprendem que o sucesso está ligado ao poder, a força ou domínio. Enquanto que meninas aprendem que seu valor está na beleza e na sexualidade.

Embora, atualmente esse quadro vem se revertendo, as mulheres estejam sendo mais bem representadas na mídia, ainda há muito que mudar, como acabar com estereótipos. Assim sendo, conseguir criar um cenário mais igualitário entre os gêneros.

Disponível na Netflix.

14- O dinheiro como dívida (2006)

Em suma, essa animação criada pelo artista e cinegrafista Paul Grignon, possui o intuito de mostrar todo o funcionamento do sistema financeiro. Mas, de uma forma bem simples e dinâmica.

Disponível no Youtube.

15- Quem Se Importa (2013)

O documentário, Quem se importa, da diretora brasileira Mara Mourão, foi filmado nos países:  Brasil, Alemanha, Suíça, Canadá, Peru, Estados Unidos e Tanzânia. Dessa forma, retrata as ações sociais de 19 empreendedores, apresentando a vida de cada um e mostrando o impacto positivo de suas ações, na vida das pessoas.

Disponível no Vimeo.

16- Muito Além do Peso (2013)

Com uma temática bem atual, o documentário trata sobre o problema de obesidade infantil, que vem aumentando em vários países.

Porém, além de expor o problema, os criadores do documentário também procuram explorar sobre quem são os verdadeiros culpados por isso. Além de buscar por possíveis soluções.

Disponível Prime Vídeo.

17- Documentário Senna (2010)

Do diretor britânico Asif Kapadia, Senna conta a história do ídolo, piloto de corridas, Ayrton Senna, que morreu tragicamente em um acidente automobilístico. Entretanto, esse documentário aborda a história de uma forma mais impessoal, mas demonstrando toda uma consciência social e histórica do ocorrido.

Disponível no Youtube.

18- Shirkers — O Filme Roubado (2018)

O documentário gira em torno de uma mulher que, através de um antigo filme feito por ela e seus amigos no passado, trabalha conceitos da vida, como valores pessoais, empatia e amadurecimento.

Disponível na Netflix.

19- Documentário Slingshot (2014)

Em Slingshot, a história gira em torno da sustentabilidade, mas de uma forma mais ampla e eficaz, através de métodos inovadores. Com a finalidade de abrir os olhos das pessoas para a verdadeira importância em cuidar da natureza, como uma forma de preservar o futuro.

Disponível no Vimeo.

20- Vivendo com Um Dólar (2013)

Primeiramente, é um documentário que traz a história de dois estudantes de economia, Zach Ingrasci e Chris Temple, que viajaram para uma aldeia em Guatemala. Dispostos a experimentar a realidade de milhões de pessoas que vivem na pobreza, eles tentam viver com apenas um dólar por dia. No entanto, descobrem que o desafio é mais difícil do que imaginavam.

Disponível no Youtube.

21- Documentário Terráqueos (2007)

É um filme impactante, que retrata de forma chocante a indústria de abate de bilhões de animais. E ainda chama a atenção para o fato que no planeta todos estamos conectados, mas que em determinado momento essa conexão é desfeita com os animais.

Disponível no Youtube.

22- Documentário Visita ao Inferno

Antes de mais nada, é um documentário recheado de aventuras na natureza, sobretudo explorando vulcões ativos ao redor do planeta. Como também, conta com o lendário Werner Herzog, que busca desvendar o poder que a natureza exerce no planeta Terra.

Disponível na Netflix.

23- Bitcoin – O Fim do Dinheiro Como Conhecemos (2016)

Antes de tudo, esse documentário tem como objetivo, mostrar como a moeda de Bitcoin foi criada e como funciona. Sendo assim o Bitcoin surgiu a partir da criação do blockchain e do protocolo de Bitcoin, Satoshi Nakamoto.

Contudo é uma moeda de natureza descentralizada e transparente, que fez com que se tornasse uma ameaça para os sistemas bancários tradicionais. Eventualmente, irá revolucionar o dinheiro como conhecemos.

Disponível no Youtube.

24- What Happened, Miss Simone? (2015)

É um documentário baseado em fatos reais, sobre a vida da lenda Nina Simone, uma cantora americana, pianista e ativista dos direitos civis. Assim sendo ficou conhecida como, Alta Sacerdotisa do Soul.

É um filme dirigido por Liz Garbus, que conta a história da música e luta por igualdade racial, liderado por Simone.

Disponível na Netflix.

25- O Dilema das Redes (2020)

É um documentário que faz um alerta sobre a privacidade online, ou seja, a exploração das redes sociais e os impactos da desinformação na atualidade. Além disso, para debater sobre o assunto, o filme traz especialistas em tecnologia, comentando sobre suas próprias criações. Afinal, quem melhor para informar o que acontece por trás dos bastidores, do que os próprios criadores.

Disponível na Netflix.

26- Documentário Cosmos (2014)

É um documentário baseado na série de tv dos anos 80, Cosmos: Uma odisseia no espaço, que era apresentada por Carl Sagan. No entanto em Cosmos, apresentado pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson,  a série mostra o universo através de uma nova perspectiva. Assim, com assuntos instigantes e educativos, Cosmos explora as descobertas feitas sobre as leis da natureza, do espaço e do tempo.

Disponível na Netflix.

27- Sujeito a termos e condições (2013)

Abordando o assunto sobre política de privacidade, Sujeito a termos e condições, é um documentário, com fatos reais, dirigido pelo cineasta Cullen Hoback. Eventualmente expõe como os dados de pessoas são colhidos, de forma legal, tanto pelo governo, quanto por corporações, todos os dias, e como isso pode ameaçar a privacidade e a liberdade civil no futuro.

Disponível na Netflix.

28- Documentário Cowspiracy (2014)

É um filme com fatos reais, que aborda o problema do aquecimento global, mas de forma bem completa e nova. Como objetivo, mostrar o impacto da agropecuária no meio ambiente, assim como investigar as políticas de organizações ambientais, e cumprimento das leis.

Disponível na Netflix.

29- O Custo Verdadeiro (2015)

Em uma época onde a exposição domina, é importante escolher bem o que vestir, afinal, as roupas dizem muito sobre quem as está usando. Portanto, pensando nisso, o documentário busca chamar a atenção para a importância de se usar um vestuário mais ético e sustentável.

Disponível na Netflix.

Então, o que você achou dessa lista com os mais incríveis documentários? Portanto, se você gostou do nosso post, veja também: Séries brasileiras- 20 seriados de todos os gêneros para você conhecer

Fontes: Guia do estudante, Canaltech, Hiper Cultura

Imagem: Correio Brasiliense 

Próxima página »

Escolhidas para você