Curiosidades

Duas Caras, quem é? Origem e história do vilão icônico do Batman

Duas-Caras é um dos principais antagonistas do Batman, marcado por sua aparência desfigurada, dupla personalidade e comportamento agressivo.

Atualizado em 10/07/2020

Duas Caras é um dos principais inimigos do Batman, dentro da DC Comics. O personagem foi criado pelos mesmos responsáveis pelo herói, Bob Kane e Bill Finger, e surgiu em 1942, na revista Detective Comics #66.

Para criar o Duas Caras, Bob Kane se inspirou em O Médico e o Monstro. Logo após ver um anúncio de um filme da história, decidiu criar seu próprio personagem com dupla personalidade. Por outro lado, a aparência deformada, foi teve inspiração na mitologia nórdica, com a deusa Hela.

Um dos principais objetivos do vilão é assassinar o Batman. Entretanto, as coisas não foram sempre assim, já que a outra personalidade do personagem é Harvey Dent, ex-agente da lei.

Passado

Duas Caras - origem e história de um dos principais vilões do Batman
Fandom

Harvey Dent nasceu em uma família que sofria com problemas financeiros e emocionais. O pai de Harvey, por exemplo, era um homem extremamente violento e costumava jogar uma moeda para decidir se iria agredir o filho ou não. Dessa maneira, desde cedo Harvey desenvolveu e reprimiu condições como esquizofrenia e distúrbio bipolar.

A fim de escapar da dura vida que teve na infância, ele se dedicou muito aos estudos. Com o tempo, Harvey acabou se tornando advogado e chegou ao cargo de promotor público em Gotham. Isso porque tinha um forte senso de justiça e queria eliminar o crime da cidade, o que o fez um importante aliado do Batman.

Entretanto, Harvey via um grande obstáculo nas ações da máfia. Durante o julgamento do mafioso Salvatori Maroni, o criminoso jogou um frasco de ácido na cara de Harvey e deixou o lado esquerdo de seu rosto desfigurado.

Nasce o Duas Caras

Duas Caras - origem e história de um dos principais vilões do Batman
Batman Fandom

Por causa do incidente, Harvey foi internado no hospital, mas não ficou ali por muito tempo. Logo após ver seu rosto no espelho, despertou seus distúrbios mentais e comportamentos agressivos. A partir daí, ele mesclava a violência da nova personalidade com a ética de Harvey Dent, se tornando o vilão Duas Caras.

A partir daí, Duas Caras iniciou um plano de vingança. Ele matou seu antigo assistente de promotoria, corrompido pela máfia, assim como o mafioso Carmine Falcone. Foi por causa disso que acabou capturado pelo Batman e foi internado no Asilo Arkham para criminosos insanos.

Entre as principais características de Duas Caras está a obsessão por dualidades e pelo número 2. Além disso, ele passou a agir como seu pai. A princípio, utilizava uma moeda com lados iguais para fazer sua própria sorte, mas como um dos lados se queimou durante o acidente, ele passou a decidir o destino dos adversários com a moeda.

Fontes: Aficionados, Amino Apps, Guia dos Quadrinhos

ImagensCreative AnalyticsBatman FandomFandom