Curiosidades

Durga – Origem e história da deusa do inacessível e do invencível

Durga foi criada pela energia dos deuses durante uma batalha contra o demônio Mahisha. Apenas uma mulher poderia ser capaz de vencê-lo.

Atualizado em 25/07/2020

Primeiramente, assim como Parvati e Kali, Durga é uma contraparte feminina de Shiva. No hinduísmo, todo deus tem a sua metade feminina. Entretanto, Durga é verdadeiramente reconhecida por ser a deusa do inacessível, do invencível. Conhecida também como a incomensurável. Além disso, seu nome significa barreira forte que nunca cai. De tal forma, ela está bastante associada à segurança, sendo vista como figura de um porto seguro, e à eliminação de sofrimentos. Ela representa toda a natureza cósmica feminina, ou seja, é o começo do feminino.

Vista por seus inimigos como terrível e ameaçadora, a deusa é também uma grande guerreira no combate contra os demônios. Assim, ela protege as pessoas de todo o mal, doenças e tristezas. Além disso, também faz parte do seu trabalho acabar com qualquer energia negativa e demonstrações do ego que possam fazer mal tanto às pessoas, quanto à boa convivência, seja ela consigo mesmo ou com os outros.

Durga representa diversas coisas positivas. Primeiramente, é ela a deusa dos três olhos, onde cada um representa o desejo, a ação e a sabedoria. Também é ela quem representa o poder de ação supremo, capaz de revelar a espiritualidade. Ela inspira a ética e luta para preservar a ordem moral e principalmente a consciência do homem. Por fim, é considerada a mãe do universo, representando toda a força capaz de gerar a vontade divina.

A criação de Durga

Durga - Origem e história da deusa do inacessível e do invencível
Pinterest

Apesar de se divergir em alguns pontos, a essência da origem da deusa é a mesma. O demônio Mahisha estava lutando contra os deuses, em busca por seu lugar no céu. Por ter se tornado invencível contra qualquer homem, ele acreditava ser merecedor desse espaço divino.

Os deuses se reuniram em fúria concentrando suas puras energias. Por esse motivo, uma massa de luz começou a surgir, se manifestando em um jato de fogo. Dele apareceu Durga, cavalgando em um leão. Cada deus foi responsável por uma parte do seu corpo e também de uma arma. Ela se tornou então, a força dos deuses.

Por ser uma mulher, Durga conseguiu facilmente vencer o demônio. Como resultado, os hindus sempre acreditam que ela está se manifestando de alguma forma com o intuito de proteger as crianças e o mundo. Ela é considerada a rainha das batalhas, lutando sempre contra demônios masculinos e apenas com ajudantes femininas. Ela sempre vence. Foi em uma de suas lutas que a deusa Kali foi criada.

Adoração e simbologia

Durga - Origem e história da deusa do inacessível e do invencível
Compra Zen

A deusa é bastante adorada pelos hindus. Não só por todas as representações já citadas anteriormente, mas por ser uma pessoa representante da beleza e da harmonia, além de ser extremamente importante na manutenção e na prática da fé. A energia de Durga potencializa a vida de quem é devoto a ela, promovendo sentimentos positivos como, alegria, saúde, prosperidade e harmonia.

Vários símbolos rondam a história da deusa. Por exemplo, ela está sempre montada em um leão ou um tigre, mostrando ser dominadora de todas as emoções, além do ego. Ela é sempre uma figura iluminada, de pé em uma flor de lótus aberta, usando roupas vermelhas com detalhes dourados e muitas moedas. Durga possui até 18 braços e, portanto, segura vários objetos que representam seus poderes.

  • Égides – representam sua prontidão e força guerreira
  • Discos – significam o mundo sobre seu comando
  • Espada – mostra sua sabedoria
  • Clava – representa sua firmeza ao tomar decisões
  • Tridente – simboliza suas três qualidades
  • Concha – símbolo do seu apego divino, representado em som universal
  • Arco e fecha – controle e consciência sobre a energia dos homens
  • Flor de lótus – certeza do sucesso, caso o equilíbrio, a sabedoria e a paz interior sejam mantidos de acordo com os ensinamentos hindus

Curiosidades

Mantra

Durga - Origem e história da deusa do inacessível e do invencível
Imadamah

O mantra usado para invocar a deusa Durga é om dum durgaye namaha.

Festival

Durga - Origem e história da deusa do inacessível e do invencível
Devian Art

Por sua importância, ela ganhou um festival em Bengal para honrá-la. Ele acontece anualmente e dura nove dias. Igualmente o festival também acontece em outras partes da Índia, ele é usado para recordar os dias que antecederam a maior batalha e vitória de Durga.

Família

Durga - Origem e história da deusa do inacessível e do invencível
Nationalheraldindi

Durga aparece na mitologia como uma forma da esposa de Shiva. Ela é também mãe de Ganesha, Sarasvati, Lakshmi e Kartiqueia. Além disso, é considerada uma forma guerreira de Devi.

Significado do nome

Durga - Origem e história da deusa do inacessível e do invencível
Astrobhairav

Durga é uma palavra em sânscrito. Em resumo, ela significa invencível ou inacessível. Ou seja, seu nome traduz algumas de suas representações.

E então? Gostou da matéria? Em seguida, você pode saber mais sobre as deusas hindus lendo: Lakshmi – Origem e história da deusa da prosperidade e abundância

Imagens: Pinterest, Comprazen, Devianart, Imadamah, Apkpure, Astrobhairav, Nationalheraldindia

Fontes: Summit, Wemystic, Jungnapratica, Mensagenscomamor