Curiosidades

Doutor Estranho, quem é? História, poderes e curiosidades do herói da Marvel

Doutor Estranho é reconhecido dentro da Marvel como o mais poderoso do universo místico. Seu filme solo contou um pouquinho da sua história.

Para os menos fissurados no universo geek/nerd, pode ser que o Doutor Estranho só tenha tornado-se familiar após o lançamento do seu filme, em 2016. Ele tornou-se ainda mais popular após sua participação (extremamente importante) na batalha final contra o vilão Thanos, nos filmes Vingadores; Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato. Entretanto, a história de Stephen Strange (alter-ego do super-herói) é super interessante, e faz bastante sucesso entre os fãs de super-heróis.

A primeira vez que Doutor Estranho apareceu nas histórias da Marvel Comics, foi em julho de 1963. Inicialmente, Strange era apenas um mestre da magia negra. Entretanto, depois da morte de seu mestre, 10 anos mais tarde, ele recebeu o título de mago supremo. Como resultado, Doutor Estranho é reconhecido dentro da Marvel como o ser mais poderoso do universo místico.

Primeiramente, a história de Stephen Strange começa mostrando sua vida como um homem comum. Nascido em 1930, Strange era um neurocirurgião incrível e, por isso, também era extremamente arrogante. No auge de sua carreira, ele sofre um acidente de carro e acabou danificando os nervos das mãos. Stephen buscou diversas formas, e fez várias cirurgias, para recuperar o movimento completo das mãos.

Origem do Doutor Estranho

Doutor Estranho - Qual a sua história, seus poderes e curiosidades
Ilustração Olho De Agamotto – Elo7

Em sua busca por uma cura, Strange escuta sobre um Ancião no Tibete, capaz de fazer um tratamento milagroso em casos que não tinham salvação. Entretanto, ele acaba entrando em uma ordem mística, onde aprende a manipular e canalizar todo tipo de energia, utilizando-as com artes marciais e magia.

Você se lembra dos filmes dos Vingadores, citados acima? Pois foi o Doutor Estranho quem viu mais de 14 milhões de futuros, onde apenas em uma seria possível derrotar o vilão Thanos.

Sobretudo, Doutor Estranho possui alguns acessórios que o auxiliam durante as batalhas, além de aumentarem seu poder:

  • Capa de levitação – Ela faz com que ele consiga voar e ainda o protege de ataques físicos do inimigo;
  • Livro de Vishanti – possui vários feitiços;
  • Olho de Agamotto – O colar que Strange usa com a joia do infinito. Ele revela ilusões, evita magias, gera rajadas e energia e ainda protege seu detentor;
  • Sanctum Sanctorum – A casa de três andares que Doutor Estranho mora. Ela foi construída em um terreno que é ponto de confluência de energias sobrenaturais. Não é um acessório, mas ajuda o herói.

Suas histórias também foram marcadas por alguns fortes personagens. Por exemplo:

  • Dormammu – Maior inimigo do Doutor Estranho. É um dos vilões que apareceram no seu filme solo. Ele utiliza a Dimensão Negra para atacar a Terra.
  • Clea – Feiticeira e sobrinha de Dormammu. Apesar disso, Clea é o par romântico do herói nos quadrinhos.
  • Wong – Guardião da residência de Strange. Além disso, Wong aparece no filme solo do herói e em Vingadores.

Curiosidades sobre o herói

Stephen Strange não era um vingador

Doutor Estranho - Qual a sua história, seus poderes e curiosidades
Cinema com Rapadura

Diferentemente de suas participações nos filmes dos Vingadores, nas hq’s ele nunca fez parte do grupo. É claro, durante suas histórias ele já lutou com os Vingadores, mas ele só integrou de fato os Novos Vingadores, os Illuminati e liderou os Defensores.

Doutor Estranho quase virou uma série

Doutor Estranho - Qual a sua história, seus poderes e curiosidades
Peter Hooten – digitalspy

Em 1978, a Universal produziu um filme em formato de episódio-piloto. O ator que interpretava o herói era Peter Hooten. Entretanto, a história do filme fugia um pouco da hq. Strange era órfão, estudava psiquiatria e, principalmente, não havia sofrido um acidente que afetava suas mãos. Ele apenas possuía um visual psicodélico.

Reduziram seus poderes

Doutor Estranho - Qual a sua história, seus poderes e curiosidades
den of geek

No período dos anos 1980, os poderes de Stephen competia de igual para igual com grandes entidades e seres abstratos. Em determinado momento, ele chegou a lutar contra Adam Warlock, outro personagem da Marvel, que usava a manopla do infinito. Por estar quase acima de todos em termos de poder, ele acabou perdendo forças durante um tempo. Após isso ele ainda voltou a ter certo destaque, mas não como antes.

Seu par romântico foi uma vilã

Doutor Estranho - Qual a sua história, seus poderes e curiosidades
Doutor Estranho e Clea – Pinterest

Como dito anteriormente, Strange se envolve com a feiticeira Clea. Inicialmente ela foi colocada para observá-lo e gerar informações para seu tio Dormammu. Entretanto, ela passa a admirar o herói e o alerta sobre o real motivo de estar ali. Dormammu pune a feiticeira prendendo-a em outra dimensão, mas o Ancião a salva. Enviada para Terra, Clea acaba reencontrando Strange e se apaixona por ele.

Seu parceiro Wong

Doutor Estranho - Qual a sua história, seus poderes e curiosidades
Doutor Estranho e Wong – CBR

Inicialmente, Wong aparece na história como um servo do Mago Supremo. Mas, com o decorrer do tempo, ele se torna amigo de Strange e passa a acompanhá-lo. Além disso, foi ele quem treinou o herói em combates corpo-a-corpo.

Nomes semelhantes

Doutor Estranho - Qual a sua história, seus poderes e curiosidades
Doutor Destino da DC Comics – Ei Nerd

Vários personagens em outras hq’s tiveram nomes semelhantes ao Doutor Estranho. Apesar de ser o primeiro, já houve confusão entre os personagens. Dá uma olhada nos nomes:

  • Doc Strange – Nedor Comics
  • Doutor Strangelove – Stanley Kubrick
  • Hugo Strange – DC Comics
  • Doutor Destino – DC Comics
  • Doutor Orpheus – The Venture Boys

Inspiração para criar o herói

Doutor Estranho - Qual a sua história, seus poderes e curiosidades
Chandu, o mágico – Amazon

Na hora de criar o Doutor Estranho, Stan Lee e Steve Ditko tiveram uma grande inspiração – Chandu, o mágico. Ele fazia parte de um programa de rádio, que contava a história de um mágico talentoso, que trabalhava também como agente secreto. Como resultado, em 1932, a história virou um filme.

Investimento de colecionadores

Doutor Estranho - Qual a sua história, seus poderes e curiosidades
Pinterest

Algumas edições das hq’s de Doutor Estranho são vendidas à colecionadores por valores muito altos. Por exemplo, uma cópia perfeita da primeira aparição do herói foi vendida por 61 mil dólares, em um leilão.

Além disso, a primeira aparição do vilão Barão Mordo custou 9 mil dólares, enquanto o Conto de Origem de Strange custou 8 mil dólares.

Na HQ em que Strange encontra pela primeira vez o Olho de Agamotto e o Manto da Levitação, gastaram 2,5 mil dólares. Em resumo, as primeiras aparições valeram muito para a franquia.

Influência musical

Doutor Estranho - Qual a sua história, seus poderes e curiosidades
Capa do A Saucerful of Secrets – Amazon

Você sabia que o Doutor Estranho foi inspiração para a banda Pink Floyd? Em resumo, a capa do CD A Saucerful of Secrets se inspirou na hq Strange Tales. Além disso, ele também é citado na música Mambo Sun, de T. Rex. Logo na abertura, eles cantam I’m Doctor Strange for you. O que será que isso significa?

Produto ilícitos

Doutor Estranho - Qual a sua história, seus poderes e curiosidades
HQ – Pinterest

Surpreendentemente, Stephen Strange ficou famoso entre usuários de droga. Isso por que, o uso de cores vivas e o aspecto psicodélico das ilustrações eram muito atraentes para o público.

Ken Kesey, um testador de drogas experimentais, chegou a afirmar que gostava de ler as HQs com os amigos depois de usarem algumas coisas. Além disso, os próprios escritores da revista já contaram que usavam LSD enquanto escreviam as histórias do herói.

Enfim, gostou de saber um pouco mais sobre ele? Em seguida, vamos pular para o universo da DC com essa matéria: Mulher Maravilha – História, poderes e atrizes por trás da super-heroína

Imagens: Pinterest, Superinteressante, Pinterest, Amazon, Elo7, Pinterest, Denofgeek, Digitalspy, Cbr, Cinemacomrapadura, Amazon, Einerd

Fontes: Omelete, Legiaodosherois, Canaltech

Próxima página »

Escolhidas para você